Sabe aquelas ilhas paradisíacas que costumamos ver por fotos e filmes? Elas existem em San Blas, no Panamá! Quem gosta de paisagens mais desertas e um contato maior com a natureza irá amar conhecer essa região. Tudo por lá é controlado pelos Kuna, índios que moram nas ilhas. As praias são encantadoras e donas de uma beleza surreal. Para aproveitar bem esse pedacinho incrível do mundo, separei para vocês 5 coisas para fazer por lá 😉

Conhecer as ilhas

Foto: Great Escape

Primeiro de tudo: tentar conhecer várias ilhas. Apesar de parecerem iguais, cada uma delas possui uma coisa que as torna especial e as diferencia. O arquipélago tem mais de 360 ilhas, mas menos de 50 são habitadas. Entre essas 50, você pode conhecer várias, ou seja, não faltam muitos lugares para visitar, né? Para quem quiser saber o nome de algumas ilhas, fiz um post no site com as cinco ilhas mais incríveis por lá!

Passeios de veleiro e de barco

Foto: Viajar, ver e viver

O veleiro, além de ser uma ótima opção de passeio, é um dos melhores meios para chegar até San Blas. A experiência de andar de veleiro ou barco pelas ilhas do local é maravilhosa! Você fica cercado por um mar turquesa extremamente lindo e com paisagens extraordinárias. Como esse tipo de passeio é guiado, você acaba conhecendo ainda mais sobre a região.

Uma das agências mais procuradas é a Sailing Life Experience. Eles oferecem várias opções de barco, desde menores (para quatro pessoas) até maiores (para aproximadamente 12 pessoas). Tem barco para todos os gostos!

Cultura Kuna

Foto: Sailing Helena

Como já contei para vocês, são os índios Kuna, ou Guna, que cuidam da ilha. A cultura deles é muito rica e superinteressante, então não deixe de aproveitar um pouco do seu tempo para conhecer os moradores da ilha e participar de algumas atividades com eles, como a pesca. Ah, o artesanato local é lindo vale a pena dar uma olhada e comprar alguma lembrancinha 😉

Atividades no mar

Foto: Bus 142

A água das praias das ilhas de San Blas são super cristalinas e bem tranquilas, perfeitas para fazer mergulho! O mergulho de snorkel é uma das atividades mais famosas pelos turistas e um dos melhores passeios. Assim, assim como a viagem de barco, o mergulho é guiado, já que os Kuna tentam preservar ao máximo as ilhas. Não vá embora da região sem ter feito pelo menos um mergulho, hein?

Ah, você também pode andar de caiaque, ou praticar windsurf! É só falar com os próprios moradores de cada ilha e perguntar se eles disponibilizam essa opção de passeio.

Piscina de Estrellas

Foto: Perro Viajante

A Piscina de Estrellas parece até de mentira, juro! O lugar é, basicamente, uma piscina natural formada por um banco de areia – cheio de estrelas do mar no fundo. Dá para imaginar? É diversão garantida tanto para adultos como para crianças, que podem usar um tempinho do dia para conhecer a área.

OBS: não fique pegando as estrelas do mar na mão, muito menos tirando elas de dentro da água, ok? Isso pode prejudicar e até mesmo matar esses animais!

***

Aproveitar as férias para fazer esse tipo de passeio é uma das melhores escolhas a se fazer, né? Acho difícil alguém não gostar de conhecer lugares tão incríveis como as ilhas de San Blas. Vocês conhecem mais coisas diferentes para fazer por lá? Fiquem à vontade para comentar aqui embaixo 😉