Quando visitamos um lugar novo, é normal surgirem algumas dúvidas sobre o destino. E viajar para um continente totalmente distante que não utiliza nem o mesmo alfabeto que o seu, acaba dificultando ainda mais esse processo. No entanto, não precisa ficar com medo! Taiwan é um lugar incrível e dá, sim, para aproveitar a viagem, mesmo que muitos lugares não falem nem inglês. 

O que saber antes de ir para Taiwan
Foto: Andy Wang

No nosso caso, ir para Taiwan era algo totalmente fora do planejado para nós, porém que deu super certo! Estávamos indo da Califórnia para a Indonésia e fizemos escala em Taipei. E quando eu e o Paulo vimos aquela quantidade de produtos asiáticos nas lojinhas do aeroporto, ficamos enlouquecidos. Foi aí que surgiu a ideia de fazer um stopover  e confesso que foi uma das experiências mais inusitadas não planejadas que já vivemos. 

Então, resolvi separar algumas dicas baseadas no que vivemos por lá! Dessa forma, quem tiver curiosidade de conhecer esse país tão diferente do nosso, já consegue ter uma ideia do que irá encontrar pelo país.

ONDE SE HOSPEDAR

Foto: Divulgação

Eu sempre digo que escolher o hotel é a parte mais importante do planejamento para uma viagem. Porém, não é uma decisão nada fácil quando você encontra uma grande variedade de opções. Já mostramos uma lista de hotéis boutique para ficar em Taipei e se você busca uma acomodação nesse estilo, é só conferir o outro post.

Caso esse tipo de hotel não faça seu estilo, existem outras opções de hospedagens mais tradicionais – além do clássico Airbnb. É só optar por aquele que cabe no seu orçamento 😉

QUANDO IR

O que saber antes de ir para Taiwan

Decidir a data da viagem também será um reflexo do que você preferir, principalmente quanto ao clima. Nós fomos no verão e estava MUITO calor, a média passava dos 30ºC 😱. Dizem que a melhor época para ir para Taiwan é de março até maio, que é quando estão na primavera e as temperaturas não são tão elevadas. Se você quiser pegar frio, o ideal é ir no inverno, que acontece entre dezembro e março. Mas não crie altas expectativas de, por exemplo, ver neve, o frio chega no máximo em 10ºC.

DOCUMENTAÇÃO

O que saber antes de ir para Taiwan
Foto: Jon Tyson

Confesso que não me recordo de como passamos pela burocracia de entrar no país. Eu e o Paulo temos o passaporte brasileiro e também um passaporte europeu e com esse sempre acaba ficando mais fácil passar por esses processos! Apesar de não lembrar com qual dos passaportes entramos, mas separamos uma lista de quais são os documentos obrigatórios para ir para Taiwan. Anota aí:

  • Seu passaporte (atenção para a validade dele, não pode vencer antes de 06 meses da data marcada);
  • 1 formulário que você irá preencher eletronicamente, esse você encontra na página oficial do país;
  • 2 fotos 3×4 recentes, coloridas e iguais;
  • 1 Cópia do Imposto de Renda Completo com Recibo de Entrega;
  • 1 Cópia dos 03 últimos holerites + cópia da carteira profissional (se for empregado);
  • 03 últimos pró-labores + cópia do contrato social e do cartão CNPJ (caso seja empregador);
  • 1 Print da reserva de hotel feita no país.

MOEDA

O que saber antes de ir para Taiwan
Foto: Michael Longmire

A moeda usada em Taiwan é o novo dólar taiwanês! Para você ter uma ideia melhor, 1 desses equivale à 14 centavos do real brasileiro. Mas não se esqueça de sempre verificar a cotação da moeda antes de viajar e pesquisar o melhor local para comprar e trocar o dinheiro.

Um perrengue que passamos relacionado à isso foi assim que chegamos no hotel. Após uma viagem intensa, deixamos para trocar os dólares americanos pelos taiwaneses mais tarde. Quando chegamos no hotel, acabou ficando tarde demais e não conseguimos nem comer naquele dia. 

As vendinhas próximas ao hotel só aceitavam cartões de Taiwan ou aqueles com NFC (Near Field Communication – aquela tecnologia em que você não precisa inserir o cartão na máquina, basta aproximar ele que já está pago) – e olha que mesmo com um cartão desses nós não conseguimos! Fique atento com esses horários e não deixe para trocar a moeda de última hora como a gente.

