chocottone-4

Para o chocolate não tem tempo ruim. No calor do verão, ele nos refresca em formato de sorvetes e picolés, e durante o inverno, ele nos aquece em fondues e como bebida.

O mundo inteiro ama chocolate. Por isso, quando chega dezembro ele também está presente nas principais celebrações. Aqui vão algumas delícias de fim de ano onde o chocolate roba a cena.

1. Bûche de Nöel

Parecido com o nosso rocambole, o Bûche de Nöel é servido durante o mês de dezembro na França e em regiões com influência francesa como Bélgica, Líbano e Quebec (Canadá).

A versão tradicional do doce consiste em um génoise (pão de ló branco) recheado com buttercream de chocolate e coberto com ganache. Sua decoração imita um pedaço de tronco de árvore, o que ajuda a decorar a mesa de Natal.

dani-noce-receita-rocambole-trufado-chocolate-buche-noel-2Foto: Paulo Cuenca – CLIQUE AQUI para conferir a receita!

2. Basler Brunsli

Conhecido como o “brownie suíço”, esse biscoito de chocolate e amêndoas não pode faltar nas ceias natalinas do país. A mistura de chocolate em pó, farinha de amêndoas, açúcar, claras de ovo, canela e cravo resulta em biscoitos macios e bem “chocolatudos”.

basler-brunsli-cookies-suicos-oliviascuisine-doce-natalino-chocolate-ickfdFoto: Olivia’s Cuisine

3. Marens-Kornflexkökur

Se você, assim como eu, não consegue pronunciar o nome desse doce, melhor chamá-lo de “biscoito de chocolate e flocos de milho”.

A receita, tradicional da Islândia e popular durante as festas de final de ano, é bem facinha de fazer e leva apenas merengue, chocolate e flocos de milho.

marens-biscoito-natal-islandia-saveur-ickfdFoto: Saveur

4. Chocolate Lebkuchen

A receita do Chocolate Lebkuchen é tradicional da Alemanha. A massa desse biscoito leva todas as especiarias e oleaginosas tão utilizadas na época de Natal. Seu grande diferencial é o banho de chocolate final.

biscoito-natalino-alemao-ickfd-saveurFoto: Saveur

5. Chocolate Caliente Navideño

No Peru, o chocolate quente é especialmente consumido durantes o mês de dezembro. A bebida leva canela e uma grande quantidade de chocolate. Em algumas partes do país, igrejas recolhem doações para preparar a bebida e distribuir entre os mais necessitados junto com uma fatia de panettone.

chocolate-quente-hannagoransson-ickfdFoto: Hanna Goransson

6. Decadent Trifle

Mais que uma simples sobremesa, o Decadent Trifle é um centro de mesa. O doce é elaborado em camadas e servido em taças grandes transparentes. Por suas cores vibrantes, o prato nunca passa despercebido.

Acredita-se que essa delícia tem mais de 300 anos, marcando presença nos livros de receitas ingleses. As versões recentes e mais populares durante as festas de fim de ano americanas incluem ginger cake (uma espécie de pão de mel), frutas, chantilly e, é claro, chocolate! No Brasil, essa maravilha é conhecida como pavê:

receita-dani-noce-pave-extra-2Clique aqui para conferir a receita – Foto: Paulo Cuenca

7. Parrozzo

O Parrozzo, um bolinho em formato de meia esfera, é consumido principalmente durante o mês de dezembro na região de Abruzos, na Itália. Feito com farinha de trigo e de amêndoas, a sobremesa leva uma cobertura de chocolate amargo.

parrozzo-doces-natalinos-thegourmettraveler-ickfdFoto: The Gourmet Traveler

8. Panettone recheado com brigadeiro

Nessa lista não podia faltar nosso delicioso panettone recheado. Apesar de ser uma adaptação do panettone italiano, essa invenção de colocar brigadeiro ou trufa dentro do pão doce e cobrir com chocolate é nossa! E, vamos combinar, é um baita upgrade na versão original!

chocottone-5Clique aqui para conferir a receita deste delicioso chocottone – se quiser, fique à vontade para aproveitar cada pedaço com uma porção generosa de brigadeiro! – Foto: Paulo Cuenca

Conta pra nós: a sua ceia de fim de ano também envolve chocolate? O que sua família costuma fazer durante essas festividades?

Aproveito para desejar umas festas recheadas de chocolate para você e um 2017 bem docinho!