Não tem uma pessoa que vá a Praga e volte sem provar ou pelo menos ter escutado falar sobre o trdelník. Esse doce tão difícil de ser pronunciado está por toda a parte no centro da cidade e já pode ser considerado uma atração turística, juro para vocês! 

Mas de onde veio essa fama toda e o que é essa delícia doce? Demos uma pesquisada aqui, provamos o doce e vamos contar o que achamos. 

Trdelník:

O QUE É?

Antes de tudo, vamos entender mais sobre a sobremesa. O trdelník é feito com uma massa doce que lembra o pretzel, assada de um modo bem peculiar. A massa ainda crua é colocada em volta de rolos de madeira ou ferro que servirão como espetos para assar o doce – quase como um frango assado ou um churrasco. Daí seu formato bem característico de chaminé.  

Depois de assado, o doce ainda ganha uma camadinha deliciosa de açúcar e canela. Como sabores clássicos sempre ganham meu coração, foi impossível não amar essa maravilhosidade – ainda mais quando ela está quentinha! 

QUAL A ORIGEM? 

Todo mundo imagina que o trdelník é super tradicional de Praga. Inclusive, até a gente pensava! Mas a verdade é que não se sabe ao certo de onde surgiu a tradição desse doce. Embora ele tenha ficado mais reconhecido como uma sobremesa tcheca, outros países como a Alemanha, a Eslováquia, a Romênia e a Hungria também comercializam essa delícia. 

EXISTEM OUTROS SABORES? 

Como toda sobremesa já inventada, sempre damos uma forma de incrementá-la. No caso do trdelník, foi incorporado no interior da massa uma casquinha de sorvete. E por dentro dessa casquinha e em cima do trdelník tem o que? Muito sorvete e várias coberturas. É quase como uma sobremesa dentro de outra sobremesa! 

Essas versões recheadas costumam ter formato de cone para não perder nenhuma parte do recheio, mas ainda assim lembram uma chaminé. Mesmo sendo uma bomba calórica, é aquele tipo de doce que merece ser provado. Prometo que não vão se arrepender! 

Ah, e quem quiser um recheio mais básico pode optar pelo formato tradicional do trdelník, mas com uma camada de nutella, chocolate, caramelo ou geleia pelo seu interior. Que tal?

ONDE ENCONTRAR?

Um dos lugares mais famosos e mais elogiados para provar o trdelník é a Good Food Coffee And Bakery, que fica perto da Ponte Carlos. Mas a verdade é que qualquer região de Praga vai ter pelo menos uma loja ou padaria vendendo a sobremesa. 

O diferencial dessa padaria que mencionamos está na variedade de sabores e combinações, que vai muito além do tradicional açúcar com canela. De qualquer forma, para quem quiser ir no local mais bem recomendado, já fica aí a dica! 

***

Mesmo sendo bem básica, essa é uma das melhores sobremesas do mundo, sem exagero! É muuuito bom e ainda tem aquele gostinho de comfort food  que deixa o coração quentinho. Vale a pena provar, mesmo sendo turístico ❤️