CACAU EM PÓ

Quando uma receita pede cacau em pó 100%, ela se refere ao cacau puro, sem nenhuma adição de açúcar. Seu sabor é intenso (e bem amargo) e ele As sementes do cacau, depois de secas, torradas e fermentadas, são trituradas – nesse estágio, se transformam em “nibs”. Para obter o cacau, faz-se uma mistura de sólidos e manteiga de cacau para, então, produzir o pó (isento de gorduras e açúcares).

Foto: Sorin Gheorghita

Existem dois tipos de cacau: o natural, mais comum, e o alcalino, conhecido como “dutch cocoa”. Para saber mais sobre essas diferenças, confira este post.

O cacau em pó 100% pode ser facilmente encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais – onde é possível comprá-lo a granel –, empórios e lojas especializadas em confeitarias. Estes são alguns rótulos e seus ingredientes:

MÃE TERRA: CONTÉM GLÚTEN. Pode conter traços de soja, castanhas e gergelim.

***

GAROTO: Cacau em Pó Solúvel. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

***

HARALD: Cacau. NÃO CONTÉM GLÚTEN. “ALÉRGICOS: PODE CONTER LEITE E DERIVADO DE SOJA.”

***

BARRY CALLEBAUT (importada): cacau em pó. NÃO CONTÉM GLÚTEN

CHOCOLATE EM PÓ

Foto: Pinar Kucuk

O chocolate em pó é a combinação de cacau em pó com açúcar, geralmente em proporções equivalentes (50% cacau + 50% açúcar). Em alguns produtos, a porcentagem de cacau pode ser bem menor, pois de acordo com o Ministério da Agricultura os chocolates em pó devem ter, no mínimo, 32% de cacau em pó em sua composição. Há marcas que adicionam aromatizantes, solubilizantes e outros aditivos químicos na mistura. Confira algumas e seus ingredientes:

NESTLÉ: Embalagem dois frades. Cacau em pó solúvel, açúcar e aromatizante. Não Contém Glúten.

***

GAROTO: O site não especifica os ingredientes do produto, apenas cita que é “obtido através da combinação do cacau e açúcar.” 

***

FLEISCHMANN: Açúcar, pó de cacau lecitinado, aroma sintético idêntico ao natural de baunilha. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

***

MELKEN: Cacau, açúcar e aromatizante sintético identico ao natural. NÃO CONTÉM GLÚTEN. “ALÉRGICOS: PODE CONTER LEITE E DERIVADO DE SOJA.”

ACHOCOLATADO

O achocolatado é a opção menos indicada para preparar receitas. Além de conter muito açúcar (muito mesmo – basta você dar uma olhada na coloração do pó; com certeza, é possível identificar grãos de açúcar na mistura), inúmeras outras substâncias são combinadas ao cacau. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o achocolatado em pó instantâneo é obtido pela mistura do cacau em pó, açúcar, maltodextrina e outras substâncias.

TODDY: – Açúcar – Cacau em pó – Extrato de malte – Sal cloreto de sódio – Soro de leite em pó – Leite Desnatado em pó – Vitamina C – Vitamina B3 – Vitamina B2 – Vitamina B6 – Vitamina B1 – Vitamina A – Vitamina D – Lecitina de soja 322 – Aromatizante – Glúten

***

NESCAU: Açúcar – Cacau em pó – Minerais – Vitamina B1 – Vitamina B2 – Vitamina B6 – Vitamina B12 – Emulsificante lecitina de soja – Ácido ascórbico – Aromatizante – Aromatizante – Glúten

***

OVOMALTINE: Açúcar – Extrato de malte – Glicose – Cacau em pó – Soro de leite em pó – Leite em pó integral – Ovo em pó – Sal cloreto de sódio – Vitamina A – Vitamina D – Vitamina E – Vitamina B1 – Vitamina B2 – Niacina – Vitamina B6 – Ácido fólico – Vitamina B12 – Ácido pantotênico – Cálcio – Ferro – Zinco – Magnésio – Manganês – Iodo – Canela em pó – Antiumectante – Carbonato de Sódio – Emulsificante lecitina de soja – Aromatizante – Glúten