Se você procurar por dumplings na internet, vai achar uma das primeiras influências do que conhecemos aqui, hoje, como pastel! Essa comida tradicional asiática é muito curiosa e acaba se tornando uma refeição obrigatória para quem visita qualquer país da Ásia. 

É muito frequente nas festas e celebrações, principalmente durante o Ano Novo Chinês, porém existem diversos restaurantes que sempre servem essa maravilha independente da ocasião. Ficou curioso para saber mais? Então conheça um pouco dos dumplings asiáticos e nossa experiência enquanto estávamos em Taiwan

Dumpling

O QUE É

Dumpling

Os dumplings são bolinhas muito tradicionais da China feitos de uma massa totalmente única e frágil. A base dessas delícias costuma ser feita de farinha ou batata e o recheio pode ser de praticamente tudo que imaginar. O preparo é muito delicado e as dobras da massa é o que faz com que o dumpling seja tão especial. 

As maneiras de fazer o alimento são diversas, mas no geral são pasteizinhos cozidos, fritos ou assados, que podem ser de carne, peixe, vegetais e até mesmo na versão doce ?

Existem diferentes tipos como o Bao e o Dim Sum, que possuem distinções entre si em relação ao preparo, porém não que deixam de ser dumplings. Em Taiwan, provamos o Xiao Long Bao, um outro tipo que integra a categoria de “Soup Dumplings” e tem a proposta de encapsular sopa. Isso mesmo, a ideia de rechear o bolinho com uma sopinha é para causar um efeito de explosão na boca e misturar os sabores em uma deliciosa combinação de massa e sopa.

HISTÓRIA

Dumpling

A origem dos dumplings pode ser um pouco misteriosa, sendo que existem diversas lendas para essa forma de fazer pastéis. Uma das teorias é que essa receita foi criada pelo chef de um imperador chinês, baseado em seu desejo de compilar as diversas comidas de seu império. O cozinheiro juntou a ideia de alguns pratos e preparou uma espécie de menu-degustação, recheando pequenas trouxinhas de uma massa fina com um pouquinho de cada prato selecionado. 

E essa é uma ótima forma de definir os dumplings, afinal, eles podem ser feitos de diversas formas e de qualquer sabor. E a experiência de degustar essas maravilhas é realmente única, os bolinhos parecem ter sido feitos com a maior calma e dedicação do mundo para que ficasse o mais delicado possível.

Outra teoria que é muito inusitada é que a receita foi inspirada em um médico que usava a massa como um “saquinho” para colocar ervas medicinais e carnes para curar enfermidades dos pacientes. Depois de um tempo, perceberam que essa mistura seria um ótimo alimento. Qual será que é a mais provável?

NOSSA EXPERIÊNCIA

Dumpling
Foto: Divulgação

Em nossa viagem para a Rússia, eu e o Paulo já tínhamos provado um tipo de dumpling, e em Taiwan resolvemos ir em um lugar super especial para experimentar a versão deles. O Din Tai Fung é uma rede de restaurantes, com mais de 100 unidades, que foi considerado um dos 10 melhores do mundo segundo o New York Times. Eles inclusive ganharam uma estrela Michelin, e esse prêmio tão importante veio pelos famosos “soup dumplings” que servem no restaurante. Infelizmente não pude provar essa versão famosa por que a sopa é feita com carne, mas existem diversas opções com vegetais caso você tenha essa restrição como eu 🙂

Não fomos na unidade original e sim na localizada no 101 Taipei, um dos maiores prédios do país. O local tem um atendimento muito bom e eles até mesmo te ensinam como comer a sopa. Por mais que seja divertido estourar a bolinha na boca, o caldo pode estar muito quente e te causar queimaduras. Por isso, a maneira recomendada é colocar o Xiao Long Bao na colher e abrir a massa para sair o vapor quente e esfriar a sopa. Tome muito cuidado com essa parte!

Dumpling

Por lá, o Paulo comeu o de carne de porco com trufas e ele ficou simplesmente apaixonado pela combinação, até porque, sopa é o prato preferido dele.

E se você acha que parou por aí, ainda saboreamos uma sobremesa no Din Tai Fung, que não poderia ser outra coisa além de: dumpling de chocolate. A mistura da massa delicada com chocolate meio amargo foi para fechar com chave de ouro nossa passagem pelo restaurante. Quem for para Taiwan não pode deixar o restaurante de fora do roteiro!

***
Ficou curioso para saber mais sobre esses dumplings? Confere nosso vlog experimentando em Taiwan: