jimy40-azuki

Para nós brasileiros, o feijão vermelho dispensa apresentações. O que muitos não sabem é que ele também é muito utilizado na culinária asiática, só que em receitas doces.

O feijão vermelho (também chamado de Azuki) é um dos ingredientes mais importantes na confeitaria asiática. É rico em antioxidantes, fibras, proteína e ferro. Por ter um gosto mais suave e mais adocicado do que os outros feijões, ele é muito utilizado em receitas doces. Para nós, que gostamos de doces mais adocicados, a adição desse ingrediente pode parecer estranha ao paladar. Mas por que não dar uma chance a novos sabores?

COMO USAR

Para ser incorporado nas receitas doces, é recomendável fazer uma pasta com o feijão vermelho. O método é muito simples: basta cozinhá-lo somente em água, depois batê-lo em um processador. Em seguida, basta levar essa pasta em fogo baixo com manteiga e açúcar, mexendo constantemente, até adquirir uma consistência de brigadeiro. A quantidade de açúcar fica a seu critério. Se você quiser uma pasta bem lisa, recomendo passar o feijão cozido em uma peneira (para retirar toda a sua casca) antes de colocá-lo no processador.

Você pode usar uma medida de aproximadamente 230g de feijão azuki para 3 xícaras de água. O tanto de manteiga para essa quantidade fica em torno de duas colheres de sopa. Depois, 2 xícaras de açúcar e uma pitadinha de sal para realçar o sabor. Vale testar para ver se você gosta assim ou prefere menos doce 😉

Pasta feita, é hora de usar a imaginação. A pasta de feijão vermelho vai bem com todas as receitas doces, podendo ser incorporada a sorvetes, bolos, pães, brownies, macarons, cupcakes. O meu doce com feijão preferido é o Tayaki, que nada mais é que uma massa de crepe, assada em formato de peixe e recheado com pasta de feijão vermelho, facilmente encontrado em feiras de rua nos bairros asiáticos.

feijao-vermelho-azuki-pasta-doce-chinasichuanfood-ickfdfoto: Chinasichuanfood

tayaki-doce-com-feijao-azuki-liveblogfoto: Livedoor

macaron-azuki-matcha-loveandlemon-ickfdfoto: Love and Lemons/foto de capa: Jimy40 (flickr)

ONDE ENCONTRAR

O feijão vermelho é encontrado em qualquer supermercado. Você também pode encontrar a pasta pronta, em supermercados asiáticos.

COMO CONSERVAR

A pasta de feijão deve ser conservada na geladeira, em um recipiente fechado. Ela tem validade de 2 semanas.