COMO SE LOCOMOVER PELA CIDADE

O que saber antes de ir para Taiwan
Foto: Ainsley Myles

Se você está acostumado a andar de metrô na sua cidade ou até mesmo quando viaja, então não terá problemas em Taipei. A cidade tem várias linhas que cobrem uma área extensa e você pode encontrar na internet o mapa completo, assim dá para programar seus passeios de acordo com as estações. 

Outra forma de locomoção muito utilizada são as motocicletas. Você vai ver motos por todos os cantos. E se tiver uma carteira de motorista internacional, você pode dirigir tanto carros quanto motos em Taipei. Porém, atenção: essa só é válida caso dirija uma moto de até 50 cilindradas. Para motos mais pesadas, a carteira precisa ter especificação para motocicletas.

ONDE COMER

O que saber antes de ir para Taiwan

Descobrir lugares incríveis para comer em Taipei não é uma tarefa difícil. São muitas opções de pratos que você provavelmente nunca viu na vida, ou nunca comeu algo parecido. E essa é a parte mais legal de viajar para um país com uma cultura totalmente nova. Um exemplo de restaurante que fomos e ficamos encantados foi o Modern Toilet Restaurant, um lugar totalmente inspirado em banheiros. É exatamente isso que você acabou de ler! E tem um post inteiro aqui no blog sobre ele, vale a pena conferir 🙂

O que saber antes de ir para Taiwan

Vale a pena também provar por uma bebida muito famosa em Taipei, chamada Bubble Tea. Se você já conhece esse chá gelado com bolinhas de tapioca, iria ficar impressionado com a quantidade de lojas que vendem os mais variados tipos e sabores em Taiwan. Inclusive, já listamos alguns dos melhores lugares para provar essa bebida refrescante por lá!

O que saber antes de ir para Taiwan

Além dos restaurantes e das comidas de rua, um bom jeito de descobrir sobre a cultura gastronômica dos países é conhecendo os mercados da região. Fomos em alguns mercadinhos de bairro, em um supermercado maior e até mesmo em um mercado noturno!

Ficamos enlouquecidos com todos produtos diferentes que vimos nas prateleiras, principalmente nas embalagens que a gente já acha legal só de ter um monte de letrinha que a gente não sabe ler. O mercado noturno já é totalmente diferente, mas também explicamos em outro post tudo sobre esse modelo de organização de comércios totalmente diferente e que só funciona a noite.

O QUE FAZER

O que saber antes de ir para Taiwan

Um dos passeios que fizemos foi exatamente conhecer o Mercado Noturno de Shilin, e ficamos impressionados com o tamanho do lugar! E existe uma lista gigantesca de coisas para descobrir em Taipei. Alguns passeios são clássicos, como conhecer templos chineses, que encantam qualquer um independente da religião. 

Outro programa inusitado que não pode ficar de fora do seu roteiro é a tal da massagem com facas, uma técnica milenar que faz sucesso até hoje em Taiwan.

O que saber antes de ir para Taiwan

O local que fomos para fazer essa massagem fica em um bairro chamado Ximending, que é uma região bem turística da cidade! Por lá, por exemplo, você também pode conhecer a “Las Vegas dos ursinhos de pelúcia”! Imagine um shopping inteiro daquelas máquinas de pegar bichinhos… Te garanto que é impossível resistir a tentação da criança que habita dentro de você 😂

Fomos também em uma rua muito conhecida na cidade, chamada Dihua. Lá você encontra lojas a granel e produtos muito diferentes e não industrializados. Sem contar com a grande quantidade de chás e ervas medicinais que você encontra nas galerias. Eu, particularmente, adoro esse tipo de lugar! O único problema é que realmente quase ninguém fala inglês e fica muito difícil de entender. Nessas horas, seria ótimo ter um guia por perto.

Por último, passamos em um shopping de eletrônicos: o Guanghua. O Paulo ficou doido por lá e foi muito difícil de se controlar perto de tantas inovações. Para quem curte tecnologia, essa é outra parada imperdível. 

***
Gostou de saber dessas informações essenciais antes de visitar Taiwan? Fizemos uma série de vídeos no canal registrando tudo que fizemos por lá. Não deixa de conferir!