Eu e o Paulo amamos nossa viagem para Israel e ficamos encantados com todos os lugares que fomos. Um deles, que foi um dos nossos preferidos, é a cidade de Tel Aviv, que fica bem pertinho de Jerusalém. O local, apesar de ainda ter sua parte histórica preservada, é frequentado por uma galera mais jovem e possui bairros bem descontraídos.

Uma das coisas mais legais por lá é que cada bairro possui uma identidade própria, que os tornam únicos e especiais. Além disso, eles agradam a todos os gostos, porque você encontra desde praias à galerias de arte e construções mais antigas. Como existem muitos lugares para conhecer, selecionei os mais legais para vocês 🙂

Neve Tzedek 

Foto: Rover At Home

Esse foi um dos bairros que mais gostamos, simplesmente porque ele é muito lindo. As coisas por lá são um pouco caras, mas ele é cheio de lojas lindas e as próprias ruas são uma graça. Uma das boutiques mais interessantes pela região é a Numero13, que vende roupas e também artigos para casa e de papelaria. Tanto a loja como os produtos são incríveis!

A maioria da janela das casas é enfeitada com flores bem coloridas, que deixam tudo ainda mais encantador. Se você quiser apreciar tranquilamente o clima da região, recomendo que passe um tempinho durante a tarde na bancada ao ar livre do Dallal Bakery comendo algum docinho delicioso e tomando um café.

Jaffa 

Foto: Scyscraper City

Jaffa é a região mais antiga de Tel Aviv e é rodeada de atrações maravilhosas. Como existem muitos lugares para visitar por lá, principalmente históricos, separe um bom tempo para conhecer a área sem pressa. Também conhecida como Old Jaffa, as ruas dessa parte da cidade são surpreendentes, juro! Para vocês terem uma ideia, é nesse lugar que fica o porto mais antigo do mundo – e ele ainda funciona.

A visita no porto é imperdível e a paisagem fica ainda mais bonita no finalzinho da tarde, quando o Sol já está se pondo. Também não deixe de ir ao Mercado de Pulgas, assim você conhece  mais como funciona o comércio da cidade. Nele você encontra de tudo um pouco. Quem curte arte contemporânea pode dar uma passadinha pelo Jaffa Art Salon – o ambiente é bem rústico e tem como único propósito promover a arte palestina.   

Ajami 

Foto: Samy D

Ajami faz parte de Jaffa, mas é considerado um bairro a parte por ser bem mais moderno e ficar do ladinho da praia. O principal atrativo dessa parte da cidade é justamente a praia de Ajami, banhada pelo mar mediterrâneo. Os calçadões de Ajami são perfeitos para quem gosta de andar ao lado do mar, escutando o barulho gostoso das ondas enquanto caminha tranquilamente. Se quiser passar a tarde por lá, o Hamidron Park é ótimo para passar um tempo!

Um dos restaurantes mais conhecidos da área é o Cassis. Ele tem uma decoração bem clean e minimalista, além de ter uma vista maravilhosa para a praia. Aproveite que está por lá e caminhe pelas ruas sem ter um destino final fixo, tanto em Ajami como também em Jaffa. As ruas são tranquilas e supercharmosas.

Florentin

Foto: Carpe Mundi

Floretin é um dos bairros mais descolados de Tel Aviv e bem hipster, sabe? Os cafés e lojas dessa região são mais alternativos e a maior parte dos frequentadores dessa área da cidade são jovens. A região é cheia de vida, tanto por causa de música ao vivo quanto pelos grafites que colorem as paredes.

Para comer uma refeição bem gostosa recomendo que vá até a Ouzeria ou no Dalida. Esses lugares não possuem um menu especificamente vegetariano, mas há pratos que não contém nenhum tipo de carne. No primeiro caso, por exemplo, você pode pedir por um risoto vegano de cogumelo e, o segundo restaurante, beterraba assada acompanhada com creme de espinafre e molho pesto. Me deu até água na boca lendo os menus!

Kerem HaTeimanim 

Foto: Aikort

Essa parte da cidade, também conhecida como Yemenites Quarter, não é tão conhecida pelos turistas. As ruas da região, assim como nos outros lugares de Tel Aviv, são bem floridas. Um dos diferenciais dessa vizinhança é a culinária iemenita, que tem como uma das suas principais características um molho apimentado e temperado com especiarias e uma sopa de carne.

Essa área de Tel Aviv foi construída por imigrantes do Iémen, por isso você irá perceber certas diferenças, como as ruas mais calmas e quase nenhuma construção moderna. No geral, o local é perfeito para quem quer ver casinhas e ruas bem antiguinhas, que parecem até mesmo um vilarejo cenográfico.

Tzafon Yashan 

Foto: Airbnb

Outro bairro que fica bem pertinho do mar! Nessa parte da cidade um dos lugares mais incríveis para conhecer são os parques Independence e o HaYarkon – esse último fica um pouco mais afastado. A região é também chamada por Old North e é um pouco mais moderna que o resto da cidade. Como ela fica perto de dois parques ótimos e também ao lado da praia, indico que vocês tirem o dia para aproveitarem a área curtindo ao máximo a natureza! 

***

Tel Aviv é cheia de surpresas e esses são só alguns dos inúmeros bairros incríveis da cidade. Se vocês conhecem mais alguma região que tenha lojinhas, restaurantes e/ou paisagens imperdíveis, não deixem de compartilhar aqui nos comentários! Ah, também não esqueçam de ver nosso vlog por lá 😉