Quando conhecemos um novo país, uma das coisas que mais chama minha atenção é descobrir as sobremesas típicas desse lugar. E quando se trata de doce, na Alemanha tem um mais gostoso do que o outro! Desde os pequenos e delicados, até deliciosos pães e bolos para a família toda! 

Já mostramos 10 doces característicos da Itália, e agora, separei alguns doces alemães famosos (e outros mais desconhecidos) para apresentar para vocês.

Apfelstrudel

Doces alemães

O strudel de maçã é um dos doces mais famosos da Alemanha. Mas você sabia que essa é uma receita criada na Áustria? Apesar dessa origem, o apfelstrudel ficou popular no século 18 na Alemanha e até hoje é lembrado como um doce característico de lá.

E para quem não sabe, a fruta mais popular da Alemanha é a maçã – usada para fazer desde vinhos, como o apfelwein, até doces como o apfelstrudel. Para a sobremesa, a maçã é usada como recheio para uma massa folhada. E dizem que a melhor forma de aproveitar essa delícia é comendo logo após o preparo, quando ainda está bem quentinho.

Tenho uma grande memória afetiva com essa sobremesa, já que foi uma das primeiras receitas que eu aprendi a fazer. Com apenas 9 anos eu já ajudava minhas tias e minha mãe a fazer a massa do strudel! 

Stollen

Doces alemães
Foto: Yulia Khlebnikova

Se você é do tipo de pessoa que gostaria de comer panetone o ano inteiro, o Stolen é ideal para você. Esse é um bolo/pão alemão muito tradicional que leva frutas secas e cristalizadas! Te parece familiar?

Ele é muito consumido durante dezembro, principalmente no Natal. No entanto, também tem uma história muito curiosa sobre seu consumo. Desde 1700 acontece um festival chamado “Dresden Stollen Festival”. Então, essa é uma festa tradicional da cidade de Dresden e serve basicamente para unir pessoas dispostas a cozinhar ou só saborear vários Stollens.

Dampfnudeln

Doces alemães
Foto: @joleva68

O Dampfnudeln também entra na categoria de pães alemães que fazem sucesso na versão doce. Apesar de também ser consumido salgado, a preferência de muitos acaba sendo aqueles recheados com uma calda de frutas, parecida com uma geleia.

Eles são feitos de uma massa fácil de ser preparada, já que leva apenas farinha, água, fermento, sal e açúcar. Depois que a massa cresce, ela é cozida em uma panela até formar uma camadinha marrom dourada. Como sobremesa, são servidos com creme de baunilha, geleia ou frutas. Uma combinação que não tem como ficar ruim, né?

Schwarzwälder Kirschtorte

Doces alemães

Com esse nome difícil, nem parece que esse é um bolo clássico que conhecemos aqui no Brasil como “Bolo Floresta Negra”. Sim, a combinação de chocolate com cereja é original da Alemanha. Na região de Schwarzwald existe de fato uma floresta, sendo que o nome Floresta Negra vem de um licor de cereja feito nessa região.

Já ensinei para vocês uma receita incrível desse bolo em uma versão mega especial, dá uma olhadinha na receita completa

Rote Grütze

Doces alemães
Foto: @alex_kitchenlove_

A Rote Grütze nada mais é do que uma calda doce e azeda de frutas vermelhas como cereja, morango, framboesa,  amora, mirtilo e groselha. Ela pode ser servida de diversas maneiras, mas principais formas são com molho de baunilha, sorvete de creme ou chantilly. Ou então como uma deliciosa cobertura em tortas

Uma característica muito marcante é sua textura, o que pode agradar algumas pessoas e outras não. A consistência lembra um sagu, já que muitas vezes são adicionados cereais moídos. Dá para imaginar que delícia? 

Quarkbällchen

Doces alemães
Foto: @einfachbacken

Fazendo um paralelo com as comidas do Brasil, ele é como um bolinho de chuva, porém, menos doce do que o que estamos acostumados. O Quarkbällchen é feito com um queijo chamado “Quark”, que é muito usado em receitas por ser parecido com um iogurte

O uso desse queijo deixa a receita muito mais leve e macia, sempre buscando fazer um bolinho que derreta na boca. Ele também é frito e antes de ser servido é passado no açúcar granulado ou de confeiteiro. Parece que já ouvi essa receita antes 😂

Schnecken

Doces alemães
Foto: @eczemafreelife

O nome desse doce significa caracol. Isso mesmo, o bichinho inspirou o nome da receita por conta da aparência do pãozinho enrolado. Há vários tipos de Schnecken na Alemanha, como o Nussschnecken, que é recheado com nozes. Mas a essência de ser um pão doce é a mesma independente do recheio. 

É uma espécie de massa folhada, recheada e coberta por um glacê de açúcar com nozes, avelã ou amêndoas. Você vai encontrar esse doce em quase todas as padarias da Alemanha e uma ótima dica é tomar junto com um cafézinho.

Aah, e esse pãozinho lembra muito o cinnamon roll que já ensinei para vocês em um vídeo do canal. Uma ótima opção para fazer de café da tarde.

Ofenschlupfer

Doces alemães
Foto: @yumtamtam

O Ofenschlupfer é um “pudim de pão” feito com maçãs. Sim, elas apareceram novamente mostrando que são realmente a fruta preferida por lá. Essa maravilhosidade é feita com pedaços de pão cortados que são intercalados com maçã e nozes.

Depois de preparar a montagem do doce na travessa, ele é coberto com ovos e leite, e levado para assar no forno por 30 minutos. Os alemães gostam muito de servir essa sobremesa com um creme de baunilha para acompanhar.

***
Depois de falar sobre tantos docinhos, fiquei morrendo de vontade de experimentar todos. Conta aqui pra mim qual desses é seu favorito.