Alguns lugares no mundo fazem com que a gente se sinta um grão de areia bem pequeno de tão grandiosos e cheios de história que são. O Castelo de Praga é exatamente assim. Com mais de 70 mil metros quadrados, cada cantinho dessa imensidão guarda uma memória. 

O espaço foi fundado no século IX pelo Príncipe Bořivoj, que escolheu construir o castelo/forte perto de uma colina para conseguir ver seus inimigos de uma região mais alta. Hoje em dia ele funciona como casa do presidente da República Tcheca e também é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Praga. Surreal pensar que alguém mora lá mesmo 😂

E apesar de receber o nome de castelo, o local funciona como um grande complexo com várias outras construções, desde igrejas até casas e galerias de arte. Selecionamos os lugares mais incríveis por lá para você já colocar na wishlist de viagem! 

Charles Bridge

A Charles Bridge é a ponte mais importante e uma das mais movimentadas de praga. Até 1841, ela era o único acesso ao castelo. Ou seja, qualquer pessoa que quisesse cruzar a cidade teria que passar por ela! 

Além de ser fundamental para a locomoção do pessoal, a ponte também conta com 15 estátuas em cada um de seus lados. Cada uma delas merece uma foto, e de bônus você fica com a vista para o Rio Moldava. 

Catedral de S. Vito 

A Catedral de S. Vito é definitivamente a construção mais imponente e grandiosa do castelo. Para você ter uma ideia, foram mais de 600 anos de construção – intercalados com períodos de guerra e pragas. 

O local é cheio de detalhes tanto na parte interna como externa, com os vitrais maravilhosos que transformam o ambiente. É tão grande, mas tão grande, que você nem mesmo consegue ver tudo e apreciar todos os detalhes. Vale a pena começar o roteiro por ela para conhecer com bastante calma! 

Golden Lane

Foto: Felix Mittermeier

Pertinho da Catedral fica a Golden Lane – uma pequena ruela com casinhas nas quais moravam pessoas que trabalhavam no castelo. Elas são coloridas, baixinhas e super pequenas, quase como pequenos cubículos mesmo.  Alguns nomes bem famosos também já moraram por lá, como o escritor Franz Kfka!

Hoje em dia algumas das casas foram transformadas em pequenas lojinhas, mas outras servem como um espaço de exposição de roupas e objetos de época. É muito interessante, principalmente para quem tem curiosidade de saber como as pessoas viviam e com o que elas trabalhavam.  

Old Royal Palace

Já que estamos falando de castelos, não poderíamos deixar de colocar nessa lista um palácio, não é mesmo? O Old Royal Palace é uma das construções mais antigas do Castelo de Praga, datado de 1135. Dentro dele você consegue visitar corredores, alguns aposentos  e até outras construções – tudo com um estilo gótico e renascentista repleto de detalhes. 

Um dos espaços mais visitados por lá é o Vladislav Hall, que é o corredor medieval mais largo da cidade. Essa área, mesmo sendo aberta a visitação, continua recebendo celebrações e sendo sede de alguns eventos ao longo do ano. Outro ponto positivo de ir até essa parte do complexo é a vista maravilhosa da cidade ❤️

Basílica de São Jorge

Foto: @vicioushearts

Já imaginou conhecer uma igreja de 920? Esse foi o ano no qual a Basílica de São Jorge foi construída! Apesar de não ser a construção mais bonita do complexo, ela guarda muita história e tem o seu charme próprio. As janelas, por exemplo, são as mesmas do século XII até hoje, com adição de uma capela barroca do século XVIII. 

Vale a pena aproveitar essa parte do passeio para provar alguma comida típica de Praga! Geralmente eles organizam um tipo de feirinha com várias barracas de comida, perfeito para quem pretende gastar pouco e comer bem 😉

***

E então, já tinha ideia de que o maior castelo do mundo ficava em Praga?