Sabe quando um restaurante te conquista só pela decoração? Pois é, esse é o caso do Voskhod, em Moscou. Apesar de muita gente criticar o cardápio dizendo que não é tudo isso, eu confesso que adorei cada detalhe – que, aliás, vocês podem conferir nesse vlog 😉

Bom, eu curti tanto que decidi fazer um post mais detalhado sobre o local para vocês entenderem um pouco melhor o porquê da decoração, do nome e, claro, saber mais sobre o menu. Vamos começar pelo nome do restaurante? Voskhod foi um programa de missões espaciais da União Soviética, na qual a primeira missão, Voskhod 1 de 1964, foi a primeira a levar mais de um homem para o espaço.

Isso já explica muito a decoração do lugar, né? A temática espacial está em cada detalhe do ambiente. O que mais chama a atenção, definitivamente, é o lustre enorme no estilo “órbita” no centro do salão!

Foto: Sundukovy Sisters

Os garçons com macacão, o mini astronauta como vaso na mesa e a escultura de planeta como “porta-conta” também são itens super charmosos. No quesito decoração, esse com certeza foi o restaurante mais legal de toda a viagem!

Fotos: Restaurant Guru

Mas vamos ao que de fato interessa? O Volskhod é um restaurante de culinária soviética com uma pegada contemporânea. Sim, por mais que o décor seja diferentão, os pratos tem base na gastronomia tradicional. Para nós, turistas, isso é ótimo, né? Eu pelo menos adoro experimentar comidas típicas em cada destino.

Mesmo para os vegetarianos essa é uma boa opção, tá? Eu pedi de entrada uma salada de tomate curado com um queijo chamado moldaviah bryndza – supermacio e bem salgadinho – que veio temperada com balsâmico. Estava tudo bem fresco, simples, mas ainda assim delicioso.

De prato principal eu não resisti a um clássico vareniki. Apesar da origem polonesa, esse “pastelzinho” cozido é muito comum na Rússia. O meu era recheado com queijo cottage e servido com uvas passas e, claro, smetana à parte. Para quem não sabe, smetana é um creme azedo (sour cream) muito melhorado e supertradicional na Rússia – não dá pra deixar de provar na viagem!

O Paulo, como sempre, optou por opções mais ousadas no menu. De entrada, ele pediu cogumelos de leite da Sibéria embebidos em sour cream (segundo ele, era mais ácido mesmo, diferente da smetana). Era tipo um picles de cogumelo, bem parecido com o que ele experimentou nesse vídeo aqui. Dessa vez a preparação fez muito mais sentido e o prato estava bem gostoso.

O filé de esturjão foi o escolhido como prato principal. Para quem não sabe, esse peixe é enorme e suas ovas são verdadeiras iguarias – quem nunca ouviu falar em caviar, não é mesmo? O Paulo achou o peixe denso e mais fibroso do que o comum, mas ainda assim delicioso! O prato veio com espinafre e romãs de acompanhamento 😉

Os drinks também merecem destaque! A carta de drinks é bem completa e juro que ficamos com vontade de experimentar vários. Optamos por dois: o clássico Moscow Mule que, por incrível que pareça, tem origem americana, e o Russian Milk Punch. O primeiro tem aquele toque herbal da ginger beer e do limão, bem delicioso.

Foto: @voshodrest

O segundo nos surpreendeu mais! Apesar de ser praticamente translúcido, o que nos deixou pensando que seria com bastante vodka, o drink é, sim, mais leve. Ele leva suco de abóbora com vodka, limão e baunilha. A cor clarinha fica por conta da clarificação com leite, uma fórmula secreta do restaurante.

E quando o restaurante é bom a gente faz o que? Pede sobremesa! O Voskhod mereceu e a gente foi de novo no clássico bolo de mel – que já ensinei a fazer uma versão! Confesso que bolinho não estava tão delicioso quanto o que comemos em St. Petersburgo, mas o sorbet de manga que veio junto combinava perfeitamente e deixava tudo melhor.

Realmente não faltaram motivos para a gente amar a experiência no restaurante, né? A localização também é ótima! O Voskhod fica dentro do Zaryadye Park e pertinho da Praça Vermelha 😉 Vale lembrar que nós conseguimos entrar mais tranquilamente porque fomos almoçar 15h, mas se você quiser comer no horário mais “comum” ou jantar, melhor chegar cedo porque lá costuma ter fila.

Endereço: Varvarka str, 6 – Zaryadye Park

Horário de Funcionamento: 12h às 00h e brunch aos domingos das 12h às 17h