Para conhecer Taipei verdadeiramente, uma das paradas obrigatórias é ir em pelo menos uma barraquinha de comida. E para provar essas comidas de rua de Taiwan, você tem que ter uma mente muito aberta para novos sabores e texturas, já que são todas bem… diferentes.

É normal estranhar um pouco no começo, afinal, a cultura do país está muito distante da nossa brasileira. As texturas gelatinosas e o sabor marcante de alho compõem a maioria das comidas que encontramos por Taiwan e vamos listar agora as mais curiosas. Ah, e grande parte dessas pratos quem comeu foi o Paulo, já que eram poucas as opções vegetarianas para mim.

TOMATE CEREJA DO AMOR

Comidas de rua de Taiwan

O mercado noturno de Shilin é um dos melhores lugares para comer comidas de barraquinhas de todos os tipos. Por lá, achamos esse espetinho que é feito com tomate cereja caramelizado e nos lembrou muito uma maçã do amor, principalmente pela casquinha crocante que se forma. 

O Paulo classificou essa mistura curiosa como uma trufa da natureza, por conta da caramelização. É crocante por fora e uma explosão de sabor quando você morde! Apesar da apresentação curiosa, vale muito a pena provar 😉

OMELETE DE OSTRAS

Comidas de rua de Taiwan

O omelete de ostra é o prato mais conhecido do mercado noturno de Shilin de Taipei. Quem experimentou essa iguaria foi o Paulo e, para ele, foi uma experiência completamente diferente de todas as que ele já teve com comida! 

A princípio, ele achou muito esquisito principalmente pela textura gosmenta da ostra. Tentando ser otimista, ele comparou com a consistência de um queijo derretido, porém o sabor não foi nada parecido. Ele não conseguiu nem descrever com o que se parece, então só indo até lá para provar esse sabor totalmente novo e clássico de Taiwan.

VAPOR PORK

Comidas de rua de Taiwan

Outro alimento muito curioso que você vai encontrar no mercado de Shilin é o que chamam de vapor pork. Como o nome diz, o vapor pork é um porco feito no vapor. O segredo do preparo está no tempero e, é claro, nos cortes retangulares e finos da carne. 

Esse tipo de corte faz com que o ingrediente pareça uma folha de papel, fato que fez o Paulo achar o prato ainda mais interessante. Além dessa apresentação bem fininha, o vapor pork possui uma crocância muito diferente das outras comidas típicas de Taiwan. E você pode escolher entre dois sabores: alho ou pimenta do reino. Qual você acha que gostaria mais?

BOLINHA DE QUEIJO

Comidas de rua de Taiwan

Como vocês podem perceber, são realmente pouquíssimas opções sem carne nesse mercado noturno. Por isso, durante nossa visita, eu só consegui comer uma porção de bolinhas de queijo. Apesar de não ter muita variedade, fiquei satisfeita com elas. 

A massa é feita de batata doce, não tem muito sal e a textura lembra bastante um chiclete, mas não é tão gosmento. Não é a melhor comida do mundo, mas ainda assim não deixa de ser gostosa!

BOLOVO TAIWANÊS

Comidas de rua de Taiwan

Esse não é o nome real do prato em Taiwan, mas esse bolinho com gema de ovo lembra muito o famoso bolovo que já conhecemos. A grande diferença está no recheio com carne de porco cheia de fiapos.

O Paulo ficou impressionado com o tempero e o sabor desse bolinho que também é encontrado no mercado noturno. Você gostaria de experimentar?

BOLO DE SANGUE DE PORCO

Comidas de rua de Taiwan

Esse foi o prato mais diferente e difícil de toda a viagem. Para vocês terem uma ideia, o Paulo desistiu de comer. Isso mesmo, o Paulo, que sempre topa comer de tudo, recusou o prato depois de uma mordida.

O bolo de sangue de porco tem uma textura gelatinosa e esponjosa que faz com que você fique eternamente mastigando. Além disso, esses bolinhos são colocados em uma sopa e ambos tem um gosto de sangue muito forte, que torna o cheiro do prato um pouco desagradável. Esse daí eu diria que só os muuuito corajosos conseguem encarar 😂

SMALL CAKE WRAPPED IN LARGE CAKE

Comidas de rua de Taiwan

O nome desse sanduíche é bem intuitivo e diz muito sobre a forma que é feito. O pequeno bolo é empanado, frito, amassado e colocado em uma massa de bolo maior. E apesar deles chamarem de bolo, na realidade essa é uma massa feita de farinha que forma uma espécie de pão folhado em volta do recheio. 

São inúmeras opções para você rechear, inclusive com variedades doces e salgadas. O Paulo escolheu o de carne desfiada e elogiou muito a diferença de texturas entre o bolo crocante de dentro e o molinho por fora!

SMALL SAUSAGE IN LARGE SAUSAGE

Comidas de rua de Taiwan

Esse é outro lanche que também é fácil de entender como é feito. São basicamente duas salsichas: uma de carne e outra de arroz. Esse efeito na verdade é uma brincadeira criada para deixar a comida mais engraçada e atrair olhares curiosos. Afinal, não é todo dia que a gente vê uma salsicha dentro da outra, né?  

Você pode escolher o quão picante você quer o sanduíche, e acho válido avisar que o Paulo o menos apimentado e mesmo assim achou forte. Além das salsichas, o lanche vem com pepino, cebola e pimenta preta. Dá até para comparar com o famoso podrão que temos no Brasil.

TOFU FEDIDO

Comidas de rua de Taiwan

Se você já teve que tampar o nariz antes de comer alguma coisa, vai entender o que o Paulo passou ao enfrentar esse tofu fedido. O aperitivo é servido com alface e repolho e é mais crocante do que outros tofus que você já deve conhecer. 

O cheiro é forte por conta de sua fermentação, sendo que o processo dura cerca de 6 meses e acontece com o tofu inserido em uma salmoura de um leite já fermentado com caldo de carne, peixe e alguns vegetais. Apesar do odor de chulé forte, o Paulo gostou do sabor azedinho do tofu fermentado.

LÍNGUA DE PATO

Comidas de rua de Taiwan

Em Taiwan existem várias barracas que vendem diversas partes do pato. O animal é uma iguaria muito tradicional por lá e, por isso, eles procuram aproveitar todos os pedaços possíveis. 

O Paulo resolveu experimentar a língua, que é feita de uma forma bem curiosa e muito temperada. Para ele, foi tipo comer um inseto, já que a textura da língua era bem gosmenta. Só de imaginar eu já fico com um pouco de nojo, mas tem gosto para tudo, não é verdade? 

***

Comenta aqui para a gente qual dessas comidas de rua você achou mais bizarra? Teria coragem de comer?