Nova Iorque é uma cidade absurdamente linda e cheia de coisas para ver. Não importa quantas vezes você visite, sempre vai ter alguma coisinha nova para conhecer por lá! Eu e o Paulo já fomos para lá mais de uma vez e fizemos passeios maravilhosos. Visitamos lugares diferentes e experimentamos comidinhas deliciosas em vários restaurantes, afinal, temos que sair conhecendo a gastronomia do lugar.

Como a cidade é enorme e existem muitas coisas para fazer, separei algumas indicações dos nossos lugares preferidos e também dicas que irão fazer a diferença quando você for planejar sua viagem 🙂

Melhor época para ir

Foto: Ann Makarchuk via We Heart It

As estações do ano em Nova Iorque são bem definidas, então você pode escolher de acordo com a que mais prefere! Pense bem no clima e nas roupas que você irá levar dependendo de cada época do ano. No inverno, por exemplo, sua mala vai ficar bem pesada por causa dos casacos de frio. No entanto, fique tranquilo dentro dos estabelecimentos, pois quase todos os lugares da cidade são muito preparados para o frio. Aliás, uma boa dica é montar looks em camadas para não congelar nas ruas e não morrer de calor dentro dos restaurantes, hotéis e lojas. 

Ah, o verão, que acontece entre junho e setembro, deixa a cidade super lotada. As atrações turísticas e os parques ficam bem mais cheios, e as hospedagens também ficam mais caras. Se você prefere um ambiente mais calmo, evite essa época do ano.

Hospedagem

Foto: The GAIA Health Blog

Nova Iorque oferece diversas opções de estadia, desde alugueis de casas a hostels e hotéis. Na primeira vez que eu e o Paulo fomos juntos para lá, alugamos uma casa no Brooklyn, em Williamsburg e adoramos conhecer mais a fundo uma parte diferente da cidade.

Caso você queira ficar na parte mais movimentada, escolha algum hotel em Manhattan. Eu e o Paulo ficamos no Loews Regency New York, que é super confortável e a localização dele é ótima!

Locomoção pela cidade

Foto: Elila via Pinterest

Como toda cidade grande, Nova Iorque tem muito trânsito, mas existem várias opções para evitar o estresse com esse tipo de coisa. O transporte público, por exemplo, é super eficiente! Você basicamente precisa saber qual sentido quer ir: Downtown (sul) ou Uptown (norte) e se jogar no metrô.

Se você não for percorrer distâncias muito longas, andar de bicicleta também é uma opção muito boa. Além de conhecer a cidade enquanto pedala, a experiência é totalmente nova e divertida.

Vá além de Manhattan

Foto: New York City Feelings

Nova Iorque é dividida em 5 “distritos”, chamados boroughs: The Bronx, Queens, Manhattan, Staten Island e Brooklyn. Cada um deles tem sua singularidade e atrações diferentes. Manhattan é a parte mais famosa da cidade e onde estão concentrados os pontos turísticos mais famosos, como a Quinta Avenida e o Empire State Building.

Não fique preso só nessa parte, ok? Visite os outros distritos e conheça ainda mais a variedade de atrações que Nova Iorque pode te oferecer. Quando fiquei hospedada no Brooklyn fiquei encantada pelo visual alternativo do local. O pessoal que frequenta as outras regiões de Nova Iorque também é diferente, vale muito a pena conhecer 😉

Restaurantes

Foto: Paulo Cuenca

Eu e o Paulo passamos vários dias em Nova Iorque e experimentamos inúmeros restaurantes – alguns fomos por indicação e outros porque achamos interessantes. Para ajudar no planejamento, vou contar para vocês alguns dos nossos preferidos.

Já falei desse local várias vezes e vou falar ainda mais: o Momofuku Milk Bar! Lá eles vendem um sorvete com cereal delicioso e é como se você tomasse café da manhã em forma de sorvete. Tem coisa melhor que isso?

Também visitamos o Dough, onde comemos donuts super saborosos. O North End Grill é uma outra opção maravilhosa e a comida de lá é super fresquinha – o chefe até mesmo cultiva sua própria horta no prédio do restaurante. Por último, mas não menos importante, o Pok Pok. Ele é um restaurante tailandês e com comidas muito diferentes das que estamos acostumados. É supergostoso e interessante para conhecer uma culinária diferente.

Deixe o fast food de lado por uns dias e experimentem pelo menos algum desses lugares, prometo que vocês não vão se arrepender!

Parques

Foto: Chris Ford

Quando falamos de Nova Iorque e parques, o primeiro lugar que as pessoas pensam é o Central Park. É um local lindo, mas existem outros parques tão incríveis quanto ele na cidade! O High Line, por exemplo, era uma linha de trem e que foi revitalizada. Os trilhos ainda ficam espalhados por lá, junto com a vegetação, e a atmosfera do ambiente é encantadora.

Além dele, outros parques que eu amei foram o Hudson River Park, Tompkins Square Park, Washington Square Park e o New York Botanic Garden. Cada um deles fica em uma parte da cidade e eu recomendo que vocês visitem todos ou pelo menos três deles além do Central Park, é claro.

Lugares para visitar

Foto: Paulo Cuenca

Como Nova Iorque é uma cidade multicultural, os passeios também acabam sendo bem diferentes uns dos outros e cada lugar tem uma característica nova. Um ponto muito famoso da cidade é o World Trade Center Memorial, prédio que foi construído no lugar onde eram as Torres Gêmeas. 

Outro clássico é o Empire State Building, mas se você for até ele apenas porque quer ter a visão de cima da cidade, vá até o Top of the Rock, que não é tão lotado e também tem uma vista maravilhosa de Nova Iorque. Melhor até mesmo para tirar várias fotos, né?

Duas regiões próximas, mas que são bem diferentes uma da outra, são a Chinatown e a Little Italy. Você realmente vai ter a sensação de estar na China e depois na Itália, apenas andando por alguns quarteirões. Os dois lugares possuem vários restaurantes e lojinhas típicas, mostrando de um jeito bem legal a cultura de cada um deles. É super divertido poder conhecer um pouco desses países em um espaço tão pequeno, mas cheio de história e curiosidades.

Feirinhas

Foto: Vegetarian Snob

Se você quiser sair um pouco de ambientes fechados e conhecer mais lugares abertos, existem algumas feirinhas ao ar livre que são muito gostosas. Elas geralmente acontecem no verão, como no caso do Smorgasburg Food Market. Esse tipo de passeio é super comum entre os nova-iorquinos, viu? Por causa disso, você acaba conhecendo um pouco da cidade e vivendo como os próprios moradores dela, além de experimentar comidas deliciosas.

Outra feira bem legal é a Williamsburg Flea Market, que mistura alimentação, roupas e decoração. Tudo tem aquela pegada bem vintage que eu amo! Não deixem de aproveitar essas oportunidades, principalmente se vocês forem para lá no verão 😉

Museus

Foto: French Aesthetic

Não vá embora de Nova Iorque sem conhecer pelo menos o MoMA (Museu de Arte Moderna). Ele abriga quadros de artistas muito famosos e importantes, como Picasso, Vincent van Gogh e Munch. Eu achei o lugar superinteressante! Outros museus legais são o Museum of the Moving Image e o Metropolitan Museum of Art, e cada um deles foca em uma parte cultural diferente.

Mesmo que você não goste ou entenda de arte, visite o local para conhecer de perto obras que você com toda certeza já viu em algum livro de história ou na internet. Eu garanto que ver tudo isso de perto é muito mais incrível!

Estátua da Liberdade

Foto: Fave Thing

Deixei esse ponto turístico separado dos outros por um motivo bem importante: a concorrência para conhecê-lo é enorme, então planeje com muita antecedência sua visita a Estátua da Liberdade. No verão, o local é lotado e você vai ter que reservar uma boa parte do seu dia para conseguir visitar um dos símbolos de Nova Iorque.

Existem algumas opções para conhecer a estátua, entre elas a de apenas passar com uma balsa na frente dela ou então realmente entrar na Liberty Island e ir para dentro da escultura. Caso você queira muito a segunda opção, compre os ingressos para entrar na estátua com bastante antecedência, porque eles esgotam muito rápido! Não deixem de jeito nenhum para última hora e escolham bem entre as alternativas, como ir até o pedestal dela, subindo 215 degraus, ou subir 354 degraus até a coroa. Haja fôlego para subir tudo isso, né?

***

Tenho memórias incríveis de Nova Iorque e conheci lugares inesquecíveis! Fizemos vários vlogs durante nossas viagens para lá e mostramos ainda mais opções de restaurantes e passeios, então, se vocês quiserem saber mais sobre a cidade é só clicar aqui e também não deixem de ver nosso roteiro com o nome de todos os lugares que fomos 😉