Desde que me tornei vegetariana tenho percebido o quanto pessoas com restrições alimentares têm dificuldade de achar bons lugares para comer. Não é em toda cidade que você encontra restaurantes vegetarianos ou veganos. Muitas vezes tenho que comer só salada ou legumes cozidos por causa da falta de opção :/ 

Como um dos nossos próximos destinos é Roma, já estamos pesquisando lugares que sejam especializados em comida vegetariana ou vegana. Encontramos alguns bem interessantes, então vou compartilhar com vocês quais são. Ah, no post de melhores restaurantes em Roma falei para vocês alguns locais que possuem opções vegetarianas no menu, se quiserem ler é só clicar aqui.

Romeow 

Foto: Trendy Chelsea

Já imaginou juntar um restaurante e café super charmoso com vários gatinhos? Confesso que achei isso bem inusitado, mas o Romeow é um lugar super charmoso e cheio de personalidade. O menu deles é recheado de alimentos naturais e tem ótimas opções vegetarianas e veganas.

Os gatos ficam espalhados pelo ambiente e são super mansinhos, adoram interagir com os clientes. Se quiser provar um prato delicioso, recomendo o ravióli verde, recheado com alcachofras e coberto com molho pesto de hortelã e creme de alho preto. Uma combinação exótica, assim como o local!

Orto 

Foto: Divulgação

Todos os pratos preparados no Orto são feitos com produtos orgânicos. A base da maioria deles são legumes, produtos derivados de leite e azeite. Assim como a comida, o ambiente do restaurante é simples e você se sente dentro de um jardim por causa da decoração cheia de plantinhas.

Um dos pratos mais diferentes por lá é o de almôndegas de abobrinha e batatas, cobertas com amêndoas crocantes e molho de frutas vermelhas. A refeição pode ficar ainda melhor se você pedir por algum vinho orgânico disponível no cardápio.

Écru Vegan 

Foto: @regina_merk

O Écru Vegan é um dos restaurantes com menu mais variado da lista. Eles vendem pratos incríveis, como sushis veganos, falafel com hummus de grão de bico e até mesmo espaguete com algas marinhas. Além disso, eles possuem um mercadinho que vende produtos vegetarianos e veganos.

Caso você se interesse por esse tipo de mercadoria, algumas delas são leite de amêndoa, queijo vegano, smoothies e vinhos – tudo feito por pequenos produtores locais. A decoração do restaurante também é muito linda, com paredes de cimento queimado, mesinhas de madeira e lâmpadas penduradas. 

Solo Crudo 

Foto: Divulgação

Uma das principais motivações do Solo Crudo é a tentativa de um futuro mais sustentável, como eles contam na descrição do Facebook. O restaurante seleciona ingredientes naturais e de alta qualidade para que isso também se reflita nos pratos. É o tipo de lugar que valoriza os sabores naturais dos alimentos, sabe?

O menu tem opções bem variadas, desde petiscos e sopas até sushis e massas. Entre as sopas, há uma de cebola cozida no vinho, com molho tamari, caju e pimenta. As bebidas do local também são orgânicas, ou seja, lá você terá uma refeição saudável e muito saborosa.

Ops 

Foto: @mmmoky

Um dos chefes italianos veganos mais reconhecido no mercado, Simoni Salvini, é quem comanda a cozinha do Ops. O restaurante oferece um buffet que possui várias opções de alimentos tanto para vegetarianos como também para veganos. Ah, no próprio buffet também tem opções de sobremesas, como tiramisu com leite de coco.

O chef procura sempre utilizar ingredientes sazonais e os pratos tem uma influência mediterrânea. Quem gosta desse tipo de serviço e sempre sonhou com um buffet inteiramente vegetariano vai adorar o lugar!

Grezzo 

Foto: Mangia e Bevi

Depois de falar sobre tantos pratos salgados, não poderia deixar de fora uma sobremesa, né? A Grezzo vende chocolates produzidos com ingredientes orgânicos e sem glúten ou qualquer produto lácteo. Todos os doces, incluindo os gelatos deliciosos, são veganos e feitos de forma super artesanal.

Até mesmo as embalagens usadas pelo local são recicláveis, ou seja, todo o processo é o mais sustentável possível. Os sabores são mais levinhos, mas acho que vale bastante a pena experimentar doces maravilhosos, saudáveis e cruelty-free 😉

***

O que não falta por Roma são lugares agradáveis e com ótimos pratos. Não consigo nem escolher qual desses restaurantes da lista é o meu preferido, juro! Caso você conheça algum outro local que venda somente comida vegetariana, me conte por aqui ou fale para mim lá no meu instagram.