harmonizacao-vinho-manjar-de-coco-ickfd

Depois de alguns meses sumida do site, cá estou novamente (já estava com saudades de escrever)! A partir de hoje, os posts desta coluna serão mais focados na harmonização com sobremesas do ICKFD e, para começar, a receita escolhida foi o Manjar de Coco.

Para acompanhar esse doce cremoso, a dica é optar por um espumante moscatel por dois motivos: o manjar é uma sobremesa muito delicada e receitas delicadas, em geral, se encaixam perfeitamente com espumantes. Segundo, porque a receita do manjar contém leite, e tudo que tem gordura fica bem legal com esse tipo de bebida.

Mas, como sempre digo, em meio a uma dúvida, nada melhor que buscar a opinião de um profissional. Falei com a querida Josi Pieri e ela confirmou minha ideia: segundo ela, o espumante moscatel tem cremosidade, bom colchão de espuma na boca, frescor e doçura compatíveis.

Ah, e essa dica também vale para um pudim de leite condensado! Mas vale lembrar que apesar de espumante ir bem com doce e gordura, dificilmente conseguiremos harmonizá-los com chocolate, que é rico em taninos e apresenta um sabor muito marcante para a leveza dos espumantes. Para o chocolate, dê preferência aos vinhos do porto (você pode ler mais sobre esses vinhos neste post!).

livro-manjar-de-coco-danielle-noce-ickfd-2

Então aqui vão duas indicações para deixar aquele manjar de domingo com uma carinha diferente:

Espumante Moscatel Casa Valduga. Casa Valduga, Vale dos vinhedos, Brasil.

Paladar delicado e elegante, que remetem a toques florais e frutas tropicais.

Preço médio: R$ 41.

vinho-com-manjar-casa-valduga-ickfd-carol-araujo

Espumante Araldica Asti. Aradilca, Piemonte, Itália.

Paladar muito elegante, suave e cremoso em boca. Aroma de flores brancas, mel e limão siciliano.

Preço médio: R$ 86.

vinho-araldica-com-manjar-carol-araujo-ickfd

***

Gostou das sugestões? Assim que você provar a combinação, conte pra mim o que achou!

Saluti

Foto de capa: Stefanos Cata