Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo e é muito conhecida pela atmosfera romântica, pela Torre Eiffel e por seus museus e galerias de arte. Eu acho impossível você não ter visto pelo menos uma comédia romântica que tivesse Paris como cenário! Só pelos filmes já conseguimos ter ideia das inúmeras opções de passeio e lugares incríveis para conhecer.

Eu sou completamente apaixonada pela cidade não só pela beleza, mas também porque ela é cheia de cantinhos especiais e muitos restaurantes com comidas deliciosas. Vou compartilhar com vocês algumas dicas importantes para que curtam a cidade e tenham uma experiência incrível por lá, assim como as que eu tive 🙂

Expressões francesas básicas

Foto: The Atlantic Pacific

Nós amamos quando vemos gringos tentando falar português, né? A mesma coisa acontece com eles em relação a nós. Além de você parecer mais simpático por estar tentando falar um outro idioma, saber algumas coisinhas facilita a comunicação e pode ajudar você a escapar de situações bem constrangedoras. Algumas expressões importantes em francês são “bonjour” (bom dia e boa tarde), “bonsoir” (boa noite), “merci” (obrigado), “au revoir” (tchau), “s’il vous plaît” (por favor) e “comment ça va?” (tudo bem?). Não se esqueçam de praticar a pronuncia, ok?

Bouquinistes de Paris

Foto: Vutheara via Art, Craft & Architecture

Os bouquinistes são estandes localizados ao longo das margens do rio Sena e ocupam cerca de 3 km. O comércio é especializado em livros raros e usados, além de jornais e cartões postais, em sua maioria antigos. Como o número de turistas tem aumentado, os livreiros passaram a vender muitas lembrancinhas, tirando a essência do local. Se você tiver oportunidade de ir à Paris em breve, não perca tempo e vá logo visitar os bouquinistes tradicionais enquanto eles ainda existem!

Musée des Arts Forains

Foto: Tamtamacard

O museu é encantador e faz com que os visitantes adultos voltem à infância enquanto observam e interagem com a coleção de objetos de espetáculo e de parques de diversão dos séculos 19 e 20. Para entrar é bem simples: é só fazer reserva antes, então não esqueça de se programar.

Metrô

Foto: Flower Shop Stories

Sempre que viajamos ficamos um pouco perdidos em relação ao transporte do local, principalmente porque não sabemos como ele funciona e quais as melhores rotas! O aplicativo Paris Metro Map facilita muito sua vida, ajudando você a achar a localização das estações e também oferece opções de trajeto. O download é grátis, disponível para IOS e Android, e para usá-lo você precisa estar conectado à internet.

Montmartre

Foto: Michaela Eliášová via Pinterest

Nesse bairro é localizada a Basílica Sacré Cœur, e a base dela fica no alto de uma colina, proporcionando a visão de Paris do alto. A vista do local é incrível e, para quem não quer esperar filas enormes e preços caros para chegar ao topo da Torre Eiffel, o local é ideal. Eu recomendo para vocês irem lá durante o pôr-do-sol, porque a paisagem fica ainda mais linda e apaixonante.

Água em restaurantes

Foto: Pretty in Pistachio

É comum em Paris pedir pela água da torneira nos restaurantes para não ter que pagar pelas garrafinhas, que costumam ser bem caras. Se você quiser economizar com isso é só pedir ao garçom pela água usando a expressão “une carafe d’eau”. É só não ter vergonha e aproveitar a oportunidade para treinar o francês 😉

Evite Agosto

Foto: Jacques Meynier de Malviala via Flickr

Agosto é o mês de férias para os franceses e por isso vários estabelecimentos ficam fechados. Tente agendar sua viagem para outro mês que não seja agosto, assim você vai conhecer ainda mais lugares e não corre o risco de ir até lá e encontrar várias lojas e restaurantes trancados!

Piquenique

Foto: Bonjour Paris

O parque Buttes de Chaumont tem uma área verde enorme e é um dos melhores lugares para fazer um piquenique, incluindo a tradicional toalha estendida na grama e vários lanches. Alguns parques proíbem que pisem na grama, então fique de olho para saber aqueles que dão permissão.

Le Marais

Foto: The Wandering Dragons

O bairro é frequentado por muitos jovens e possui uma enorme variedade de cafés, bares, lojas, galerias de arte e livrarias. A visita é muito agradável e há pontos de parada para todos os gostos. Uma das minhas lojinhas preferidas nesse lugar se chama Profiterole Chérie e tem alguns dos profiteroles mais gostosos no mundo. O doce é delicioso e eles montam de acordo com a preferência do cliente, recomendo muito!

Pontos turísticos clássicos

Foto: Joe Daniel Price

Os pontos turísticos mais famosos de Paris são clichês por um motivo: são maravilhosos e encantadores. Para a viagem ser completa você não pode deixar de visitar a Torre Eiffel, o Arco do Trinfo, a Avenida Champs-Elysées, a Catedral Notre Dame de Paris, o Jardim de Luxemburgo e o Versailles. Aah, reserve também muitas horas para caminhar e apreciar o Museu do Louvre.

***

Se quiser saber o roteiro de todos os lugares que eu visitei em Paris é só clicar aqui e você também pode assistir aos vlogs completíssimo no canal 😉