Será que sobremesas, além de nos dar prazer, podem beneficiar a saúde e a beleza ao mesmo tempo? Claro que sim! Já ouviu falar em beta caroteno? Existem várias substâncias que dão cores para as plantas e cada uma delas têm propriedades e funções diferentes. Por isso é recomendado uma alimentação com cores variadas, para diversificar os nutrientes consumidos. Mas nada de corantes artificiais, hein?

Entre os corantes naturais está o beta caroteno, que dá a cor amarela e alaranjada da cenoura, abóbora, mamão, manga, damasco, pêssego, maracujá, toranja, mamão… você já deve ter pensado num monte de sobremesa, né? Contudo, também se encontra esta substância, mesmo em menor quantidade, em vegetais verde-escuros como: espinafre, brócolis, manjericão, couve, chicória, agrião e ervilha. Entre os benefícios que o beta caroteno nos traz, que não são poucos, podemos apontar: antioxidante, por isso combate ao envelhecimento celular precoce; é bom para a visão, fortalece o sistema imunológico e estimula a produção de melanina. O beta caroteno confere elasticidade e vigor à pele, fortalece as unhas, dá brilho aos cabelos e promove um bronzeado mais saudável, duradouro e bonito.

betacaroteno mamao antonio ickfdfoto: Rufflemint

O consumo de beta caroteno não isenta a necessidade de uso de protetor solar. Todos os vegetais citados acima possuem diversos outros nutrientes como vitaminas e sais minerais. Aproveite as frutas da época, para consumir produtos de excelente qualidade e preços bons. Curta um bom sol no início da manhã e no final da tarde. Sua pele, olhos, unhas e cabelos agradecem.

betacaroteno antonio ickfdfoto: Favim

Confira algumas sugestões do ICKFD de receitas com beta caroteno: