A farinha de amêndoas é um ingrediente muito presente em várias receitas da confeitaria.  E os motivos para a sua utilização provavelmente surgem do sucesso de muitos doces clássicos que utilizam o ingrediente. Um muito conhecido é o macaron, famoso por ter sido o doce preferido da Rainha da França.

Foto: Snezhana Hulak em Unsplash

Mas não é só aí que a queridinha faz sucesso. O seu sabor é um pouco mais doce e ainda assim equilibrado e agradável. O melhor é que é super fácil de fazer em casa, basta torrar as amêndoas sem casca e processar. No entanto, existem alguns cuidados necessários em relação a substituição, então, segue a leitura para entender qual a melhor forma e ainda praticar executando algumas receitas com farinha de amêndoas!

Como substituir a farinha de trigo?

É importante lembrar que a farinha de trigo não possui glúten, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas traz alguns desafios para a confeitaria e panificação. O principal problema é que o glúten é responsável pelo processo de fermentação, por exemplo. Mas, existem, sim. alternativas. Para entender melhor, tem um post completo explicando sobre todos os tipos de farinha (aqui) e outro com o passo a passo para fazer uma farinha sem glúten (aqui). Essa última pode ser utilizada junto com a farinha de amêndoas em vários preparos.

Foto: Walter Randlehoff em Unsplash

RECEITAS SEM GLÚTEN

Ainda que precise de alguns cuidados, existem algumas receitas que naturalmente já são feitas com a farinha de amêndoas ou outras que testamos a substituição para que possam ser consumidas por celíacos, ou pessoas que fazem dietas restritivas ao glúten, sem medo. 

Bolo de amêndoas e limão

Esse bolo de amêndoas com um toque de limão é um clássico das ilhas da Maiorca e Menorca, chamado de Gató de Almendras e sua versão clássica já é feita com farinha de amêndoas e sem glúten. Para acompanhar, que tal uma bola de sorvete?

Receita completa aqui.

bolo de farinha de amêndoas

Bolo de amêndoas e ameixas

Uma outra combinação que dá super certo é utilizar ameixas frescas. Elas trazem muito equilíbrio com o sabor azedinho e doce ao mesmo tempo. Nessa receita vai um pouco de outra farinha, mas também sem glúten, ok?

Receita completa aqui.

Bolo de chocolate

E claro que não poderia faltar o clássico dos clássicos: o bolo de chocolate! Nessa receita, para ficar ainda mais delicioso, utilizamos pêras inteiras como “recheio”. É surpreendente como fica delicioso.

Receita completa aqui.

Macaron

Agora, já com três opções de bolos com farinha de amêndoas, os famosos e clássicos macarons. O “biscoito” com recheio é uma obra prima da confeitaria francesa e seria uma mentira dizer que são super fáceis e simples. É necessário muito cuidado e paciência para fazer, mas uma coisa é certa: é possível e vale muito a pena!

Receita completa aqui.

Brownie fit

E agora, uma combinação perfeita! Esse brownie tem a textura e o sabor equilibrado que você ama, mas é feito com farinha de amêndoas e muitos outros ingredientes saudáveis como batata doce, óleo de coco, nozes e muito mais. 

Receita completa aqui

brownie de farinha de amêndoas

RECEITAS COM FARINHA DE TRIGO E AMÊNDOAS

Outras receitas não são livres completamente da farinha de trigo, mas utilizam uma pequena quantidade, deixando mais espaço para a da amêndoas. 

Bolo Ópera com Biscuit Amande

O Gâteau Opéra ou, de uma forma abrasileirada, Bolo Ópera, é uma típica sobremesa da França e conhecida pelas várias camadas de biscoito, creme de manteiga e ganache. Esse biscoito é o biscuit amande – quase um pão de ló com farinha de amêndoas. Vai um pouquinho de trigo, mas é super substituível pela farinha sem glúten.

Receita completa aqui. 

Pâte Sablée com farinha de amêndoas

A pâte sablée é uma versão de massa de torta bastante aerada e leve, daquelas que desmancha na boca. O segredo é utilizar a farinha de amêndoas ou outra oleaginosa para conseguir essa textura.

Receita completa aqui.

Base de torta 

Ou, quem sabe uma base de torta muito simples para colocar em qualquer receita de torta que você ame. Aqui é muito fácil: use o biscoito que você mais ama com farinha de amêndoas. É um outro requinte para a textura e sabor. 

Receita completa aqui.

***

E aí, esse post foi interessante para você? Mande para algum amigo ou amiga que está precisando substituir a farinha de trigo! Quem sabe pode ajudar 🙂