Depois de listarmos alguns restaurantes que você precisa conhecer quando for para Praga, imagino que deu para notar que gastronomia tcheca é incrível, certo? E os doces de lá também não ficam de fora. Quem me acompanha sabe que eu adoro um docinho de confeitaria, por isso amo passar por várias sempre quando viajo.

Em Praga, algo muito famoso são as Cukrárna. Esse tipo de loja é como uma padaria/confeitaria e tem todo tipo de doce que você imaginar. Qualquer um fica deslumbrado com as vitrines de tortas, bolos e gostosuras – que vão além do trdelník. Garanto que você vai encontrar muito além desse cone recheado nessas 5 confeitarias de Praga:

Café Savoy

Confeitarias de Praga
Foto: Café Savoy

O Café Savoy é uma confeitaria muito tradicional conhecida pelos deliciosos doces tchecos. Há até mesmo quem diga que o lugar tem o melhor Vetrnik da cidade! Esse doce é feito de uma massa chamada pâte à choux, a mesma usada para fazer bombas e profiteroles. E é recheado com creme de baunilha e cobertura de caramelo.

Recentemente, o Café Savoy passou a servir também opções salgadas, o que fez a movimentação do lugar aumentar ainda mais. Nos finais de semana, é uma ótima recomendação de brunch! Só tome cuidado com os horários, porque o espaço costuma ficar bem cheio.  

Ovocný Světozor

Confeitarias de Praga
Foto: @_.c_a_r_o_l_i_n_e._

Quem arrisca a pronúncia desse lugar? 😂 Brincadeiras a parte, essa é uma das confeitarias favoritas dos moradores de Praga. Muitos turistas visitam o Ovocný Světozor, mas para os tchecos, o lugar tem um sabor especial. Por ser muito tradicional e conhecido, a loja funciona como uma fábrica e os clientes podem pedir para viagem ou comer no local mesmo. 

Tudo funciona em um fluxo muito rápido e intenso, mas vale a pena conhecer pela autenticidade das receitas locais. E uma dica valiosa é que essa é uma das poucas lojas que abrem aos domingos 😉

Cukrář Skála

Confeitarias de Praga
Foto: @kamiska10

O nome dessa confeitaria é uma homenagem para o chef fundador do local. O Sr Skála sempre quis participar de competições internacionais de confeitaria. Por isso, ele criou a Cukrárna e se dedicou a sempre buscar fazer os melhores doces da cidade. Com essa motivação, o lugar se tornou referência quando o assunto são os doces tchecos. 

Existem duas unidades em Praga e ambas são sempre muito movimentadas. Uma visita à essa confeitaria pode render não só uma degustação de doces incríveis, como também lindas fotos das sobremesas. E o melhor de tudo é que você pode pedir para viagem! Eles garantem uma embalagem especial, que faz com que o doce fique inteiro até você chegar em casa.

Cukrarna Mysak 

Confeitarias de Praga
Foto: Cukrarna Mysak

A Mysak é uma cukrarna com mais de 100 anos de idade! Mysak foi inaugurada em 1904 e até hoje permanece no mesmo endereço. O design do lugar é uma gracinha e mistura elementos de decoração modernos com outros mais vintage, assim como acontece com as sobremesas

Um exemplo é o Kokosový Dort, um tipo de bolo de coco que a receita está constantemente sendo atualizada e incrementada. Nada mais interessante do que atualizar receitas clássicas com versões modernas e inovadoras!

If Cafe

Confeitarias de Praga
Foto: @claudia_labenny

O If Café é uma rede que conta com vários endereços em Praga, então é fácil sempre achar uma unidade por perto. Além de servirem salgados maravilhosos, também contam com sobremesas deliciosas e lindas.

A sobremesa que faz mais sucesso por lá é o Věneček. Esse doce é bem parecido com o Vetrnik por ser feito de pâte à choux e recheado com glacê. No entanto, a grande diferença entre esses dois é que o Věneček tem um furo no meio! Dá para experimentar das duas maneiras e escolher seu preferido

***
E para quem quiser ver um pouco mais da nossa experiência em Praga, é só assistir esse vídeo onde mostramos o que fazer pela cidade.