Um dos destinos mais procurados no Panamá são as ilhas de San Blas, cada uma com seu charme e beleza encantadora. O arquipélago fica na costa atlântica do Panamá e é composto por mais de 360 ilhas. Claro que nem todas elas são turísticas, mas muitas têm estrutura para receber visitantes.

A região é controlada por indígenas que vivem por lá, por isso o nome oficial da área é Kuna Yala, ou Guna Yala. São eles que administram as ilhas e até mesmo o turismo. A região possui paisagens incríveis e é ótimo destino para quem quer relaxar e ficar longe de muita agitação por um tempo. Fiz uma listinha com as cinco ilhas que achei mais fascinantes 🙂

Isla Perro Chico

Foto: Rubiatica

Uma das ilhas mais famosas do arquipélago é a Isla Perro. A praia é ótima e o mar não é muito agitado, perfeito para nadar pelas águas cristalinas. Por ser a ilha mais procurada pelos turistas, fica mais cheia durante os finais de semana, férias e feriados. Quando estiver por lá, aproveite para fazer ao menos um mergulho de snokerl! Na praia de Isla Perro há um navio naufragado que pode ser visto por todos os visitantes, já que fica bem no raso.

Ah, se você quiser experimentar um pouco da culinária local, o restaurante dessa ilha é uma ótima opção. Ele é bem pequeno e quem cuida são os próprios moradores. A pescada na brasa acompanhada de arroz com coco é um dos pratos mais pedidos.

Isla Aguja

Foto: Inner Children Stories

Essa é a ilha mais rápida de chegar, já que fica mais próxima do continente. A Isla Aguja tem uma estrutura bem mais desenvolvida: mais banheiros e mais cabanas. Também é uma das mais cheias em alta temporada, mas mesmo quem quer lugares mais vazios deve visitá-la.

Quem quiser comprar alguma lembrancinha de San Blas pode procurar pela venda de artesanato dos Kuna. Eles vendem alguns tecidos bordados super coloridos e lindos. O mar é incrível e a praia é ótima para quem vai viajar com crianças 🙂

Isla Kuanidup

Foto: Round The World in 30 Days

A Ilha Kuanidup, também chamada de Guanidup, é bem pequena e rústica. Como a estrutura dela não é tão desenvolvida, o número de turistas é menor. Ela é ideal para quem quer sentir o espírito de San Blas: exótico e calmo. A simplicidade das coisas dentro da ilha tornam ela ainda mais original.

O lugar é maravilhoso para curtir bastante a praia sem ter muitas pessoas ao redor! Também não deixe de experimentar a comida dos moradores dessa ilha. Eles usam vários produtos locais, principalmente os peixes. É bem interessante para quem gosta de conhecer novos sabores e temperos. 

Isla Tubisenika

Foto: Great Escape

Perfeita para hospedagem, a Ilha Tubisenika é famosa entre os viajantes. Apesar de ser bem pequena, ela possui dois donos. De um lado ela é chamada de Ilha Franklin e, do outro, de Cabañas Senidup. Para vocês terem uma ideia do tamanho, você consegue dar a volta na ilha em mais ou menos 10 minutos! 

A parte de Franklin é mais tranquila e a praia é tão linda quanto as das outras ilhas que já mencionei. No caso de Senidup, a área é um pouco mais agitada, mas em ambos os lados o mar é lindo e bem limpinho. O lado negativo dessa ilha são os banheiros. Eles não são privativos e nem tão equipados :/

Isla Coco Blanco

Foto: Notes From Camelid Country

Diferente das outras ilhas, que acomodam todos os estilos de visitantes, a Isla Coco Blanco só recebe hóspedes. Quem quiser uma hospedagem um pouco melhor do que as das outras ilhas deve escolher essa opção. Ainda sim, a ilha não deixa de ter seu charme rústico. Outro aspecto bem legal de Coco Blanco é que de lá saem passeios para as outras ilhas. Ou seja, quem quer passar alguns dias pela região pode se hospedar por lá e depois criar um roteiro para conhecer as outras ilhas por perto!

***

Das 360 ilhas do arquipélago, essas são apenas algumas das mais lindas. Para os amantes de praias calmas e paradisíacas, San Blas é o lugar ideal. Ah, não deixem de ler outros posts sobre o Panamá aqui no site 🙂