Sim, é isso mesmo que você leu! Na nossa viagem para Taipei, resolvi experimentar a tradicional massagem com facas. Essa definitivamente é uma das coisas que você não pode perder se for para Taiwan. 

E para quem se assustou com a ideia, pode ficar tranquilo! Essa foi uma experiência tão surreal que só vivendo para entender, e a massagem é completamente indolor. Já expliquei um pouco sobre ela lá no vídeo do canal, mas agora fiz um post mais completo sobre essa técnica para vocês! Confere só:

ORIGEM 

Apesar da massagem de facas ter se popularizado nos últimos anos, a sua origem não é nada recente. Para você ter uma ideia, a técnica surgiu na China mais de 2.000 anos atrás! No início era usada por monges budistas como uma alternativa para curar doenças. E depois de testar essa massagem, realmente acredito no poder dela. 

A técnica se espalhou pela Ásia, principalmente no Japão e Taiwan. Com o passar do tempo, foi caindo no desuso na China e no Japão e o único lugar que ela continuou existindo foi em Taiwan. Por isso, se for para Taiwan experimentar essa massagem é imperdível!

Massagem com facas

BENEFÍCIOS

Os poderes mágicos da massagem com facas são inúmeros e muito se deve ao fato de serem feitas de metais. Acredita-se que o metal do utensílio tem poder de tirar as energias ruins. Eu consegui, por exemplo, sentir a vibração das facas. Foi como se meu corpo relaxasse completamente e eu literalmente meditei durante a massagem!

Por mais curioso que pareça, as massagens com facas podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono, aumentar o metabolismo, ajudar na perda de gordura e na circulação do sangue. E, com certeza, o maior benefício da massagem é que te proporciona o alívio de dores musculares, principalmente por aliviar a tensão do corpo.

Massagem com facas

COMO FUNCIONA

O lugar que fiz a massagem foi o Light Project Ximending, com a Olivia Wu. Assim que você entra no local, já tem todo um clima relaxante, desde a música para meditação até o perfume dos óleos essenciais. Tudo colaborando para uma experiência ainda melhor. Como Taipei é uma cidade agitada, ter um lugar como esse na cidade faz toda diferença. Foi, sem dúvidas, a melhor forma de começar o dia!

A sessão dura cerca de 70 minutos e começa com um ‘exercício do universo’. Nessa primeira parte, a Olivia me guiou em uma série de movimentos para serem feitos segurando um par de bastões chamados Qian Kun. Pelo que eu entendi, o propósito é alinhar o corpo com as energias do universo. 

Em seguida, você deita na maca de massagem e é coberta por toalhas que vão absorver o impacto das facas. E esse é o segredo para não sentir dor. O processo durou mais ou menos uma hora e foi simplesmente incrível. Depois da massagem o corpo fica mais leve e super relaxado!

Massagem com facas

I CHING OU YIJING

Já ouviu falar do I Ching? É um livro Chinês que muitos acreditam que pode explicar tudo. Na China e no leste da Ásia foi o mais consultado de todos os livros e, no Ocidente, é o livro chinês mais popularmente reconhecido. 

Esse livro tem uma enorme quantidade de escritos e práticas e, consequentemente, uma infinidade de interpretações. O mais interessante, porém, é que os textos estão em constante mudança, uma vez que a maioria das palavras cruciais do I Ching não tem significado fixo.

Olivia usou o I Ching para se basear em uma parte específica do ritual da massagem. Primeiro ela usou uma tábua de madeira com círculos, símbolos e uma bússola no centro chamada Luo Pan. Esse instrumento funciona como um GPS para a alma. Ao acessar essas informações, os problemas e desequilíbrios em sua vida se tornam aparentes e, uma vez que Olívia descobre esses problemas, ela pode fazer a massagem com facas servir como remédio, restaurando seu equilíbrio.

***

E você? Teria coragem de fazer uma massagem com facas? Recomendo muito essa técnica e desejo que vocês tenham essa experiência pelo menos uma vez na vida.