Para quem gosta de cerveja, visitar a República Tcheca é o ideal. Você sabia que esse país foi considerado o maior consumidor de cerveja per capita? Lá cada pessoa chega a consumir quase 150 litros por ano! O mais curioso é que existem estabelecimentos especializados em cervejas e surgem até algumas práticas fora do comum como o spa de cerveja

Mas nem só de cerveja vive o turista, não é mesmo? Além de alguns rolês imperdíveis que você precisa fazer na cidade, listamos alguns restaurantes como sugestão para quem for para Praga. A gente bem sabe que cerveja combina com pratos mais pesados. Então, não é de se espantar que essa seleção tá cheia de restaurantes especializados no combo com cerveja 😉

U Bulínů

Restaurantes em Praga
Foto: @foodiventures53

Esse é um restaurante para quem está procurando algo mais afastado do centro da cidade. Com um menu super tradicional, o U Bulínů é um dos restaurantes tchecos mais populares de Praga. Os pratos mais pedidos são: barriga de porco com molho de cerveja preta, truta de salmão com tomilho e coelho com molho de mostarda. E é claro, as bebidas são também de alta qualidade.

Mlynec

Foto: Mlynec

Esse restaurante é mais sofisticado e utiliza técnicas modernas em pratos tradicionais. Você pode escolher a opção de um menu de degustação e ter uma experiência que junta alguns pratos especiais com grandes clássicos. O restaurante possui tanto receitas tchecas quanto internacionais.

Mas, caso queira provar exclusivamente os pratos típicos da região, o recomendado é o menu degustação de 4 pratos especial. E depois, ainda tem a opção de fazer uma caminhada até o topo da Old Town Bridge Tower, com uma vista inacreditável de toda a cidade.

Smetana

Restaurantes em Praga
Foto: Smetana

Essa é a verdadeira experiência gastronômica: ir ao Smetana é mais do que apenas provar a culinária tcheca, também está ligado ao clima do ambiente. Uma das principais características é que seu interior está repleto de história!

O restaurante recebeu diversos artistas como Mozart (!!!) e há quem diga que, por receber esses artistas, a música ressoa através das paredes do restaurante. Ou seja, você pode desfrutar de uma refeição maravilhosa e estar em contato com a música.

O cardápio conta com várias opções de saladas e massas. E para provar pratos tradicionais da República Tcheca, vale conhecer o goulash – o famoso ensopado de carne vermelha, preparado com gordura animal e temperos.

Hanavský Pavilon

Restaurantes em Praga
Foto: @claire_choi21788

Esse restaurante une 3 coisas que amamos: história, arquitetura e comida. O edifício foi originalmente construído em 1891 e tem uma estrutura barroca que impressiona quem vê de fora. Por sua grandiosa estrutura, ele nem parece que é um restaurante!

Lá é servido um menu que mistura pratos locais e internacionais. O mais legal é que, no verão, você pode comer no terraço do restaurante, com uma vista surreal do rio Vltava – o maior rio da República Tcheca.

Nota Bene

Restaurantes em Praga
Foto: Nota Bene

O restaurante Nota Bene possui um menu com algumas surpresas. Apesar de ser baseado na cozinha clássica Tcheca e do Leste Europeu, você encontra especialidades de peixe no cardápio. Os destaques são para a salada de truta e o salmão grelhado com ratatouille.

Outra coisa que chama a atenção são as deliciosas sobremesas com um toque caseiro. O queridinho é o cheesecake de mirtilo! Quem aí resiste? O restaurante conta com apenas cinco opções diferentes de cervejas artesanais com uma característica comum: todas são feitas por pequenas cervejarias locais.

***

E falando em sobremesas, quem for para Praga não pode deixar de experimentar o trdelník. Para saber mais sobre esse doce delicioso, confere o outro post aqui do site ou o vídeo que experimentamos.