paçoca

Junho é uma época alegre e cheia de boas lembranças. Quando eu era pequena, dançava a quadrilha com meu vestido xadrez, ostentando bochechas rosa-pink graças ao batom que minha mãe insistia em usar como pintura, junto com as pintinhas feitas a lápis kajal. Cabelo em trancinhas e chapéu de palha para fechar o pacote e pronto: uma japonesinha caipira e sorridente a cantar “Pula fogueira iá iá, pula fogueira iô iô! Cuidado para não se queimar, pois essa fogueira já queimou o meu amô-ô-ô!”

Tem como não ficar feliz? As comidas de festa junina fazem tudo ficar ainda mais perfeito. Por isso, separei várias receitas clássicas (e outras nem tanto) para você deixar a sua festa ainda mais saborosa. Tem paçoca, pé-de-moleque, canjica, maçã do amor e muito mais! Ah, e não dá pra deixar a decoração de lado, né? Clique aqui para imprimir bandeirinhas lindas no estilo ICKFD e decorar seus docinhos no capricho!

Vamos às receitas:

PAÇOCA

Ô, coisa deliciosa! Como é que pode um cilindro de amendoim com açúcar ser tão viciante? (Nesse caso, um coração, mas daí a vontade de comer paçoca só aumenta)

BRIGADEIRO DE PAÇOCA

Sim! O brigadeiro se uniu à maravilha caipira e deu nisso. Mas calma, as lombrigas aí da sua barriga vão ficar ainda mais felizes ao saber que essa bolinha de leite condensado com amendoim é recheada com leite condensado! Elaiá…

QUEIJADINHA CREMOSA

Segurem seus queijos, porque esse doce não pede licença pra fazer um auê!

CUPCAKE QUEIJADINHA

A maravilhosa queijadinha ganhou uma versão deliciosa: cupcake recheado com goiabada. Você vai adorar.

 

VINHO QUENTE

É cheiroso, é quentinho, é gostoso. Festa junina que se preze não pode ficar sem vinho quente!

 

CHÁ DE AMENDOIM

Mais uma vez, o amendoim mostra sua versatilidade e comprova que é indispensável nessa época do ano. Por que? Oras! Se as receitas acima ainda não te convenceram, essa vai. (E o pé-de-moleque, o pé-de-moça…)

 

CANJICA OU MUNGUNZÁ

Não importa o nome pelo qual você conhece esse doce maravilhoso, o que importa é que você separe já os ingredientes e comece a festança! <3

MINGAU DE MILHO

Outra opção pra se esquentar no inverno e que combina lindamente com as festas juninas é o mingau de milho. Esse aqui é superfácil de preparar e fica delicioso com um toque de canela ;D

ARROZ DOCE DE CHOCOLATE

Eu sei exatamente o que você tá pensando. “Como é que um arroz doce, que já é uma das melhores sobremesas da festa junina, pode ficar AINDA MAIS GOSTOSO?” Pois é! Acredite se quiser ;D

 

 

BOLINHO DE ARROZ DOCE

Em sua versão revisitada, essa maravilha ganha forma de bolinho recheado com Nutella! Tem alguma dúvida do sucesso disso?

MAÇÃ DO AMOR

Linda e brilhante, lá vem a maçã do amor, toda galante. (Vish, começou a rimar – é a vontade de festar! hehehe)

PÉ-DE-MOLEQUE DE CHOCOLATE

Êta docinho bom, hein? Crocante e açucarado, bem do jeito que a gente gosta 😛

PÉ-DE-MOLEQUE TRADICIONAL

Esse aqui é crocante e assim que você morde os pedacinhos de açúcar se dissolvem na boca de um jeito lindo!

PÉ DE MOÇA

Mas a gente também gosta de doces mais macios, então na dúvida é melhor fazer uma panelada de pé-de-moça, né?

 

BOLO DE FUBÁ

Bolinho de fubá lembra tudo de gostoso na vida, então se joga (esse é cremosíssimo!). Tem também a versão sem glúten/leite e um bolo de fubá com pedaços de goiabada aqui no site. Pra todos os gostos, sô!

BOLO JUNINO DE MILHO

Falando em bolo, presta atenção nisso: BRIGADEIRO DE MILHO. Este é o recheio do bolo junino mais festivo desse Brasil! Me chama pra sua festa quando você fizer?

DOCE DE ABÓBORA COM COCO

Não há palavras que descrevam meu amor por doce de abóbora e tenho certeza que muita gente sente o mesmo ;D

QUINDIM

Se eu tivesse que escolher em definitivo meus cinco doces preferidos, o quindim seria um deles – céus, eu poderia comer quindim TODOS OS DIAS se as minhas artérias não se importassem. E com essa versão de doce de leite (!!!) então?

Aqui tem a versão sem glúten/leite também!

 

 

QUADRADINHOS DE AIPIM E COCO COM LEMON CURD

Essa é uma receita extra, pra sua lista ficar ainda mais apetitosa. Bolo de aipim é um clássico caipira, mas nessa receita ele se transforma numa sobremesa elegante e com o toque francês da massa folhada caramelizada. Se você acha que ele não combina numa festa junina, meu bem… Deixa pra mim que eu faço!

PIPOCA COM CARAMELO, AMENDOIM E CHOCOLATE

Pipoca caramelada é bom em qualquer época do ano, mas na festa junina ela fica ainda mais gostosa 😛

 

Boas festas e boa comilança!