Páscoa chegando, muita gente me perguntando qual melhor vinho para servir com – claro – chocolate e bacalhau! Como comentei nesse post, chocolate “casa” perfeitamente com essa maravilha fortificada, o vinho do Porto… principalmente os Tawnys e Rubys… mas, atualmente, estou na fase de espumantes, então acho que talvez me arriscaria num espumante nacional demi-sec. Bem minha cara começar a falar da sobremesa antes do prato principal, né? rsrsrs

harmonizacao-vinho-bacalhau-pascoa-carolina-araujo-bnpress-ickfdBnpress

Então vamos ao prato principal: o bacalhau! Em um dos meus posts iniciais, comentei que o bacalhau é um dos pouquíssimos (se não o único) peixes que harmonizam com vinho tinto. Porém, trata-se de um prato tão fantástico que também harmoniza perfeitamente com branco! Tudo irá depender da forma como ele foi preparado. Mas antes de começar a sugerir qualquer coisa aqui, vamos relembrar o primeiro “pulo do gato” da harmonização? Quando falamos de bacalhoada, qual país logo nos vem em mente? Portugal, certo? Então sem dúvidas, os vinhos portugueses serão um grande acerto aqui! Não os únicos a harmonizarem, mas eu acredito que um dos melhores 😉

Se sua entrada for um bolinho de bacalhau… hummm… se jogue num espumante brut ou brut rosé! Certeza que você não se arrependerá! Os espumantes “quebram“ a gordura da fritura, e tornam os bolinhos bem mais saborosos! Caso sua opção seja servir uma salada de bacalhau, opte por vinhos jovens e aromáticos, sem presença de madeira. Algumas boas opções de uvas brancas são: Alvarinho, Rabigato, Bical, Encruzado, Antão Vaz. Já para os tintos, sugiro algum vinho Alentejano… Eles são super frutados e de maneira geral têm uma acidez muito equilibrada!

bacalhau-a-bras-jamie-oliver-ickfdBacalhau à Brás do Jamie Oliver

Se for optar por pratos com sabores mais fortes, como aqueles que levam alho, azeitonas e batatas, mergulhado no azeite, prefira tintos mais encorpados, porém com taninos leves e boa acidez. Já, se preferirem o branco, apostem nos mais untuosos, que passaram por carvalho – evite vinhos muito leves e frescos. Eu adoro acompanhar esse prato com o vinho Esporão Reserva Branco, fica simplesmente divino!

Para bacalhoadas cozidas, (algumas levam até mesmo leite de coco), aí eu fugiria um pouco dos portugueses e tentaria um chardonnay chileno, por exemplo, um Viu Manent Gran Reserva é uma boa escolha.

E depois da entrada e do prato principal, bora correr abrir os ovos, bombons, tortas, bolos, ou qualquer que seja sua sobremesa de chocolate, acompanhada com aquela tacinha deliciosa de um bom vinho do porto ou espumante para fechar o almoço do domingo!

ovo de colher de brigadeiro ickfd 3

Excelente Páscoa a todos!

Saúde!