Quando se fala em cerveja, um dos tópicos de discussão sempre é a espuma. Com muita, com nenhuma, na medida certa… Cada um tem uma preferência! Em Praga, por exemplo, os restaurantes costumam oferecer três formas de servir cerveja, sendo que uma delas é bem peculiar e se chama mlíko

O QUE É?

A mlíko, que significa milk beer, não tem nada de leite na composição, mas recebe esse nome por causa da sua aparência e textura! Apesar de ser uma cerveja como todas as outras, o diferencial dela está em como os baristas controlam a saída da bebida na máquina. 

Essa preparação acaba deixando apenas um filete de cerveja no fundo do copo, criando uma camada grande e densa de espuma. Sei que muita gente deve estar pensando na espuma que conhecemos aqui no Brasil, que é aguada e super aerada, mas a espuma da Pilsner Urquell é completamente diferente! 

Além de ser cremosa, o sabor dela é surreal. É quase como se você estivesse tomando um milkshake de cerveja bem concentrado. Nós já até mesmo esperávamos uma bebida tão gostosa porque os tchecos levam cerveja muito a sério, mas ainda assim nos surpreendemos. 

QUAL A ORIGEM? 

Pelo que encontramos na Internet, a mlíko começou a ser preparada entre o século XIX e XX, servida como uma sobremesa ou com um drink mais elegante para mulheres. Também era muito comum ser oferecida como um drink de final de festa, tipo o nosso cafézinho depois do almoço. 

E sabe qual o outro diferencial desse modo de servir a bebida? A própria cerveja! Na República Tcheca o tipo de cerveja que você mais encontra é a pilsen, que tem esse nome por ser originária na cidade de Pilsen. Ela é fabricada com o malte tipo pilsen, junto com lúpulo Saaz e água, por isso o sabor e aroma também são únicos. 

Se você provar a mlìko e não gostar tanto, é só escolher entre os outros dois preparos: Šnyt e Hladinka. O primeiro é quase que um meio a meio: metade cerveja e metade espuma. Já a segunda versão conta com apenas três dedos de espuma. Tem pra todos os gostos! 

ONDE ENCONTRAR? 

Para provar a cerveja mais tradicional e com o preparo clássico de Praga, vá até o Pilsner Urquell Original Restaurant. Apesar de ser um restaurante/bar conhecido pelos turistas, os locais continuam frequentando o lugar por ser realmente uma tradição deles. Vale super a pena 😉

***

E aí, ficou com vontade de provar essa cerveja? O pessoal da República Tcheca não brinca em trabalho e AMAM cerveja. Para você ter uma ideia, lá tem o maior consumo de cerveja per capita do planeta! Impossível não ser deliciosa ❤️