Muitas pessoas pensam que Paris possui somente lugares caros, com poucas opções de passeios gratuitos ou baratos. No entanto, a cidade é cheia de atividades incríveis que podem ser feitas sem gastar quase nada. Em Belleville, por exemplo, você pode visitar o parque Buttes-Chaumont e explorar a arte de rua da região desembolsando apenas o dinheiro do transporte.

Por ser uma cidade super turística e cosmopolita, o que não faltam são opções. Se você pretende conhecer Paris e não quer gastar muito, já pode ficar tranquilo! Escolhi alguns dos melhores passeios gratuitos por lá, todos super interessantes e maravilhosos. Curiosos para saber quais são?

Catedral de Notre-Dame de Paris

Foto: @paris

A visita na Catedral de Notre-Dame, um dos pontos turísticos mais famosos de Paris, é parada obrigatória para qualquer um que vá até a cidade. Ela é uma das catedrais de estilo gótico mais antigas do mundo. Para vocês tem ideia do quão antiga ela é, o início da sua construção aconteceu em 1163!

Embora a entrada na catedral seja gratuita, para subir nas torres e na cripta é necessário pagar. Ah, essa parte do passeio só é válida para quem realmente tem vontade de conhecer o interior desses espaços, ok?

Bouquinistes

Foto: BlogLovin

Apesar de já ter falado sobre os bouquinistes no post geral sobre Paris, acho importante reforçar a dica. Os estandes ficam todos ao longo de três quilômetros do Rio Sena, deixando a paisagem ainda mais incrível e com uma atmosfera vintage, sabe? Mesmo sendo algo super característico da região, a quantidade de bouquinistes tem diminuído ano após ano.

Outro problema é a dificuldade de encontrar compradores realmente interessados em livros e revistas mais antigos e raros. Por esse motivo, tem se tornado cada vez mais comum a venda de souvenires nas bancas. Caso você viaje para lá, não deixe de dar uma garimpada nesses bouquinistes. Quem sabe você não encontra algo diferente e que se torne uma ótima recordação do passeio 😉

Canal Saint-Martin

Foto: @jasminetartine

Quer fazer um passeio não tão turístico, mas ainda sim super charmoso? É só caminhar pela região do Canal Saint-Martin. Essa área de Paris é super descolada e frequentada principalmente por jovens que se reúnem nas margens do canal. Algumas pessoas até mesmo levam toalhas de picnic para o local, inclusive durante a noite.

As pequenas pontes ao longo do canal também são um ótimo local para tirar fotos e apreciar a vista. Se você já assistiu ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, deve se lembrar de Amélie jogando pedrinhas nas águas do canal!

Cimetiere du Père Lachaise

Foto: Doug Smit via Flickr

Esse passeio pode ser considerado um pouco mórbido para alguns, mas ele continua sendo um dos mais procurados por turistas. O Cimetiere du Père Lachaise é um dos cemitérios mais famosos do mundo, com vários nomes conhecidos mundialmente enterrados por lá. Oscar Wild, Edit Piaf e Jim Morrison são apenas algumas das sepulturas que você encontrará. Não é todo mundo que curte visitar cemitérios, então pense bem antes de decidir ir ou não até o local!

Petit Palais

Foto: @vi_de_lx

Quem ama arte e quer economizar na entrada de museus já pode adicionar o Petit Palais ao roteiro! Construído em 1900, o interior do prédio é tão lindo quanto ele por fora. A coleção de arte permanente é bem ampla, com quadros e esculturas principalmente da renascença italiana e francesa.

Entre os artistas expostos, os mais conhecidos são Monet, Delacroix e Renoir. A visita vale a pena até mesmo para quem não curte muito arte, porque a arquitetura e decoração do museu é maravilhosa. A construção é da época da Belle Époque, por isso ela é cheia de detalhes super característicos.

Place de la Concorde

Foto: @luniversdenina

A Praça da Concórdia é um bom ponto de partida para passar um dia caminhando por Paris. O local é um ponto histórico em Paris, pois foi onde centenas de pessoas morreram na guilhotina. Apesar do passado bem pesado, atualmente a praça é super movimentada por turistas.

Caminhando pela região você encontrará a fonte central da praça, a Pont de la Concorde, a Champs Élysées e até mesmo o Louvre. Como todos esses lugares ficam uns pertos dos outros, você pode reservar uma manhã inteira para conhecer tudo sem pressa 😉

Arc de Triomphe

Foto: @morgylh

O Arco do Triunfo é outro lugar que quase nunca fica de fora das pessoas que visitam Paris. A entrada só é paga se você quiser ir até o topo do arco, assim como no caso da Catedral de Notre-Dame. Você pode apreciá-la gratuitamente do lado de fora e prestar atenção em todos os detalhes que compõem o arco!

Ah, caso você tenha vontade, a entrada para o arco custa 12€ para adultos. Eles contam com um elevador, mas os mais de 250 degraus também são uma opção para quem quiser conhecer essa parte da construção.

Galeries Lafayette

Foto: @dearkristinemay

Por último, mas não menos importante, a Galeries Lafayette. O local é uma espécie de shopping, mas apenas com lojas de grife, sabe? Os produtos são bem caros e poucos possuem preços acessíveis. No entanto, a graça desse lugar é a estrutura dele e a visão do rooftop.

A arquitetura da “galeria” é maravilhosa, você fica até mesmo bobo com a beleza de cada detalhe do espaço. Quem curte moda e beleza e sempre sonhou em ver diversas marcas famosas reunidas em um único lugar também irá amar visitar a Galeries Lafayette!

***

Claro que, além desses lugares, existem muitos outros espaços para serem descobertos. Para vocês terem um panorama ainda mais completo da cidade, é só assistir aos vlogs da nossa viagem por Paris 😉