Vocês já estão cansados de saber que o nosso país é extremamente lindo e com paisagens surreais. Então, para sair um pouco da rota tradicional de todo viajante, que tal explorar mais a região norte do Brasil?

Fizemos uma seleção com sete dos destinos mais incríveis por lá, cada um com suas particularidades. Anotem todas as dicas e coloquem os lugares que mais gostarem na wishlist de viagem de vocês 🙂

Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo
Foto: @barbaramonaa

Presidente Figueiredo é um cantinho super especial do Amazonas, localizado bem próximo do centro de Manaus. O mais interessante desse município são as cachoeiras – mais de 100 espalhadas por toda a região!

Quem gosta de natureza e está sempre disposto para uma trilha irá adorar conhecer o local, que também conta com grutas e cavernas encantadoras. Entre os passeios que não podem ficar de fora do roteiro estão a Caverna Refúgio Maroaga e a Cachoeira Iracema.

Alter do Chão

Alter do Chão
Foto: Vamo Comigo

Há quem diga que Alter do Chão é o “Caribe brasileiro”. Ainda não fomos para lá, por isso não podemos confirmar essa afirmação. No entanto, essa é uma percepção muito comum de todas as pessoas que conhecem o local.

O jornal inglês The Guardian, por exemplo, considerou Alter como um dos 10 lugares com praias mais bonitas do Brasil. A faixa de areia é branquinha e a cor da água é surreal! Para aproveitar bem o passeio, procure marcar a viagem para os meses entre agosto e novembro.

Manaus

Também no Amazonas, Manaus é aquele tipo de lugar que todo brasileiro deveria conhecer pelo menos uma vez na vida. A cultura local é única e deixa qualquer um surpreso, principalmente quando o assunto é gastronomia. São muitos sabores, cores e cheiros diferentes e apaixonantes!  

Apesar do calor ser bem intenso, é possível aproveitar tranquilamente os passeios. Basta manter o corpo hidratado e levar alguns snacks na bolsa. Ah, e para o pessoal que pretende visitar a região, recomendo o hotel Villa Amazonia! Além de ser lindo, o quarto é super confortável e o restaurante deles é ótimo.

Ilha de Marajó

ilha de marajó
Foto: @eduaraujo

O que acham da ideia de visitar a maior ilha fluviomarinha do mundo? A Ilha de Marajó, localizada no Pará, é banhada não só pelo Rio Amazonas e o Rio Tocantinss, como também pelo Oceano Atlântico. Essa beleza natural toda não é para muitos, né?

A fauna e a flora da região são maravilhosas, então todos os passeios pela região acabam sendo extremamente enriquecedores. Outro motivo bem diferente para visitar o local são os búfalos – o lugar possui o maior rebanho desses animais!

Jalapão

Foto: @decolar

Já falamos sobre o Jalapão várias vezes aqui no site, mas não nos cansamos de dizer o quão incrível o parque é. Sendo conhecida principalmente pelo ecoturismo, a região é perfeita para quem ama destinos mais rústicos e simples.

As principais atrações do parque, além das tradicionais dunas, são os fervedouros, as cachoeiras e as formações rochosas. É o tipo de viagem ideal para as pessoas que desejam passar um tempo offline, buscando um contato maior com a natureza 🙂

Arquipélago de Anavilhanas

Foto: @rudrigui_rodrigues

Também no Amazonas, fica o Arquipélago de Anavilhanas – um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo! Se vocês curtem passeios de barco, por exemplo, esse pode ser o destino dos sonhos. No período das secas, entretanto, as águas baixam e as praias começam a se formar.

O arquipélago foi transformado em Parque Nacional em 2008 e, desde então, tornou-se uma das principais atrações do estado. Cada tipo de passeio depende da época que vocês forem. Entre setembro e janeiro, a graça do arquipélago fica por conta das praias. Já de fevereiro a agosto, os passeios de barco são os passeios mais procurados.

Parque Nacional do Monte Roraima

Foto: @transatlantica_

O Parque Nacional do Monte Roraima fica na fronteira do Brasil com a Guiana, sendo o sétimo ponto mais alto do país! Para o pessoal que gosta de se aventurar, as trilhas por lá são bem desafiadoras.

É importante ressaltar que essa é uma região muito chuvosa. Consequentemente, são poucos os dias que não chove no parque. Para evitar ao máximo um clima ruim, os meses entre novembro e março são os melhores.

VEJA TAMBÉM