Frankfurt é um destino comum para quem está apenas de passagem pela Alemanha, afinal, seu aeroporto é uma das maiores portas de entrada para a Europa. Por que não aproveitar um pouquinho mais da cidade?

Além da grande variedade de comidas, bebidas e (muitos) doces, Frankfurt conta com vários museus e não à toa tem uma área específica para eles: o Museumsufer. Esse conjunto de museus fica próximo às margens do rio Main – um dos principais do país.

QUANDO IR

O que saber antes de ir para Frankfurt
Foto: Hans Martin

Não existe uma época melhor do que outra para viajar para Frankfurt. Na realidade, isso vai variar de acordo com o que você prefere: frio ou calor. Por lá as estações são bem extremas, o outono e o inverno são bem gelados, a ponto de enfrentar temperaturas negativas e chuvas frequentes. E se preferir dias ensolarados, a primavera e verão são a melhor opção. 

Caso esteja se preparando para as temperaturas baixas, a melhor época para ir é entre novembro e fevereiro. E se quiser curtir passeios de verão, a melhor alternativa é ir de maio a setembro.

DOCUMENTAÇÃO

O que saber antes de ir para Frankfurt
Foto: Element 5 Digital

Para ir para Frankfurt, os documentos necessários são bem básicos assim como em outros países da Europa. Se você possui cidadania de algum país europeu, basta levar o passaporte que será ainda mais fácil o acesso. E para quem não é cidadão europeu, a lista é a seguinte:

  • seu passaporte (dentro do prazo de validade)
  • passagem de retorno adquirida
  • seguro viagem (obrigatório)
  • comprovante de hospedagem 
  • comprovações financeiras

Mas Dani, não tem nenhum tipo de visto?” Exatamente! Não há exigência de visto para brasileiros que vão ficar menos de 90 dias na maioria dos países da Europa. Então, pode ficar tranquilo com relação a isso e preparar apenas a documentação necessária.

MOEDA

O que saber antes de ir para Frankfurt
Foto: Christian Dubovan

Se já está se preocupando com a parte financeira de ir para Frankfurt, não tem muito segredo, uma vez que usam o Euro como moeda oficial. A cotação do Euro é sempre uma das mais altas, fique atento nas atualizações antes de comprar ou trocar seu dinheiro. 

Os alemães normalmente preferem usar notas de dinheiro para pagar as compras do dia-a-dia, porém, a maioria dos estabelecimentos aceitam os principais cartões de créditos. Fica a seu critério definir qual a melhor forma de pagamento para utilizar na viagem. 

ONDE SE HOSPEDAR

Hotéis em Frankfurt
Foto: Divulgação

Muitos turistas vão para Frankfurt apenas para passar algumas noites e por isso existem muitas opções de acomodações confortáveis pela cidade. Seja qual for o período de estadia, os hotéis estão sempre prontos para receber os visitantes. Se você for elaborar um roteiro com muitos destinos, vai precisar de um lugar para descansar depois de um longo dia.

Para te ajudar a programar essa parte da viagem, separamos 5 hotéis boutique para ficar em Frankfurt. Assim, você pode escolher o melhor lugar para se hospedar por lá 🙂

COMO SE LOCOMOVER PELA CIDADE

O que saber antes de ir para Frankfurt
Foto: Markus Winkler

Tem um fator que você pode contar com toda certeza na cidade: o transporte público de Frankfurt. A Alemanha, no geral, é conhecida por ter um sistema ferroviário ótimo. Você até pode alugar um carro, mas a alternativa mais econômica e eficiente é usar os metrôs, trens e ônibus para chegar em praticamente todos os lugares. 

Uma outra maneira muito boa (e divertida!) de se locomover é usando bicicletas. Se você já estiver acostumado em sair pedalando pela cidade, vai adorar um passeio por Frankfurt, principalmente se estiver em um dia quente e em uma região que tenha atrações turísticas perto uma das outras. Assim como aqui no Brasil, existem diversos aplicativos de aluguel de bicicletas que você pode usar por um dia e depois devolver. Na hora de montar seu roteiro é interessante pensar nessa questão de locomoção entre os passeios.

ONDE COMER

O que saber antes de ir para Frankfurt

Opções de restaurantes maravilhosos para comer em Frankfurt jamais vão faltar e inclusive já listamos alguns aqui no site. Você pode comer pratos tradicionais que levam muita carne, linguiças e batatas ou até mesmo uma deliciosa pizza com a massa bem fininha. E não daria para esquecer de mencionar o apfelwein, uma bebida clássica de Frankfurt. Esse vinho de maçã é servido gelado e está presente em grande parte dos restaurantes, ou seja, é uma bebida perfeita para os dias de calor.

Uma característica marcante da maioria dos restaurantes é o cuidado com a decoração: sempre muito  sofisticados e com detalhes que remetem a história. Um exemplo? O Emma Metzler fica localizado próximo ao Museumsufer e, até mesmo por isso, seu interior lembra uma sala de museu. E uma dica sobre esse lugar é: indo no último sábado do mês, você ganha uma entrada gratuita no museu 🙂

E quando o assunto é doce, os tradicionais da Alemanha são muito famosos em Frankfurt. Com certeza você já ouviu falar do strudel de maçã ou do bolo floresta negra. E embora nem todos os doces sejam conhecidos mundialmente como esses, existem muitas opções de doces alemães que são deliciosos.

O QUE FAZER

O que saber antes de ir para Frankfurt
Foto: @caprifrankfurt

Se você leu até aqui, você deve ter reparado que os museus são muito famosos e fazem parte da cidade. Frankfurt foi considerado um dos principais centros econômicos e culturais da Europa, então, quando estiver por lá não deixe de conhecer pelo menos um museu.

Uma ótima opção é visitar a área de Museumsufer, que facilita caso você separe um ou mais dias apenas para fazer um passeio cultural. Um dos museus do conjunto é o Städel, considerado um dos mais importantes do mundo, porque reúne 700 anos de arte europeia 😱.

Uma observação importante é que a maioria das atrações turísticas estão em uma região específica chamada “Old Town”. O nome dessa área reflete a arquitetura do lugar e é um verdadeiro encontro com o passado da cidade, principalmente pelas construções típicas de madeira. Além disso, por lá você encontrará várias igrejas, pontes e paisagens maravilhosas para tirar fotos incríveis.

***
Você gostaria de conhecer Frankfurt? Comenta aqui se gostou dessas dicas e recomendações 🙂