Todo destino possui salgados e doces tradicionais, e o papel de todo viajante é explorar ao máximo essa cultura gastronômica. No caso de Nova Iorque, a maioria das comidas são bem óbvias. Afinal, quem nunca ouviu falar do hot dog nova-iorquino?

Como NY é uma das cidades mais procuradas pelos brasileiros, não poderíamos deixar de falar aquilo que vocês precisam provar por lá. Deixem o receio de lado e experimentem tudo que tiverem a oportunidade. Só assim vocês terão como opinar sobre esses alimentos e dizer qual o melhor de todos 😉

Pizza

Foto: Peter Bravo de los Rios

Não é novidade para ninguém que a pizza é um prato típico da Itália. No entanto, o pessoal de Nova Iorque encontrou uma maneira especial de preparar e servir essa delícia salgada. Lá, a pizza é maior e a massa mais fina. Outro fator diferencial é a sua textura: não tão crocante quanto a que estamos acostumados.

Esses detalhes na receita mudam também a forma como o pessoal saboreia a pizza: com a fatia dobrada e, é claro, com a mão! Para conhecer uma das pizzarias mais tradicionais da cidade, basta ir ao restaurante Lombardi’s.

Bagel

Foto: Tara Evans

Com o formato típico de rosquinha e coberturas que nos deixam com água na boca, o bagel é um sucesso por NY. A primeira receita desse pãozinho foi feita muito provavelmente na Polônia, chegando nas Américas com os imigrantes. Apesar de ser originalmente europeu, os Estados Unidos é hoje um dos maiores produtores dessa delícia.

O toque de autenticidade nova-iorquino é relacionado ao preparo da massa. Antes de ser assada, ela é cozida superficialmente em água fervente. Desse modo, ele fica crocante por fora e fofinho por dentro. Há quem diga que os melhores bagels da cidade são vendidos pela Ess-a-Bagel e pelo Black and Seed Bagel. Para comprovar se isso é verdade, já coloquem esses locais no roteiro!

Cheesecake

Foto: Patrick Selin

Ir para Nova Iorque sem provar cheesecake deveria ser proibido. A receita foi tradicionalmente criada na Grécia, mas desde que foi acrescentado ao cardápio americano ele nunca mais saiu. E todo esse sucesso não é à toa!

A sobremesa tem a base de bolacha triturada e “recheio” a base de cream cheese ou mascarpone. Cremosa e cheia de sabor. Para provar essa maravilha doce, adicionem ao roteiro confeitarias como Two Little Red Hens, Eileen’s Cheesecake ou ao Junior’s Cheesecake.

Baked pretzels

Foto: David Nuescheler

Similar ao bagel, o pretzel também tem origem europeia. Ainda assim, ele já faz parte da gastronomia nova-iorquina a mais de 150 anos. A massa é salgada e parece um pãozinho, sendo vendido em carrinhos espalhados pela rua. Como é bem em conta e muito gostoso, as pessoas acabam não resistindo e comprando um para degustar enquanto caminham.

Egg Cream

Foto: @imbibe

Nova Iorque também conta com bebidas tradicionais! O egg cream nada mais é do que leite misturado com água gaseificada e um xarope que costuma ser saborizado de chocolate ou baunilha. Ou seja, nada de ovo no preparo, como sugerido pelo nome.

A bebida clássica precisa estar bem gelada ao ser consumida, e a espuminha não pode ficar de fora. Alguns dos lugares da cidade que vendem a bebida são o Shopsin’s, a Eddie’s Sweet Shop e o Brooklyn Farmacy.

Hot Dog

Foto: Jay Wennington

Mais um salgado originado das tradições de outro país! Influenciado principalmente pela gastronomia alemã, o cachorro-quente de Nova Iorque possui cinco principais elementos: pão, salsicha, ketchup, mostarda e chucrute. Todos esses elementos formam uma das comidas mais consumidas na cidade, não só pelo sabor como também pela rapidez no preparo. Até porque, todo mundo em NY está sempre com pressa.

Por ser um tipo de comida de rua, várias barraquinhas especializadas na venda de hot dog ficam espalhadas pela cidade. Mas, se ainda quiserem uma direção de quais são os lugares mais bem recomendados, aqui está uma pequena lista: Crif Dogs, Nathan’s Famous e Gray’s Papaya.

Pastrami

Foto: Basil and Bubbly

Tipicamente judaico, o pastrami tornou-se uma das iguarias mais adoradas de Nova Iorque. Para preparar essa carne, ela precisa ser marinada por dias, assada e, por último, defumada. Ou seja, o sabor é intenso e bem concentrado. Se quiserem comer um bom sanduíche de pastrami, coloquem na rota o Katz’s Deli, o Harry & Ida’s e o Mile End.

Cupcake

Foto: Plush Design Studio

Os mini bolinhos, também chamados de cupcakes, viraram uma febre por vários lugares ao redor do mundo. A moda deles pode até ter diminuído em alguns locais, mas os cupcakes continuam tendo espaço nas vitrines de confeitarias nova-iorquinas.

Como essa já é uma sobremesa conhecida por vocês, não iremos nem mesmo explicar como ela é feita. Afinal, existem várias receitas do doce aqui no site. Para provar um cupcake bem clássico, é só ir até a Magnolia Bakery, a Two Little Red Hens ou a Georgetown Cupcake.

***

Quero ver todo mundo provando provando essas delícias e compartilhando a experiência com a gente no Instagram @nocedanielle!