Imagino que muitos de vocês já falharam na missão de preparar um bolo de cenoura fofinho, certo? Apesar de parecer uma tarefa simples, acertar o ponto da massa acaba sendo uma grande vitória.

Como muita gente tem essa dificuldade, hoje vamos compartilhar alguns segredos para realizar o sonho do bolo de cenoura perfeito. Coloquem as dicas em prática e depois corram aqui para contar os resultados 😉

Pese as cenouras

bolo de cenoura
Foto: Flour And Floral

Se uma receita pede por uma quantia exata de gramas de cenouras, respeite essa determinação! Um dos principais motivos para o bolo ficar embatumado é o excesso de cenoura. Sendo assim, pese os pedacinhos do legume e tenha a certeza de que estará incorporando a quantidade necessária para a massa. Na nossa receita, por exemplo, são necessários 270 gramas de cenoura!  

Triture bem as cenouras

bolo de cenoura

Pedacinhos de cenoura nem sempre são bem vindos na massa, por isso triture bem o ingrediente. Para facilitar o trabalho do liquidificador ou processador, acrescente já nessa etapa os ovos, o óleo e o açúcar. Bata tudo até formar uma mistura bem homogênea. Garantindo a perfeição nesse preparo, as chances do seu bolo solar diminuem bastante.

Não esqueça de pré-aquecer o forno!

bolo de cenoura

Outro erro muito comum e que poucas pessoas têm conhecimento! A temperatura do forno é essencial para garantir o cozimento uniforme do seu bolo. Por esse motivo, é fundamental que o forno seja pré-aquecido, ficando quentinho para receber a massa ainda crua. Dessa forma, o fermento terá as condições ideais para cumprir o seu papel.

Ah, e nada de abrir a porta do forno toda hora, ok? Isso faz com que o ar quente escape, contribuindo para que o meio do seu bolo afunde.

Peneire os ingredientes secos

bolo de cenoura

Se quiser uma massa lisinha e sem “grumos” inconvenientes, basta peneirar os ingredientes secos. Eles geralmente possuem grãos um pouco maiores e que são difíceis de dissolver quando misturamos todos os ingredientes. Caso esse momento de preparo seja pulado, é possível que sua massa fique mais pesada do que deveria.

Incorpore os ingredientes delicadamente

bolo de cenoura

Massas fofinhas requerem delicadeza. Tendo isso em mente, misture a farinha e o fermento com muito carinho e atenção. Sabemos que a maioria das receitas pede para que todos os ingredientes sejam levados ao liquidificador – incluindo as nossas. Embora esse tipo de preparo não esteja errado, incorporar a farinha e o fermento com a ajuda de uma espátula ou fouet é uma alternativa melhor.

VEJA TAMBÉM