tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-receita-torta-bacio-dani-noce-chocolate-uniao-ickfd2

TORTA BACIO CHOCOLATUDA

Ok, sei que você AMA chocolate! Afinal, quem não ama? Mas o que você sabe sobre esse doce? Por trás da deliciosa barra, tem muita história e curiosidades. Informações que não estão incluídas na descrição do alimento.

Por exemplo, você sabe quantos grãos de cacau é necessário para fazer 1kg dessa maravilha? Ou, talvez qual o local com a maior plantação de cacau? Essas e outras curiosidades você encontra aqui!

A árvore de cacau é delicada e suscetível a doenças

Além de crescer apenas em lugares úmidos e quentes, geralmente perto da linha do Equador, a Theobroma cacao (nome dado a árvore do chocolate) é bastante suscetível a doenças.

Seus frutos devem ser retirados a mão e o momento da colheita é crucial para obter um bom sabor no produto final. Além disso, os frutos devem ser cortados cuidadosamente um a um para não danificar as sementes.

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-itapemafm-clicrbs-árvores-com-cacau-ickfdFonte: Itapema FM

Há uma longa espera para que a árvore de cacau comece a dar frutos

A árvore demora pelo menos quatro anos para começar a dar frutos. Depois desse período, sua produção não é muito abundante: nascem apenas 40 por vez. E cada um contém entre 30 a 50 sementes.

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-dr-hauschka-theobroma-cacao-ickfdFonte: Dr. Hauschk

São necessários em média 1000 grãos de cacau para produzir 1kg de chocolate

Agora você entende a trabalheira, né? Não é só plantar e esperar 4 anos, tem que colher os frutos, retirar as sementes com cuidado, passar por todo o processo de secagem e fermentação. Então, só aí começar a fazer o produto final: o chocolate.

Sendo otimista e supondo que cada fruto tenha 50 sementes, são necessários 10 para produzir 1 kg de chocolate. Bota cacau nisso!

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-sciencebrainwaves-sementes-de-cacau-ickfdFonte: Science Brain Waves

O chocolate branco não é chocolate

Pois é, o chocolate branco não deveria ser chamado de chocolate. Porque ele não contém pasta de cacau, apenas a manteiga de cacau,o leite e açúcar.

O chocolate ao leite, como o nome já diz, também leva leite na sua elaboração, mas a pasta de cacau está presente em maior ou menor quantidade.

Já o amargo não contém leite. A porcentagem de cacau varia e essa informação normalmente está presente na embalagem. O que poucas pessoas sabem é que a porcentagem de cacau no chocolate está diretamente relacionada com a quantidade de açúcar.

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-huffpost-chocolate-branco-ickfdFonte: Huffpost 

Por exemplo, um chocolate com 60% de cacau contém 40% de açúcar. Já um com 85% de cacau leva apenas 15% de açúcar em sua elaboração.

Apesar do cacau ter nascido no continente americano, a maior produção está na África

A África é responsável por 70% do cacau mundial e as plantações se concentram principalmente nos países: Costa do Marfim e Gana. Há alguns anos, as plantações africanas foram centro do foco de escândalos sobre trabalho escravo e trabalho infantil.

A maioria das grandes empresas que compravam cacau dessas fazendas, começaram a rever suas práticas e trocar de fornecedores. Porém, ainda que em menor escala, o problema persiste.

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-blog-mundo-a-girar-sementes-em-processo-de-secagem-ickfd

Fonte: Mundo a Girar

A terra de onde o cacau provém tem muita influência no sabor do chocolate

Ainda que sejam do mesmo tipo (conheça os diferentes tipos de cacau) as árvores da Costa do Marfim produzem um fruto de sabor bem diferente das árvores de cacau do Brasil.

Existe essa diferença de sabor porque a terra (fenômeno conhecido como “fator terroir”) tem influência direta no sabor. No caso de países grandes, como o nosso, é possível notar a diferença até mesmo em produções de regiões diferentes.

Fatores como a proximidade a água e diferentes espécies de plantas que crescem ao lado ajudam a definir o sabor do chocolate. Interessante, não é mesmo?

tudo-sobre-chocolate-lari-piazzi-site-forwallpaper-cacau-ickfdFonte: For Wall Paper

O chocolate faz bem para a saúde e para o humor

Não é coisa da sua cabeça, o açúcarado faz você se sentir bem mesmo! Apenas um quadradinho desse manjar já ajuda a liberar serotonina e endorfina no seu corpo, contribuindo para uma sensação de bem estar.

Além disso, comer chocolate amargo ou, melhor ainda, os próprios nibs de cacau, ajuda a prevenir doenças graças a alta quantidade de antioxidantes e flavonóides.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o cacau? Você sabe de alguma outra curiosidade que eu tenha deixado de lado? Conte para mim nos comentários ;D

receita-dani-noce-bolo-chocolate-pera-ganache-13

BOLO DE CHOCOLATE COM PERA CARAMELIZADA