Assim como as paisagens, as frutas também se adaptam de um jeito diferente em cada estação. Umas gostam de mais calor, outras de clima mais ameno e por isso é comum encontrar certas espécies em maior quantidade dependendo da época do ano. A tecnologia evoluiu e hoje conseguirmos comprar a maioria das frutas em qualquer época do ano, mas uma fruta que foi colhida na “estação certa” tem suas vantagens: é mais barata, saborosa e nutritiva, além de não precisar de tantos agrotóxicos para crescer, já que o clima é perfeito para ela.

Isso vale para todos os alimentos cultivados na agricultura e aqui é possível conferir a melhor época para cada um deles. Nesta tabela você confere a sazonalidade de diversas as frutas e, abaixo, sugestões de receitas para valorizar as mais populares de fevereiro. Aproveite!

ABACATE

Combina com doce e salgado. Tá num clima mais caliente? Pique tomates, cebolas e junte um pouco de abacate amassado: guacamole pronta! Clique aqui para conferir a receita que a Dani fez com a Helô Dela Rosa. Pra quem gosta de mousse de chocolate mas não pode consumir leite, te damos uma alternativa saudável com a fruta. O resultado é uma mousse bem cremosa – clique aqui para aprender a receita da Paula Lumi.

AMÊNDOA

Embora não sejam frutas, as amêndoas merecem aplausos apenas por existirem. São nutritivas, gostosas e rendem doces incríveis! Clique aqui para conferir as inúmeras receitas do ICKFD com essas oleaginosas. Tem pra todos os gostos: biscoitos com farinha de amêndoas (versão tradicionalversão sem glúten/leite e versão vegana), brigadeiro de copinho, cupcake de amêndoa com cacau, naked cake com mirtilos (versão fit) e muito mais. Se você prefere saborear a semente por si só, vai adorar essa receita de amêndoas caramelizadas. Sucesso garantido.

COCO VERDE

A gente não está muito habituado a preparar receitas com a polpa do coco verde, mas existem várias opções deliciosas por aí. Você pode preparar um milkshake de coco com morango, por exemplo, e aproveitar o verão enquanto se refresca.

FIGO

Se você não costuma comer figos com frequência, é bem possível que repense essa decisão depois de experimentar alguma dessas receitas. Para começar, temos macaron de figo e framboesa – a dupla também pode ser feita na versão geleia (e fica perfeita acompanhada de uma panna cotta). Agora, esses figos assados com tomilho e mel são simplesmente inesquecíveis. Apenas faça.

receita-como-fazer-figo-mel-tomilho-sorvete-baunilha-ickfd-2

MAÇÃ

Tem torta folhada de maçã e frangipane (que, aliás, é feito com amêndoas!), tem bolo integral de maçã e passas, tem strudel de maçã… Tem praticamente um pomar de receitas esperando por você ;D

Torta de maçã americana – A clássica! Capaz de perfumar a casa toda e fazer os vizinhos salivarem de vontade. Você não vai se arrepender.

Tortinha de maçã – essa tortinha é muito delicada e não tem segredo na hora do preparo.

Apple Rings – Esses snacks são perfeitos para compartilhar com gente querida. Imagine a cena: um sofá confortável, filminho passando e um pote cheio de anéis crocantes de maçã com açúcar e canela. Nada mal.

PERA

Prima da maçã, a pera também é rica em fibras, minerais e vitaminas. Como seu sabor é delicado, combina com diversas preparações na cozinha e no ICKFD o que não falta é opção de receita.  Dá só uma olhada:

Bolo de chocolate com pera sem glúten

Bolo de pera com cardamomo e amêndoas (opa, dois ingredientes em alta!)

Picolé de pera com caramelo – aqui a refrescância é garantida!

Galette integral de peras ao mel, gouda e cebolas roxas caramelizadas  – sou suspeita, mas vou falar: já perdi a conta de quantas vezes fiz essa receita. É simplesmente inacreditável de tão gostosa.

MANGA PALMER

Você precisa fazer esse sorbet. O único ingrediente dele é manga e fica simplesmente delicioso.

Gostou das dicas? Me conta qual a sua fruta preferida e vamos todos fazer uma mistura bem colorida e refrescante!

Beijo e até a próxima ;D