Com planejamento e muita pesquisa, a sua viagem de férias dos sonhos pode sair do papel. E, se você não tem ideia de por onde começar, pode ficar tranquilo! Separamos cinco dicas super importantes para que essa vontade se realize. Agora, quero todo mundo com o celular ou um caderninho na mão para anotar as dicas e já começar a organização 😉

Organize sua rotina no trabalho

trabalho
Foto: Glenn Carstens-Peters

Primeiro de tudo, é preciso organizar todas as suas tarefas no trabalho. Procure deixar o máximo de coisas possíveis adiantadas. Dessa forma, você não terá que correr com nada antes ou até mesmo durante a viagem.

Além disso, solicitar as férias com antecedência é fundamental. Se você for o dono da empresa, informe as pessoas que trabalham com você, já que, de certa forma, elas dependem da sua direção. Outro hábito que precisa se tornar um costume é delegar funções. Como consequência disso, você terá uma pessoa treinada para exercer as suas funções dentro da empresa.

Atenção ao orçamento

cartões
Foto: Oliur

Tornar uma viagem de férias realidade pode ser difícil para muitas pessoas. Por esse motivo, economizar é uma das principais etapas de planejamento. Você deve começar a se preparar financeiramente meses (ou anos) antes. Nessa fase, tenha em mente alguns destinos e pesquise o quanto seria necessário para ir a cada um deles.

Para facilitar o processo de comparação de preços e também saber quanto de dinheiro que você já tem, crie uma planilha ou anote tudo em um caderninho. Acompanhe esse planejamento mensalmente e estabeleça metas para!

Defina o destino

nova zelândia

A escolha do destino depende de vários fatores. Um deles, por exemplo, é o quanto estamos dispostos a pagar. Também é preciso analisar quando você pode tirar férias e qual a melhor época para conhecer determinado lugar. Não adianta nada querer conhecer o Canadá com neve, mas viajar para o país em julho. Tente sempre equilibrar tudo isso para fazer a melhor escolha possível.

Documentos necessários

porta documento
Foto: Anthropologie

Documentação é um assunto sério, por isso nunca deixe para resolver isso de última hora. Quando estiver pesquisando sobre o destino, procure saber se eles exigem algum tipo de vacinação, como no caso do Panamá com a vacina de febre amarela.

Passaporte e visto são outros dois tópicos que você não pode esquecer. Alguns países não existem o visto de brasileiros, mas o passaporte é quase sempre necessário. Caso você já possua esses dois documentos, dê uma checada na validade de cada um deles.

Não volte de viagem no último dia de férias

descansar na cama

Por mais que você tenha um tempo curto disponível para essa viagem de férias, tente ao máximo não voltar no último dia. Se você cometer esse erro, irá perceber que os seus primeiros dias de trabalho serão cansativos e pouco produtivos. Sendo assim, volte pelo menos dois dias antes para o seu corpo voltar a se acostumar com a rotina.

VEJA TAMBÉM