Díficil é encontrar alguém que não fique ansioso antes de uma viagem, certo? Todo esse nervosismo é normal, mas ele não pode atrapalhar de forma alguma o planejamento da viagem. Para aproveitar ao máximo o destino, seja ele nacional ou internacional, algumas coisinhas podem (e precisam) ser feitas antes de embarcar.

Curioso para saber quais são elas? Selecionamos sete dicas especiais para todo mundo que pretende viajar em breve. Se colocar pelo menos algumas das sugestões em prática, você já sentirá a diferença quando estiverem passeando pelos lugares 😉

Pesquise muito

mapa
Foto: Daoudi Aissa

Uma dica óbvia, mas que muitas pessoas acabam deixando de lado: pesquisar sobre o destino! Comecem lendo sobre o local em blogs ou sites de viagem, pois assim irão saber as opiniões de outras pessoas sobre os passeios. Dois sites que ajudam bastante são o TimeOut e o Lonely Planet!

Outras formas de conhecer mais sobre os lugares para onde você pretende viajar são: ver filmes e séries gravadas por lá, assistir vídeos e reportagens e olhar as fotos de outras pessoas pelo Instagram. Essa última dica é legal até mesmo para saber como as pessoas se vestem, como anda o clima pela região e quais são os cantinhos mais fotogênicos da cidade.

Faça um roteiro

rússia

Quem nos acompanha há um tempo está cansado de saber o que sempre falamos sobre roteiros. Eles servem como um guia, porém não precisam ser seguidos exatamente da forma como foram planejados. Afinal, precisamos ter a liberdade de explorar o destino sem muitas amarras.

No entanto, saber mais ou menos o que fazer em cada dia é essencial para que você consiga visitar pelo menos parte das atrações. Desta forma, ninguém irá precisar gastar um tempo da viagem pesquisando o que fazer no lugar. Caso não tenha paciência de montar um roteiro em si, faça pelo menos uma lista com o nome dos pontos turísticos, restaurantes e outros espaços que pretende conhecer!

Baixe aplicativos de viagem

dani noce

Para a nossa felicidade, temos milhares de informações bem na palma da nossa mão, com o tão querido smartphone. Sendo assim, aproveite o que a tecnologia tem de melhor a nos oferecer. Antes de viajar, baixe alguns aplicativos de viagem que podem salvar a sua vida. O Google Maps e o Moovit, por exemplo, são ótimos para quem não quer se perder em um lugar diferente.

Outros apps podem te ajudar na hora de economizar, como o SkyScanner para compra de passagens e o HostelWorld e Airbnb na compra de hospedagem. Prometo que não irão se arrepender de testar pelo menos um deles 🙂

Aprenda um pouco da língua local

japão
Foto: Banter Snaps

Essa dica vale para o pessoal que está planejando uma viagem internacional. Saber um pouco da língua local é essencial para comunicações mais básicas – além de ser tratado com maior simpatia pelas pessoas do destino. Da mesma forma que ficamos felizes quando vemos alguém tentando falar português, os falantes de outros idiomas também gostam de ver nosso esforço.

Levando isso em consideração, anote no celular ou em um caderninho expressões como “olá”, “bom dia” ou “boa tarde”, “obrigada” e outras pequenas frases que possam ser necessárias. Quem não quiser ter o trabalho de pesquisar pode comprar um guia pronto com as frases mais importantes!

Contrate um seguro viagem 

mount elbrus

Imagino que ninguém aqui quer passar perrengue em uma viagem, não é verdade? Porém, algumas coisas fogem do nosso controle e nem sempre conseguimos ter a experiência dos sonhos. Caso passe por algum imprevisto, um bom seguro viagem pode te ajudar bastante a resolver toda a situação.

Muitas pessoas acabam deixando esse serviço de lado por pensarem que ele é caro. Mas, a realidade é que existem pacotes com preços super acessíveis e ótimas coberturas. Para saber melhor qual o tipo de seguro viagem ideal para você, é só dar uma olhadinha neste post.

Confira a previsão do tempo

rússia

É impossível prever exatamente como estará o clima durante a viagem. Ainda assim, ficar de olho na previsão do tempo é uma tarefa sempre necessária. Entender melhor a temperatura da cidade e o índice de chuva durante cada época do ano é essencial tanto para montar a mala, como também para planejar os passeios.

Sabendo mais ou menos a previsão do tempo, você conseguirá ter uma ideia melhor de quais passeios poderá fazer. Se tudo do seu roteiro depende de sol, por exemplo, pense em um plano b antes mesmo de chegar ao local 😉

Arrume as malas com atenção

mala arrumada
Foto: STIL

Nada de deixar para arrumar a mala de última hora! Já demos algumas dicas de como organizar a bagagem sem erro, mas não custa nada reforçar a ideia. Além da roupa, como já mencionamos, outros itens como remédios e documentos fazem toda a diferença para que você curta ao máximo o destino.

Com relação aos remédios contínuos, não se esqueça de levar o tanto necessário para o período da viagem e a receita médica. Protetor solar e peças confortáveis também são fundamentais! Para não esquecer nada, anote tudo em uma lista e dê “checks” conforme organizar a mala.

VEJA TAMBÉM