Pequena, prática, compacta e saborosa! É ou não é o lanche perfeito? A maçã é uma das frutas mais consumidas no Brasil, e todo esse sucesso não é à toa. Além de ser refrescante e fácil de carregar, a fruta é cheia de nutrientes, vitaminas e vários outros benefícios. 

Para você ter uma ideia, existe um provérbio inglês que diz “an apple a day keeps the doctor away”  – em português, “uma maçã por dia mantém o médico distante”. É claro que manter consultas de rotina é sempre importante, mas o ditado sugere exatamente o quão benéfica é a maçã para a nossa saúde. 

Rica em vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e com uma forte ação antioxidante, a fruta ajuda no controle dos níveis de colesterol, protege o sistema nervoso e até mesmo auxilia na prevenção do aparecimento de doenças como asma e câncer. Quem imaginava tudo isso? 

Aqui no Brasil, a maçã é encontrada em quatro variedades principais, apesar de pelo mundo ter pelo menos sete mil variações! Hoje, vamos falar dos tipos mais comuns aqui no nosso país. E, aproveitando o momento, que tal preparar doces deliciosos com a fruta se tiver um estoque dela em casa? 

GALA

Foto: Anna Kaminova

A maçã gala é a mais consumida pelos brasileiros! Com a casca avermelhada, poucas manchas mais amarelas e polpa macia, ela é uma das variedades mais doces e conta com um leve toque de acidez. Assim como a maioria das variedades de maçã, ela conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes poderosas, por isso aproveite todo o potencial da fruta. Seu corpo agradece 😉 

Sua textura e sabor são bem vindos não só em pratos doces, como uma deliciosa torta de maçã, mas também em saladas – trazendo um elemento surpresa para o mix de folhas. E, é claro, também é o snack ideal para a galera que adora saborear frutas como lanche de café da manhã ou da tarde.

ARGENTINA

Foto: Sara Cervera

Você provavelmente já deve ter visto no mercado ou na feira uma maçã bem vermelha, um pouco maior que as outras e com a casca super brilhante. Essa é a clássica maçã argentina, também chamada de red delicious. Diferente da gala, que tem a polpa mais firme, essa é mais farinhenta e suave, com menor concentração de açúcar.

Justamente por ter o sabor mais ameno, esse tipo de maçã costuma acompanhar saladas ou carnes, sendo assada no forno com outros ingredientes e especiarias. A casca costuma ser levemente amarga, então a polpa acaba sendo sempre a parte mais aproveitada dessa maçã. 

FUJI

Foto: Anna Stampfli

Como sugerido pelo nome, a maçã Fuji é originária do Japão, mas é uma das mais comuns aqui no Brasil! Além de ser uma das menos calóricas, ela se difere por ter a casca vermelho-claro com um fundo amarelado, deixando-a bicolor. Parecida com a gala, ela é bem adocicada e suculenta, com baixa acidez. 

Essa variedade, apesar de maior e com a casca saborosa, tem menos fibras. No entanto, é uma das melhores opções para quem procuras frutas com ação antioxidante. E, como ela é bem docinha, tortas e recheios bem suculentos ficam perfeitos com a fuji. A clássica maçã do amor, doce tão tradicional das festas juninas, também fica uma delícia com esse tipo da fruta ❤️

VERDE

tipos de maçã
Foto: Drahomír Posteby-Mach

A maçã verde é inconfundível. Afinal, como o seu próprio nome diz, ela é verde. Ou seja, o contrário do que imaginamos quando pensamos na fruta, já que a associamos a cor vermelha. Diferente de todas as suas irmãs, essa é pouco doce e mais ácida – sendo até levemente azeda. 

Devido à essas características únicas, a variedade costuma fazer parte de pratos salgados, desde saladas até assados. Mas, ela também entra no cardápio dos doces com a clássica torta de maçã americana! Como o recheio leva bastante açúcar e especiarias, a acidez da maçã verde é fundamental para o equilíbrio da sobremesa. 

***

Qual desses tipos de maçã é o seu favorito? Cada uma tem sua particularidade, mas não dá para negar que todas são deliciosas! Comenta aqui aquela que não fica de fora da sua lista de compras 😉