A culinária italiana é conhecida mundialmente por causa de suas massas e pizzas. Esses pratos parecem ganhar um sabor ainda melhor quando feitos com ingredientes regionais e técnicas tradicionais de preparo. Em uma viagem para o país, é praticamente impossível você sair sem se apaixonar ainda mais pela comida local.

Eu e o Paulo vamos para Roma em breve e já começamos a pesquisar sobre restaurantes mais interessantes dessa região. Selecionei os 10 melhores e vou contar para vocês quais são. A maioria deles possui menu degustação, perfeito para quem quer provar vários pratos em pequenas porções!  

Marzapane 

Foto: Divulgação

Esse restaurante é bem moderno e, apesar de pequeno, tem pratos deliciosos e criativos. A chef espanhola Alba Esteva Ruiz traz para a comida italiana um toque diferente e mais inovador. Eles oferecem dois tipos de menu degustação, além do à la carte. Os ingredientes são super fresquinhos, já que o menu muda de acordo com os produtos de cada época.

O tartar de camarão e o creme de beringela defumada estão entre os pratos mais pedidos por lá. O restaurante é uma ótima opção para quem quer comer um bom menu degustação e por um preço mais acessível.

All’Oro 

Foto: The Hall Roma

Com pratos super diferentes e diversas opções, o All’Oro conquista cada vez mais clientes. O chef Riccardo Di Giacinto busca tornar sua comida moderna e agradar a todos os paladares, por isso também oferece um menu vegano. Para vocês terem uma ideia dos pratos, o tiramisu de bacalhau é uma das estrelas da casa.

Você pode experimentar os principais pratos do restaurante pelo menu degustação, assim como optar por um único prato. Tanto a decoração do local como o empratamento são super contemporâneos!

Antico Arco 

Foto: Divulgação

O ambiente do Antico Arco é bem descontraído e simples, decorado de forma minimalista – que eu adoro! Eles também têm um menu degustação e, entre os principais pratos, está o risoto de queijo castelmagno com molho nebbiolo. Quem procura por um lugar mais intimista e tranquilo vai adorar o Antico Arco, desde o local até os pratos deliciosos.

La Pergola 

Foto: Scatti di Gusto

Além da vista incrível pra cidade, os pratos do La Pergola são surpreendentes. O restaurante é mais caro – o menu degustação pode chegar até 250 euros – porém vale a pena experimentar a comida de lá pelo menos uma vez. O chef Heinz Beck valoriza, principalmente, a culinária mediterrânea e, claro, a italiana. O lugar possui opções maravilhosas de vinhos que acompanham perfeitamente o menu degustação do local.

O restaurante é mais formal e refinado, por isso é necessário ir com um look um pouco mais apropriado ao local. Ah, eles também aceitam fazer mudanças no menu caso você seja vegetariano, mas vale lembrar que esse restaurante tem base principalmente em carne.

Per Me 

Foto: Luisa Accorsi

Os pratos com peixe são as especialidades do chef Terrinoni. O menu, que também possui opções com carne e massas vegetarianas, é super equilibrado e cheio de sabor. Para quem gosta de mesinhas ao ar livre, as desse restaurante são lindas, principalmente por causa da entrada decorada com árvores que deixam o local ainda mais charmoso.

Se quiser um bom prato de massa, vale pedir pelo cappellacci com ragú de legumes, queijo caciocavallo e temperado com manjerona. A combinação de sabores é incrível e vocês não vão se arrepender de experimentar.  

Glass Hostaria 

Foto: Star Chefs

Assim como o All’oro, o Glass Hostaria é bem moderno e isso se reflete tanto na comida como também na decoração do ambiente. Eles têm dois tipos de menus e ambos possuem partes pensadas especialmente para quem é vegetariano. Os pratos são inovadores e de ótima qualidade, pois são feitos com ingredientes fresquinhos. Além dos pratos vegetarianos você também pode escolher várias massas, como nhoque, ou pratos específicos com carne ou frutos do mar.

Pizza Bonci 

Foto: Eating Italy Food Tours

O Pizza Bonci é maravilhoso especialmente por dois motivos: vender uma pizza deliciosa e que é feita para levar pra viagem. Existem apenas algumas bancadas do lado de fora do local, mas a proposta é que você coma a pizza como um lanche.  

O lugar fica pertinho dos Museus Vaticanos, por isso é bem movimentado, principalmente por turistas. Como a saída das pizzas é grande, elas estão sempre fresquinhas. Os sabores são super variados e os pedaços de pizza são vendidos por quilo. Esse é um dos lugares mais conhecidos da região para comer pizza, então não dá pra perder a oportunidade, né?

Salumeria Roscioli 

Foto: Gastropolitans

Esse restaurante é ideal para quem gosta de aperitivos como queijo e carnes defumadas acompanhados de vinho. Como o próprio nome já diz, o local é uma salumeria, mas eles também possuem uma parte que serve massas deliciosas, como a tradicional carbonara. Não recomendo muito para quem é vegetariano, já que várias carnes ficam expostas e penduradas na área central. Caso não tenha nenhum problema com isso, não deixe essa salumeria de fora do seu roteiro.

Metamorfosi 

Foto: Browsing Rome

O chef colombiano Roy Salomon Caceres procura misturar diferentes tipos de culinária, como ingredientes da América Latina e também do Oriente Médio. Essa combinação aparentemente maluca deu super certo e o restaurante dele é um dos melhores de Roma. Até mesmo o empratamento foge do comum e alguns dos alimentos são servidos em pedras ou em tigelas de madeiras.

Um dos pratos que demonstra bem essa cozinha cheia de personalidade é a carne de wagyu defumada e servida com beringela e purê de amendoim. Os pratos podem ser escolhidos separadamente, mas também dá para optar pelo menu degustação que pode ter 6 ou 10 pratos!

Marco Martini Restaurant 

Foto: Andrea Di Lorenzo via Reporter Gourmet

O Marco Martini é, além de restaurante, um bar – ótimo para quem está buscando um ambiente mais descontraído e moderno. A comida é tradicional e baseada em produtos sazonais de Roma. O ambiente é lindo, bem iluminado e decorado com plantas que ficam espalhadas pelo local. Minha dica é que você escolha o menu degustação, provando diferentes pratos, como o bacalhau com grão de bico ou o spaghetti de tomate, no caso do menu vegetariano.

***

Esses são alguns dos restaurantes mais incríveis de Roma. Comentem aqui embaixo se conhecem mais algum lugar legal que tenha ficado de fora da lista 😉