Uma das coisas mais desagradáveis da confeitaria é o cheiro de ovo nas sobremesas. Afinal, não há nada mais decepcionante do que dar uma garfada caprichada no doce e sentir um sabor ou odor do ovo.

Mas como diminuir o cheiro de um ingrediente tão importante? Separamos algumas dicas práticas e super fáceis de fazer em casa para resolver esse problema! Teste algumas delas e descubra qual a sua forma preferida 😉

Use ovos frescos

Foto: Annie Spratt

Primeiro de tudo, sempre tenha a certeza de que está usando ovos frescos! Pode parecer uma dica boba, mas aqueles ovos que ficam mais tempo dentro das nossas geladeiras acabam tendo um cheiro e sabor mais fortes.

Vale a pena também passar alguns minutos no mercado escolhendo a bandeja perfeita. Fique atento não só a data de validade, como também a aparência do ovo. Nunca compre ovos que estejam levemente rachados ou com um cheiro muito forte.

Ah, e aqui no site nós já contamos qual a melhor forma de conservar o ovo e como saber se ele está estragado.

Acrescente essência ou extrato de baunilha

Receita completa

Você já deve ter escutado ou lido em algum lugar que onde o ovo vai, a baunilha vai atrás. Ou seja, sempre que puder, coloque extrato ou fava de baunilha. Caso não tenha essas duas opções em casa, a essência de baunilha também resolve. Só tome cuidado na hora de dosar o ingrediente, para que o sabor da baunilha não sobressaia demais.

Bata bem os ovos

bolo de abacaxi cremoso
Receita completa

A pressa é a inimiga da perfeição, como diz o ditado. No caso de receitas com ovos, não tenha pressa na hora de bater. O ideal é que os ovos fiquem bem mexidos para que o cheiro diminua. Além disso, o sabor da sua sobremesa terá um sabor mais equilibrado e a textura ficará mais lisa.

Peneire as gemas e as claras

quindim
Receita completa

Os ovos são as estrelas de muitos doces, como no quindim ou no creme de confeiteiro. Quando for preparar sobremesas como essas, se você tiver tempo e paciência, peneire separadamente as gemas e as claras.

E nada de apertar a gema com a colher para peneirar mais rápido, ok? Fazendo isso, a película da gema também irá passar pelos furinhos e o trabalho terá sido feito em vão. Com calma, balance a peneira e, caso necessário, mexa delicadamente o ovo com a ajuda de um garfo.

Gotinhas de limão

cheiro de ovo
Receita completa

Para o pessoal que não gostou da ideia do extrato/essência de baunilha, poucas gotinhas de limão também são uma solução. Além do cheiro do ovo praticamente sumir, o doce terá um delicioso toque cítrico.

***

Quem aí já aplica uma dessas dicas no preparo de sobremesas?