Tem coisa mais linda do que ver aquele monte de quindinzinho reluzente olhando pra você? Difícil mesmo é se segurar para não comer uns 50 de uma vez! Tem gente que acha muito fácil fazer quindim. Como eu nunca tinha feito a versão normal e fui direto para a versão sem manteiga, vou dizer que eu apanhei um pouco. Mas depois de alguns testes e umas 50 gemas, posso dizer que essa receita é uma delícia!
Por Mariana Muniz
INGREDIENTES
200g GEMAS
110g COCO RALADO
280g AÇÚCAR REFINADO
2 col chá CLARA
30g MARGARINA SEM LEITE derretida, a temperatura ambiente
1 col chá EXTRATO DE BAUNILHA
¼ XIC GLUCOSE
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno a 190 graus.
Aqueça a glucose no microondas por 15-20 segundos, até que fique mais líquida. Ponha 1 colher de café no fundo de forminhas de quindim (eu usei de 4 cm) e gire para “untar” as forminhas, como se faz com as fôrmas de pudim. Deixe as fôrmas descansando para a glucose endurecer por 20 minutos.
Bata num processador (ou liquidificador) o açúcar e o coco ralado, para que fique uma mistura bem fina. Transfira para uma tigela e amasse com as mãos para garantir que o açúcar fique bem misturado com o coco. Com uma colher de pau junte as gemas e a clara. Mexa até que fique homogêneo. Adicione a margarina derretida e a baunilha e mexa até tudo estar incorporado. Encha as forminhas de quindim (é preciso encher completamente as forminhas!). Deixe descansando fora do forno por 20 minutos.
Coloque as forminhas numa assadeira e leve ao forno- encha a assadeira com água quente (para fazer um banho maria) o suficiente para cobrir metade da altura das forminhas. Cubra com um papel alumínio e asse por 30 minutos. Retire o papel alumínio, abaixe o fogo para 175˚C e asse mais 20 minutos, até que a superfície esteja bem corada e firma ao toque. Retire do forno.
Desenforme os quindins mornos - quase frios. Para isso basta pressionar um dos lados da superfíce do quidim e ir apertando com cuidado, seguindo o formato da fôrma (que é meio arredondada no fundo- se você fizer com forminhas tipo de empada tem que desenformar como pudim, mas eu achei mais difícil!)
DURAÇÃO: Os quindins se conservam por 15 dias na geladeira.
DICA: Metade da massa e fiz com limão: coloquei raspas de ½ limão siciliano e ½ limão tahiti e ½ col chá de extrato de limão. Eu amo limão e acho que o azedinho dá uma quebrada no doce. Ficou perfeito!