Roma é aquele tipo de cidade que te conquista à primeira vista, sabe? Além de ser linda, o aroma dos restaurantes invade as ruas e faz com que a gente fique com uma constante vontade de sair por aí provando todos os doces e salgados.

Pensando nisso, selecionamos cinco pratos típicos de Roma para compartilhar com vocês. Para deixar o post mais diversificado, escolhemos tanto sobremesas como também salgados. Dessa forma, todo mundo consegue encontrar algo gostoso para se deliciar por lá 😉

Spaghetti alla Carbonara

Spaghetti alla Carbonara

Começando o post da melhor maneira possível: falando sobre o carbonara! O tradicional espaguete é servido com um creme a base de ovos, água, queijo pecorino, parmesão, pimenta preta e bacon. No entanto, os complementos do prato variam de acordo com cada restaurante. Lá no restaurante Eggs, por exemplo, alguns dos acompanhamentos são trufas, alcachofras e atum.

Outra massa clássica da região é o cacio e pepe. Nesse caso, o molho é preparado com queijo pecorino, pimenta do reino e um pouquinho do molho de cozimento da água. O diferencial desse prato está na picância e delicadeza do sabor, super autêntico e perfumado!

Pizza

pizza
Foto: Jessica Tom

Nem todo mundo sabe, mas a pizza foi criada na verdade pelos egípcios. De qualquer forma, ela continua sendo um dos fortes da gastronomia italiana e romana. A massa e o molho foram aprimorados com o passar do tempo, por isso a Itália ganha os créditos na maioria das vezes.

Por mais que você queira comer uma pizza redonda e clássica, recomendo que provem também a massa da Bonci Pizzarium. Foi nesse lugar que eu comi uma das melhores massas de pizza da minha vida, além de saborear um recheio super saboroso.

Supplì

Supplì
Foto: Salt and Wind

Mesmo não sendo uma comida típica de Roma muito famosa, o supplì é um delicioso bolinho de arroz empanado e frito. O recheio costuma ser de miúdos de frango, molho de tomate e queijo. Apesar formato lembrar o de um croquete, a receita é tradicionalmente romana.

Caso você queira comer um bolinho cheio de sabor e super crocante, vale a pena dar uma passadinha pelo Supplizio. Eles costumam custar aproximadamente 3 euros – um valor bem justo considerando o sabor e o preparo da massa.

Gelato

gelato

Os clássicos gelatos italianos não poderiam ficar de fora da lista. Afinal, eles fazem parte do roteiro de todo turista que vai a Roma. Aqui no site, por exemplo, vocês encontram um post especial com os cinco melhores sorvetes de Roma (e das cinco melhores sorveterias!).

Aproveitem para provar sabores diferentes e regionais. Na I Caruso, não deixe de experimentar o de pistache di bronte e o de zabaglione. Já a Gelateria del Teatro, uma das mais famosas da cidade, vende um sorvete surreal de quatro chocolates.

Ah, e o mais interessante das gelaterias italianas é que vários dos sabores são sazonais. Por esse motivo, aproveitem esses sabores mais únicos e raros.

Tiramisù

tiramisù

Já falamos sobre várias sobremesas italianas por aqui, mas o tiramisù continua sendo um dos doces mais famosos do país. Acredito que todo mundo já deve ter provado pelo menos uma variação dessa sobremesa na vida, composta basicamente por biscoitos champagne, mascarpone e café.

Elegante, cremoso e untuoso, esse é aquele doce que enche a boca de sabor e nos faz suspirar. Para comer um bom tiramisù recomendo irem ao Urbana 47 – um restaurante bem descolado e cheio de charme da cidade.

VEJA TAMBÉM