Quem gosta de um bom vinho precisa provar o apfelwein de Frankfurt. A bebida, diferentemente do que estamos acostumados, é feita com maçãs! Por conta da fermentação, o sabor fica meio ácido, mas sem perder o aroma da fruta.

E como foi feita para ser tomada gelada, ela é uma ótima opção de refresco para os dias quentes da Alemanha. Se ficou curioso para conhecer mais sobre a origem do apple wine e também quer recomendações de onde tomar, fica atento nessas informações:

HISTÓRIA

O apfelwein surgiu por volta de 1600 em Frankfurt. Inicialmente, era uma alternativa muito mais barata em comparação ao vinho. Com o tempo, as alterações climáticas e a devastação militar na Alemanha, a sidra passou a ser considerada uma substituta do vinho.

A origem exata dela, pelo que se sabe, é da região de Hessen – estado alemão ao qual Frankfurt pertence. Ah, e se você for procurar pela bebida na cidade, também irá encontrar ela pelos nomes Stöffche ou Ebbelwei.

O QUE É

Apesar de parecer um suco, o apfelwein contém 5% de álcool. E também possui algumas diferenças das sidras tradicionais, principalmente por ter um sabor mais seco com um toque azedinho.

Essa bebida pode ser encontrada em quase todos os restaurantes de Frankfurt e servida normalmente em grandes copos transparentes. O que vai render lindas fotos!

Por mais que essa bebida esteja por todo lado em na cidade, existem alguns lugares especiais reconhecidos por servir um ótimo apfelwein. Listamos alguns que você não pode perder!

ESCHENHEIMER TOWER

Apple Wine - Frankfurt

Esse primeiro restaurante tem uma história bem legal, principalmente por sua estrutura e localização. A torre de Eschenheimer foi construída entre 1426 e 1428 para ser uma torre de vigilância. Com 47 m de altura e oito andares, seu objetivo era proteger a cidade dos diversos perigos da época. 

Hoje, o local funciona como um restaurante no primeiro andar! É uma ótima opção para provar o apfelwein e comer uma deliciosa pizza, carinhosamente apelidada como Pizza Pão pelo Paulo em um vídeo no canal.

APFELWEINWIRTSCHAFT ADOLF WAGNER

Apple Wine - Frankfurt
Foto: @baldurgourmet

Com esse nome complicado de pronunciar, esse lugar é o mais tradicional bar e restaurante que serve essa bebida desde 1931. Além de servir o apfelwein, no menu existem pratos custando a partir de 5,20 euros.

Com um clima descontraído que junta moradores locais e turistas, o Wagner conquista por fabricar seu próprio apfelwein (e se você gostar muito, pode garantir uma garrafa para levar para casa 😉).

EBBELWOI UNSER

Apple Wine - Frankfurt
Foto: @omeroc

Ebbelwoi Unser é outro restaurante tradicional de Frankfurt reconhecido por servir um ótimo apfelwein. Apesar disso, o que realmente chama atenção é o clima do ambiente: ao longo de toda a noite são feitos brindes coletivos com o vinho de maçã, sempre após o soar de um sino. Para ter esse clima de proximidade, o restaurante conta com enormes mesas de madeiras e o objetivo é realmente ter essa união de várias pessoas.

***
Você gosta de sidra e ficou curioso para provar o apfelwein? Corre no canal para ver a reação do Paulo provando, ou assista aqui embaixo: