Todo bom confeiteiro precisa ter uma série de ingredientes especiais em casa – da farinha ao extrato de baunilha. Afinal, preparar bolos, cookies, cremes, macarons e folhados exige uma série de produtos que nem sempre são aqueles consumidos no nosso dia a dia. 

Por isso, listamos todos os ingredientes para confeitaria que não podem faltar! Seja você um confeiteiro amador ou profissional, todos eles serão necessários para o preparo de várias delícias. Já separa a lista de compras e anota tudo que você ainda não tem 😉

SECOS

Foto: Anna Banana

FARINHAS

Base para inúmeros preparos no universo da confeitaria, a farinha é aquele ingrediente que toda casa tem. Serve para fazer bolos, pães, cookies, massas de torta… são inúmeras receitas que precisam do ingrediente para existir. 

Aqui, vale pontuar que você não precisa obrigatoriamente usar a farinha de trigo sempre! Existem outros tipos de farinha, como a de amêndoas e a de arroz que são ótimas substitutas. Tá vendo só como também é simples fazer receitas sem glúten

CACAU E CHOCOLATE EM PÓ

Mesmo que você não seja o maior fã de receitas super chocolatudas, o cacau e o chocolate em pó não podem ficar de fora do seu armário! Para receitas menos doces e com o sabor de chocolate mais intenso, aposte no cacau em pó. Agora, se quiser um resultado mais suave, a vez é do chocolate em pó. 

O achocolatado também entra nessa categoria, mas não se esqueça de que essa opção já contém açúcar. Quando for usar em algum preparo, tome sempre cuidado para dosar o açúcar! E se quiser entender melhor a diferença entre esses três ingredientes, aperte aqui.

FERMENTOS

O fermento é, definitivamente, um dos ingredientes mais poderosos da confeitaria! Para crescer bolos, o fermento químico em pó é o nosso maior aliado. Mas, se você está acostumado a preparar massas mais densas, como pães ou donuts, é o fermento biológico que não pode ficar de fora da brincadeira. 

Na dúvida, procure ter sempre as duas opções em casa! Como o fermento biológico fresco tem um prazo de conservação mais curto, você pode optar por ter em casa apenas a versão seca. Ambos proporcionam o mesmo efeito, mas tenha sempre em mente que o fermento seco é três vezes mais forte que o fresco.

AÇÚCAR

Açúcar refinado, cristal, de confeiteiro, impalpável, demerara, mascavo… O que não falta no mercado são opções de açúcar, sem contar com o mel e a glucose. Você não necessariamente precisa ter todos em casa, então dê uma olhada nas receitas que costuma fazer e procure comprar aqueles que se repetem mais. 

O impalpável e o de confeiteiro, por exemplo, costumam ser menos usados, mas podem ser extremamente úteis dependendo da decoração e cobertura que você deseja dar ao seu doce.

SAL

Sim, o sal também faz parte da dispensa de todo confeiteiro! Apesar de parecer um tanto quanto excêntrico para estar em uma lista que fala sobre doces, o ingrediente é um dos principais responsáveis por ressaltar o sabor das sobremesas. Além disso, é perfeito para preparos com caramelo salgado ❤️ 

BICARBONATO DE SÓDIO

Por ter uma ação semelhante a do fermento quando entra em contato com algum ácido, o bicarbonato de sódio é outro ingrediente baratinho que todo confeiteiro precisa ter guardado. 

Ele pode funcionar em conjunto com o fermento, deixando as massas ainda mais fofinhas e aeradas, ou até substituir o ingrediente para bolos que não precisam crescer muito. Quem aí já sabia dessa dica? 

MOLHADOS

Foto: Viacheslav Bublyk

CHOCOLATES EM BARRA E EM GOTAS

Além da versão em pó, o chocolate em barra ou em gotas é o melhor amigo de todo confeiteiro. O interessante é ter um pouco de cada variedade: ao leite, meio-amargo, amargo, branco e quem sabe até o ruby.

Eles servem para recheios de vários doces e também funcionam como coberturas, das mais clássicas, como a ganache, até as modernas, como é o caso da glaçagem. Isso sem contar com os tradicionais bombons! Para quem tem curiosidade, aqui no site já fizemos um post completo com tudo que você precisa saber sobre chocolate. Para conhecer ainda mais o ingrediente é só entrar lá 😉

OVOS

Praticamente toda casa conta com uma vasilha de ovos na geladeira, então dificilmente esse é um ingrediente que a gente costuma esquecer. Ainda assim, não custa nada dar aquela lembrada! Antes de fazer qualquer receita, sempre cheque a quantidade de ovos que serão necessários e confira se você tem o suficiente. Dessa forma, evita uma ida correndo ao mercado para comprar o ingrediente!

