Estamos passando por um período de pandemia mundial, e todo cuidado é pouco. Apesar de algumas medidas parecerem extremas, como a higienização de alimentos, são ações necessárias para evitar a contaminação não só pelo COVID-19, como também por outras bactérias que possam estar alocadas nesses produtos.

Precisamos, mais do que nunca, fortalecer nosso sistema imunológico, e frutas, verduras e legumes são essenciais. Por isso, não tenha medo de comprar e consumir esses alimentos. O segredo está em como lavar todos eles para evitar a contaminação. Se você ainda tem dúvidas quanto a necessidade dessa tarefa, aqui vai uma explicação breve: 

Alguns especialistas e a Organização Mundial da Saúde afirmam que o coronavírus pode sobreviver por horas e até dias em algumas superfícies. Como não temos como controlar a higiene de quem toca nesses alimentos no mercado ou na feira, é fundamental tomar o cuidado da limpeza correta desses produtos em casa. 

Então, tendo tudo isso em vista, vamos explicar para vocês como fazer a higienização desses alimentos in natura! São passos bem simples e que podem ajudar a diminuir a curva de crescimento do coronavírus, além de manter sua saúde mais segura 😉

PRIMEIRO PASSO

Foto: Jacek Dylag

Assim que você chegar em casa com as compras, coloque-as em um canto da pia ou em cima da mesa. Em seguida, remova e descarte todas as embalagens. Feito isso, é hora de encher a cuba da pia ou uma bacia com água. 

É importante contar quantos litros cabem no espaço que você for utilizar, por isso procure contabilizar com o auxílio de uma jarra medidora. Com o recipiente já cheio de água, dilua a água sanitária neutra. Aqui, é preciso ter dois cuidados: na proporção e no tipo de água sanitária. 

Quanto a proporção, a medida correta é: para cada litro de água, apenas uma colher de sopa de água sanitária. Não coloque mais produto químico que o necessário, porque em grandes quantidades ele é tóxico para a nossa saúde. Além disso, utilize água sanitária pura, sem adição de outros alvejantes, corantes ou aromas. 

SEGUNDO PASSO

Foto: Talal Ahmad

Tendo a mistura de água sanitária com água pronta, é só mergulhar todas as frutas, verduras e legumes. Para a limpeza ficar ainda melhor, esfregue delicadamente esses alimentos com a mão ou com uma esponja limpa, aproveitando a água que está sendo usada para higienizar o produto. 

Depois, é só deixar de molho entre 10 a 15 minutos para que a água sanitária tenha tempo suficiente para agir e matar todas as bactérias e vírus. Vale até colocar um despertador para não esquecer tudo de molho por muito tempo!

Ah, e enquanto ficam de molho, não esqueça de limpar a bancada que usou de apoio para colocar as compras 😉

TERCEIRO PASSO

Foto: Manki Kim

Agora que você deixou esses alimentos de molho, já pode ficar tranquilo quanto ao vírus. Porém, é necessário tomar outro cuidado: evitar intoxicação por conta da água sanitária usada. Por isso, descarte a água usada (ou reserve para limpar a casa) e comece a lavar em água corrente suas frutas, verduras e legumes. 

Coloque tudo o que foi lavado no escorredor ou em cima da pia e deixe secar bem. Se quiser, pode usar papel toalha para acelerar o processo. Eles precisam estar bem secos antes de serem armazenados na geladeira – que, aliás, também precisa estar bem higienizada para receber esses alimentos limpos. 

DICAS

Foto: Jeff Siepman

Alguns alimentos, por conta desse processo de higienização, acabam tendo seu amadurecimento acelerado. Para evitar que suas bananas estraguem, por exemplo, o ideal é que elas sejam compradas ainda verdes. 

Além disso, a posição dos alimentos também interfere no amadurecimento de outros. Frutas como a banana, a maçã, o abacate e a manga liberam o gás etileno, responsável pela aceleração no processo de amadurecimento. Sendo assim, coloque-as longe de legumes e verduras, que precisam durar mais tempo na geladeira. 

Outro detalhe que muitas pessoas se perguntam: o vinagre não é potente o suficiente para eliminar todos os vírus e bactérias. Para ele surtir algum efeito, teria que ser usado em grandes quantidades e pode deixar um sabor residual. Então, deixe o ingrediente de lado e aposte na água sanitária pura. 

***

Lembrando que todas essas dicas devem ser feitas ao mesmo tempo que cuidados com a higiene pessoal são tomados. Use máscara, lave bem as mãos e esteja sempre com álcool gel te acompanhando. Mantenha distância das pessoas e cumpra o isolamento social sempre que puder!