Quem aí já está sabendo da maior novidade do momento no universo do chocolate? Para quem não tem ideia do que estamos falando, aqui está uma descoberta recente: chocolate rosa natural! Além da cor linda e super diferente, o sabor dele é frutado e mais ácido. Ou seja, bem diferente do ingrediente tradicional que estamos acostumados.

Imagino que muitos de vocês devem estar se perguntando como isso é possível, então daremos a explicação. Lançado em 2017 pela Callebaut, o chocolate ruby, como foi nomeado, vem de um tipo de cacau diferente – o cacau Rubi.

chocolate ruby
Foto: Kawaii Box

Essa variedade da semente possui naturalmente uma coloração avermelhada, além do sabor intenso, frutado e com notas ácidas. E, caso alguém aí esteja se perguntando, o chocolate conta com pelo menos 32,5% de sólidos de cacau.

Outro fato curioso é que esse produto natural é encontrado apenas em poucos lugares do mundo, sendo três deles o Equador, o Brasil e a Costa do Marfim!

Ah, e por ser tão diferente, ele tem sido considerado até mesmo um “quarto tipo” de chocolate, ficando no mesmo grupo do chocolate ao leite, chocolate amargo e chocolate branco.

Para que o sabor fosse realmente criado, os pesquisadores da Barry Callebaut e da Universidade Jacobs fizeram uma série de estudos e aperfeiçoamentos até chegar no resultado final. Mais azedinho e colorido, esse chocolate promete conquistar o coração de muitas pessoas por aí!

O RB1 foi lançado no Brasil oficialmente em janeiro deste ano (2019). Mas, quem for chocólatra muito provavelmente irá se lembrar que a Nestlé lançou uma edição especial do Kit Kat que já contava com esse ingrediente tão especial.

Foto: Pop Sugar

E então, depois de 80 anos da criação do chocolate branco, mais uma versão diferente do doce! Estamos ansiosos para ver a repercussão do chocolate ruby e também conhecer e provar outras sobremesas preparadas com ele.

Se alguém já experimentou essa maravilha, deixe um comentário para sabermos o que acharam 😉

VEJA TAMBÉM