É impossível ir para Taiwan e não se impressionar com a beleza dos templos religiosos. Para você ter uma ideia, o país conta com mais de 15.000 templos! Em meio à tantos prédios e arranha-céus, as construções coloridas e elegantes dos templos fazem com que os visitantes conheçam a história cultural de Taiwan.

Templos TaiwanEssas casas de culto podem ser de 3 religiões principais: budismo, taoísmo e confucionismo. Apesar da arquitetura dos três ser semelhante, cada um tem suas particularidades. No budismo, os templos têm uma decoração mais simples e com menos imagens. Enquanto no taoísmo, os itens decorativos são mais presentes e requintados. Esses podem ser feitos de cerâmica e madeira, ou até mesmo pinturas e mosaicos feitos com cacos coloridos.

CAPITAL ESPIRITUAL

Templos Taiwan

Já deu para perceber que quando o assunto é a quantidade de templos, Taiwan fica em primeiro lugar. E é por isso que, além de sua capital, Taipei, existe também uma capital espiritual. A cidade é a mais antiga do país e se chama Tainan.

Tainan tem centenas de templos e também foi a capital da ilha por mais de 200 anos. Se você quer conhecer esse tipo de santuário, esse é o lugar para visitar. Por conta da grande opção e diversidade dos templos, a cidade se torna um destino maravilhoso para quem quer tirar fotos incríveis e inspiradoras.

Infelizmente não conseguimos visitar Tainan, mas conhecemos um templo taoísta em Taipei. E, com certeza, foi a experiência mais surreal da viagem! É muito incrível conhecer uma cultura totalmente nova, eu e o Paulo ficamos impressionados com cada detalhe. 

TAOÍSMO

Templos Taiwan

O nome dessa religião tem um significado muito bonito: o ensino do caminho. A partir disso já dá para sentir a vibe dos propósitos e ensinamentos dessa crença chinesa. O taoísmo não é apenas uma religião, já que muitos consideram como um estilo de vida. Geralmente, cada um dos que que seguem esse estilo tem sua visão própria sobre o que é o taoísmo.

Em muitos estudos acadêmicos, o taoísmo é tido como uma escola de pensamento que busca a imortalidade. Por isso, a definição desse conceito é muito ampla, mas a essência do pensamento é o significado literal da palavra!

O templo que visitamos por lá segue o taoísmo e fiquei simplesmente encantada com tudo que vimos. Por isso, listei 3 templos maravilhosos que possuem essa mesma filosofia.

DALONGDONG BAOAN

Templos Taiwan

templo Baoan fica no distrito histórico de Dalong, em Taipei, e é uma ótima dica para quem quer conhecer um local que não é muito frequentado por turistas. Os melhores horários para visitar são de manhã ou no final da tarde. Aliás, tempo é uma das coisas que você precisa se preocupar durante a visita. Esse tipo de passeio não é rápido, ficamos cerca de duas horas para poder apreciar tudo – e ainda sentimos que poderíamos ter passado mais alguns minutos ou horas observando cada cantinho.

A riqueza de detalhes nesse templo chama a atenção e só de olhar senti uma paz, juro para vocês! A estrutura é cheia de artes decorativas tradicionais e conta com elementos figurativos de animais como dragões e tigres. 

Templos Taiwan

O templo foi fundado em 1760 e, de 1995 a 2002, passou por um grande projeto de reforma. Foram selecionados artesãos qualificados e materiais de alta qualidade para transformar o espaço. E uma reforma bem feita faz toda diferença, não é mesmo?

Um fato interessante é que o templo realiza o “Cultural Baosheng”, um festival anual de artes folclóricas. Nele, são feitos vários rituais, principalmente que envolvem gratidão e também celebrações de aniversário dos deuses religiosos. Vale a pena ficar atento para as datas dos eventos, quem sabe elas não coincidem com sua viagem para Taiwan 😉

LONGSHAN TEMPLE

Esse templo também foi construído no século XVIII e até hoje é considerado referência se tratando de design sofisticado. Além disso, o Templo Longshan conta com mais de 10.000 metros quadrados de extensão, e a dica do templo anterior continua valendo: separe um bom tempo do seu dia para conseguir observar todos os detalhes.

Cada templo tem uma divindade residente e em Longshan essa é a Bodhisattva Guanyin. No salão de adoração dos fundos, você irá encontrar um santuário inteiramente dedicado para ela. Ainda dentro do salão, você poderá observar os suportes e vigas que foram esculpidos misturando símbolos tradicionais: peixes, dragões, morcegos, leões e muito mais. É de ficar de boca aberta para cada mínimo detalhe que compõem esse ambiente fantástico.

CITY GOD TEMPLE

O templo City God foi construído em 1748 com a proposta de ser exatamente o que o nome sugere: uma cidade para deuses. Ele também foi restaurado anos depois e contou com um trabalho incrível de decoração interna. Em sua estrutura, os elementos são muito elegantes como os painéis de pássaros e flores que encontramos no interior do templo. O cuidado com os detalhes está até mesmo em seu telhado, que conta com dragões feitos em mosaicos.

Um fato interessante sobre esse templo é que, no pátio de entrada, tem muitas barracas de comida! Então, além de conhecer o que se passa na casa de culto, você pode fazer uma pausa para o lanchinhoSetembro e novembro são meses de festividades e muita animação, pois são comemorados os aniversários dos deuses, por isso é bem interessante colocar ele no roteiro caso esteja pela cidade durante essa época.

***
Você já tinha contato ou conhecia os templos chineses? Comenta aqui o que você achou dessas indicações de Taiwan e assiste também nosso vlog por lá.