Uma faca está para um cozinheiro assim como uma tesoura está para um cabeleireiro. Ou… Como um fouet está para nós ;D

Para os dois primeiros, o principal instrumento de trabalho deve estar sempre impecável. No caso do cozinheiro, facas bem amoladas são essenciais. Mas cá entre nós: quem é que aguenta cortar uma maçã que seja com uma faca cega? Além de ser péssimo, os riscos de acontecer algum acidente são bem altos.

Por isso, este segredo é para você que já é expert na culinária (é sempre bom aprender um pouco mais), e para você que gosta de cozinhar. Para começar, é importante que a faca a ser utilizada tenha os cabos confortáveis e, de preferência, que não sejam lisos. Isso facilitará o manuseio do instrumento.

O que fazer para amolar uma faca corretamente?

Existem várias opções; estas são as melhores e mais conhecidas:

  1. Com uma pedra especial. Ela deve ser como um tijolinho e apresentar duas partes, uma mais grossa e outra mais fina. O lado mais grosso serve para amolar as facas; o mais fino (menos abrasivo) é para melhorar o fio. Também existem pedras específicas para cada função, vai depender da loja em que você for comprar.A pedra deve estar molhada. Posicione a faca no ângulo de 45°, com a parte do corte encostada no lado grosso da pedra e deslize, com cuidado, como se fosse raspar a superfície. Pressione a lâmina e repita a operação mais ou menos 25 vezes. Depois, faça o mesmo com o outro lado da lâmina.Vire a pedra para o lado fino e repita os movimentos. Isso vai formar o fio da faca. Para terminar, passe-a sobre um cinto de couro, para que a lâmina não fique serrilhada.
  2. A chaira é utilizada para aumentar o fio da faca. É um instrumento de aço inox fino e comprido, como um bastão. Para ter uma faca com o gume sempre afiado, o ideal é usar a chaira antes e depois do uso. Segure a chaira em uma mão e, com a outra, posicione a faca inclinada a 20°, mais ou menos. Desça com ela até o final e repita do outro lado, até ter certeza de que o instrumento está pronto.
  3.  Se você acha perigoso amolar as facas com os métodos acima, não se preocupe. Existem aparelhos a partir de nove dólares que fazem o trabalho todo por você. A única tarefa é segurar a faca. É o caso do Edgeware Edge Grip, um afiador de facas portátil. Ele cabe na palma da mão e pode ser apoiado na bancada da cozinha. Fácil, né? Existem outros mais sofisticados e, quanto mais funções, maior o preço.

faca4

O tempo que vai levar para amolar de novo depende do quanto você usar a faca. Cuidar dos instrumentos é muito importante. Lave as facas à mão e guarde em algum lugar em que elas não fiquem em contato com objetos que possam estragar o fio. E principalmente longe das crianças!

Aí vai um vídeo que explica bem certinho como amolar uma faca com a pedra até ela cortar um papel como se fosse manteiga: