Processed with VSCO with hb2 preset

Oi, pessoal! Como estão?

Nesse ano de 2016 tenho sido surpreendido pela grande quantidade de pessoas que buscam informações sobre o café de todos os dias. Claro que o interesse dos consumidores reflete no mercado, aumentando o consumo dos cafés especiais e a procura por novos métodos de extração. É aí que entram em cena as feiras e os campeonatos que acontecem anualmente, buscando divulgar novidades e apresentar tendências de consumo do café.

Processed with VSCO with hb2 presetProcessed with VSCO with hb1 presetFontes: @arabicasimples e Nathalia Lange

Como já contei por aqui , em 2015 o Brasil começou a organizar o Campeonato Brasileiro de Aeropress, que serve como classificatória para um evento internacional. Esse evento reúne os melhores competidores de vários países e nele os juízes escolhem a receita que reinará soberana sobre todas as outras receitas de Aeropress do mundo, pelo menos até o ano seguinte. 🙂

Nas fotos acima, vocês podem ver alguns momentos do campeonato deste ano, que aconteceu aqui em Curitiba e do qual eu participei (sou o cara da esquerda com a camiseta azul marinho que está conversando com um dos juízes do campeonato). Cheguei às semifinais e foi uma experiência incrível experimentar alguns dos melhores cafés por aqui.

Ah! E como não poderia deixar de mencionar, esse ano o 3º lugar do campeonato mundial foi ocupado pelo brasileiro Hugo Rocco, do Moka Clube aqui de Curitiba. Ou seja: produzimos muito café, cafés de grande qualidade e excelentes baristas aqui no Brasil. Isso sim é motivo para um brinde! Cheers!

julianolamur-cafeemcasa026-aeropress-instagram.com-ma_arisFonte: instagram.com/ma_aris/

Em 2016 o título mundial ficou com o polonês Filip Kucharczyk, do Cafe Targowa, que venceu 107 competidores poloneses (!!!) e 50 de outros países com a seguinte receita:

Você vai precisar de:

  • Aeropress (invertida);
  • filtro de papel (escaldado em água quente);
    35 gramas de café com moagem média;
  • 250 a 270 ml de água quente a 81ºC;

Modo de preparo:

  1. Acrescente os 35 gramas de café e despeje 150 ml de água em 15 segundos;
  2. Mexa por 30 segundos;
  3. Coloque a tampinha com o filtro e espere um minuto;
  4. Inverta a Aeropress sobre uma caneca, dê uma breve misturada no conteúdo e extraia;
  5. Acrescente 100 a 120 ml de água ao café pronto, a seu gosto.

O tempo total de extração será de aproximadamente 2’10”. Depois de beber esse café você deve se sentir mais ou menos como o Filip:

melhor-receita-aeropress-mundo-2016-worldaeropresschampionship.comFonte: worldaeropresschampionship.com

Um abraço e boas bebidas!