Se você planeja conhecer a capital da República Tcheca, fique atento para montar um roteiro completinho e não deixar nada de fora. Praga foi classificada como a 5ª cidade mais visitada da Europa e tem várias atrações que fazem os visitantes ficarem apaixonados por lá!

O que saber antes de ir para Praga

Além dos famosos pontos turísticos, a região tem também algumas peculiaridades que tornam a cidade ainda mais curiosa, como o spa de cerveja. E, falando nisso, o país foi considerado o maior consumidor de cerveja per capita do MUNDO! Para quem é fã da bebida, vale a pena experimentar suas várias versões, incluindo um milkshake de cerveja!

O que saber antes de ir para Praga

A gastronomia tcheca também chama atenção dos turistas e acaba sendo uma boa parte do roteiro da viagem. Então, para não perder nenhuma informação, separei essas dicas com tudo que você precisa saber antes de ir para lá.

QUANDO IR

O que saber antes de ir para Praga

Praga tem um clima continental, ou seja, as 4 estações do ano são bem definidas. O verão é muito quente e com chuvas, enquanto o inverno tem neve e temperaturas negativas. A escolha de qual época é a melhor para viajar para a República Tcheca vai depender do seu perfil como turista.

Se você não gosta de nenhum dos extremos, indico que vá durante a primavera ou no outono, assim você enfrentará temperaturas mais amenas e chuvas menos intensas. Então anota aí: é frio de outubro até maio e começa a esquentar de junho até setembro, você pode planejar a viagem com base nesses meses.

DOCUMENTAÇÃO

O que saber antes de ir para Praga

A República Tcheca faz parte da União Europeia, portanto, se você é cidadão europeu, basta apresentar um documento que comprove isso. E se for brasileiro, a burocracia também é tranquila! Para passar menos de 90 dias não é necessário nenhum tipo de visto, basta levar seu passaporte. Então, com relação à isso não precisa se preocupar tanto, mas lembre-se de conferir a validade do seu passaporte!

MOEDA

O que saber antes de ir para Praga

Apesar de ser parte da  União Europeia, o país é um dos poucos que não utiliza o Euro como moeda oficial. Para viajar para a República Tcheca, você terá que trocar seu dinheiro por Coroa Tcheca

Sim, é assim que chama a moeda deles, muito legal né? Fique esperto com a conversão: 1 Coroa Tcheca equivale à aproximadamente 18 centavos do real brasileiro. E não esqueça de sempre verificar a cotação da moeda e pesquisar o melhor local para comprar e trocar o dinheiro.

ONDE SE HOSPEDAR

O que saber antes de ir para Praga

Praga é dividida pelo Rio Moldava e a região central próxima ao rio é onde se concentra grande parte dos pontos turísticos como o Castelo de Praga e Charles Bridge. Por isso, se hospedar nesta área é estratégico para quem quer fazer tudo por perto.

Ficamos no Four Seasons Hotel, que tinha uma localização ótima e essas atrações estavam à mais ou menos 10 minutos de distância de nós. A região que você irá se hospedar depende muito de suas preferências, por isso listei alguns hotéis por lá para te ajudar a decidir a melhor opção para você.

COMO SE LOCOMOVER PELA CIDADE

O que saber antes de ir para Praga

Como mencionei, o metrô é uma ótima opção de meio de transporte por Praga. O transporte público realmente funciona, desde ônibus, metrôs e até mesmo bonde. É só escolher qual a melhor alternativa para chegar nos lugares do seu roteiro. E o que se destaca é o tramvaj, um bonde elétrico muito popular em Praga, que circula por praticamente toda a cidade. 

Para se informar sobre os meios de chegar até o ponto desejado, existe um site oficial do transporte público que informa quanto tempo e quantas estações de distância você está do destino. Recomendo muito que você se planeje até nisso e já calcule quanto irá gastar de dinheiro e tempo com a locomoção 😉

ONDE COMER

O que saber antes de ir para Praga

E como uma boa cidade turística, não faltam bons restaurantes e confeitarias. Você pode escolher entre alguns lugares com menus super tradicionais tchecos ou então restaurantes com propostas mais ousadas e diferentonas. Mas o que você vai achar com certeza são os lugares que servem combos com cerveja, como o “Nota Bene” que conta com opções de cervejas artesanais para combinar com os pratos clássicos. 

Os doces também não ficam para trás, em Praga você encontra vários cafés que servem sobremesas maravilhosas. E não podemos esquecer do doce mais famoso de Praga: o trdelník. Essa chaminé é feita com uma massa doce que parece com pretzel e pode ser recheada com sorvete e chocolate, ou seja, não tem como ser ruim.

O QUE FAZER

O que saber antes de ir para Praga

Como já dissemos em outro post, a cidade tem opções incríveis de passeios culturais, então não deixe de conhecer o Castelo de Praga, a Charles Bridge e o famoso Relógio Astronômico. Também vale a visita em algumas instalações artísticas de Praga, como é o caso da John Lennon Wall e a estátua do Homem Pendurado. 

Fizemos esse e mais alguns outros passeio por lá e gravamos um vlog para o canal, você pode conferir tudo lá. Tenho certeza que algumas dessas opções irá combinar com seu roteiro e que vai adorar tanto Praga quanto nós.

***

Ficou com vontade de conhecer Praga? Comenta aqui se essas dicas foram úteis e o que você incluiria no seu roteiro de viagem.