“Um Bentley feito sob encomenda com estofamento de oncinha pode ser um sonho inatingível. Uma camisa feita sob medida custa 300 dólares. Então, que luxo vai caber no seu bolso? Um saquinho com meio quilo de pó de café com o blend que você quiser e a torrefação na medida do seu paladar pode ser seu por 4 pratas.”

Donald Schoenholt, presidente da torrefação de café mais antiga dos Estados Unidos.

julianolamur-cafeemcasa-blog.thisisnotnew.comFonte: blog.thisisnotnew.com

Muita gente tem me perguntado se eu acho que essa onda crescente do consumo de cafés especiais tem a ver com a tal da “gourmetização” que anda atingindo todo mundo por aí. E a minha resposta é sempre a mesma: não só não tem a ver com essa moda de fazer tudo parecer mais raro e caro do que realmente é, como é justamente o movimento contrário.

Explico: já falamos por aqui de algumas das diferenças entre o café comum, vendido nos supermercados, e os cafés especiais. Acontece que é difícil perceber essa diferença até que os dois estejam lado a lado, um em cada xícara, na sua frente. Então quero propor um desafio a todos os apaixonados e apaixonadas por café que estão lendo esse texto.

julianolamur-cafeemcasa-revistagloborural.globo.comFonte: revistagloborural.globo.com

É um desafio muito simples: procure na sua cidade um lugar que vende cafés especiais (não deve ser difícil de encontrar com a ajuda da internet). A maioria destes locais vende o café em grão, mas se você não tem um moedor pode pedir para levar o café moído para casa, e é possível que eles façam isso na hora. Vale lembrar de perguntar qual dos cafés foi torrado mais recentemente, pois estará mais fresco. Com uns 15 ou 20 reais você deve partir para casa feliz com seu pacote de café especial em mãos. 🙂

julianolamur-cafeemcasa-instagram.com_huckleberryroasters_Fonte: Huckleberry Roasters

Chegando em casa, faça o experimento: passe um pouco daquele café normal, de supermercado, que todos temos no armário (sim, aqui em casa também tem), e faça a mesma receita com seu café especial. Eu recomendo uma colher de sopa (mais ou menos 12g) de café para 200 ml de água, mas cada um tem a sua receita favorita. Colocando os dois lado a lado, garanto com 100% de certeza que você vai perceber a diferença no aroma, na cor, na textura e no sabor, para começo de conversa.

Você pode comentar sobre o resultado aqui embaixo, ou postar no Instagram e usar a hashtag #CaféEmCasa. :))

julianolamur-cafeemcasa-instagram.com_bryanschiele_Fonte: instagram.com/bryanschiele

Os cafés especiais jamais serão “gourmetizados” porque são realmente raros. Eles valorizam quem os produz, processa, prepara e claro, consome. Nesse sentido, pagar um pouco a mais pelo produto é justificável e acaba valendo a pena. Vivemos no país que mais exporta café para o mundo e só agora estamos nos dando conta de que podemos beber um café de qualidade. Já é chegada a hora de nos permitirmos esse luxo.

julianolamur-cafeemcasa-instagram.com_arabicasimplesFonte: instagram.com/arabicasimples