DICA: se você for vegano ou alérgico aos ovos, criamos um post com várias substituições para cada tipo de receita. Assim, você entende qual a função do ovo nelas e como substituir da melhor forma. Para ler, é só clicar aqui.

GORDURA

Manteiga, margarina, óleos, azeites, banhas… qualquer tipo de gordura é bem-vindo no mundo da confeitaria. Algumas receitas pedem por um tipo de gordura específico, por isso nunca deixe de pesquisar se o preparo permite esse tipo de substituição. Explicamos a diferença entre cada uma das gorduras em outro post – não deixe de ler caso tenha dúvidas sobre elas! Explicamos por lá um pouco a composição de cada tipo e a importância das gorduras nas receitas 😉

LEITE

Seja de origem animal ou vegetal, o leite é um ingrediente imprescindível na confeitaria. Dependendo de como for usado, ele recebe diversas funções, desde emulsificante até maciez e umidade. Sabe aquele bolo fofinho que você ama? Agradeça ao leite por ele existir!

Por ter sempre um sabor suave, o leite é ideal para dar textura nas receitas sem afetar muito o sabor final. Justamente por isso é tão usado e quase sempre aparece na lista de ingredientes das sobremesas. 

LEITE CONDENSADO

Como não falar dele, nosso tão amado leite condensado? Todo mundo já conhece o ingrediente e sabe da importância dele para receitas bem indulgentes, então não vamos nos estender muito ao falar sobre ele. 

Usado principalmente para recheios, coberturas, caldas e docinhos, o leite condensado hoje funciona quase como a base da confeitaria brasileira. E que privilégio o nosso ter um produto tão gostoso e tão presente nos nossos doces, não é mesmo? 

CREME DE LEITE

Assim como o leite condensado, o creme de leite é outro ingrediente que está sempre presente em tortas, pavês ou em recheios e cobertura de bolos. Em casa, costumamos ter mais o creme de leite em lata ou aquele de caixinha. No entanto, a versão do creme de leite fresco é fundamental para preparos mais cremosos que pedem por chantilly. Nessa receita de mousse de chocolate, por exemplo, ele e a nutella são os únicos ingredientes necessários para um doce super gostoso 😉

EXTRATO OU ESSÊNCIA DE BAUNILHA

A baunilha acompanha quase todo preparo que leva ovo. Afinal, além de neutralizar o sabor do ingrediente, ela também deixa a sobremesa mais aromática e perfumada. Tente sempre dar preferência ao extrato de baunilha, já que o sabor dele é mais suave e nada artificial. Mas, se o seu bolso permitir apenas a essência de baunilha, dose com cuidado! Afinal o sabor é mais concentrado e mais forte. 

FRUTAS E OLEAGINOSAS

O que seriam de algumas sobremesas como o bolo floresta negra ou um rocambole camafeu sem frutas e oleaginosas? Mesmo não sendo itens essenciais da confeitaria, são produtos que sempre fazem a diferença quando usados. Sendo assim, faça sempre uma lista com as frutas da estação para ter em casa e as oleaginosas que não podem faltar: nozes, amendoim, castanhas, amêndoas e macadâmias são as principais. 

DECORAÇÃO

CONFEITOS

Como deixar as sobremesas lindas e cheias de charme sem uma coleção de confeitos? Granulados, estrelinhas, bolinhas de chocolate, mini corações… E muitas, mas muitas cores! São os pequenos detalhes que fazem a diferença na decoração, então investir em confeitos é sempre importante 😉

PASTA AMERICANA

A pasta americana é uma das alternativas de cobertura mais procuradas para quem quer bolos temáticos, apesar de não ser tão saborosa assim. Afinal, ela pode ser moldada em diversos formatos e tingida de diversas cores, deixando a decoração da sobremesa mais divertida.

Manusear esse ingrediente com perfeição exige certa técnica e cuidado, mas nada que boas horas ou dias praticando não resolva! Pode parecer um bicho de sete cabeças para quem está entrando no mundo da confeitaria agora, mas a gente jura que não é!

CORANTE ALIMENTÍCIO

E já que falamos de tingimento, não poderíamos deixar de mencionar o corante alimentício. Além de dar tom para a pasta americana, ele também funciona com massas de bolo, crepes, tortas e coberturas, como o creme de manteiga e o chantilly. Tendo as cores primárias (amarelo, vermelho e azul) você consegue criar vários outros subtons! Mas, se quiser, também é possível comprar um corante para cada cor. 

***

Se quiser saber quais utensílios você também precisa ter em casa para confeitar com precisão, é só clicar aqui! E não deixe de mandar esse post para alguém que também ama preparar doces 😉