Normalmente, veganos e vegetarianos costumam ter dificuldade para encontrar bons lugares para comer. Em Tel Aviv, no entanto, acontece o contrário. São tantas opções incríveis que você fica até mesmo indeciso entre qual local conhecer. Por ter muitas influências internacionais, a culinária de Israel é surpreendente, com sabores super agradáveis e combinações diferenciadas.

Se você está planejando viajar para Tel Aviv e é vegano/vegetariano, pode ficar tranquilo! Até mesmo outros restaurantes que não são voltados para esse tipo de avaliação possuem opções para quem não come carne ou nada de origem animal. Nessa listinha coloquei lugares incríveis, a maioria deles completamente veganos 😉

Bana

Foto: Divulgação

Tel Aviv é uma cidade mais moderninha e descolada, sabe? Por esse motivo, vários restaurantes tem esse estilo mais cool. O Bana, aberto recentemente, é um desses lugares. Ele tem um menu completamente vegano, mas que agrada a todos os gostos. Os pratos possuem sabores que lembram comida caseira!

O uso dos ingredientes é super criativo, com alguns toques de ousadia que fazem toda a diferença no resultado final. O nhoque de batata roxa com cogumelos e a berinjela assada com ervilhas e tahine são bons exemplos do que você encontrará por lá.

416

Foto: Divulgação

Com um ambiente encantador, cheio de plantinhas e luzes suspensas, o 416 é um dos restaurantes veganos mais bem recomendados da cidade. A principal proposta deles é servir pratos clássicos sem nenhum dano aos animais, por isso é interessante conhecer a reinterpretação deles de pratos mais tradicionais.

Se você tem curiosidade de saber como seria uma “lula” frita vegana, é só ir até o 416! O xauarma também ganhou sua versão vegana e é servido com o típico pão de pita árabe. Além deles, a estrela da casa é o bife seitan feito em panela de ferro e servido com batatas assadas, cebola frita e legumes.

Meshek Barzilay

Foto: Divulgação

Depois de ler tantos elogios sobre o Meshek Barzilay, eu não poderia deixar de falar dele por aqui. Ele está sempre super movimentado e o menu é excelente, com uma enorme variedade tanto de pratos salgados como também de sobremesas.

Todos os ingredientes usados pelo chef são orgânicos, então você realmente terá a oportunidade de provar alimentos muito fresquinhos e cheios de sabor. O hambúrguer de tofu, lentilha e cogumelo cozido a vapor deles é um dos pratos preferidos dos clientes da casa. Para quem curte tomar brunch, também vale a pena dar uma passada por ele!

Nanuchka

Foto: Divulgação

O Nanuchka sempre foi considerado um dos melhores restaurantes da cidade, porém ele só se tornou vegano depois de um tempo. Ele é conhecido principalmente por servir pratos da culinária georgiana e também pelo ambiente mais movimentado durante a noite, principalmente por pessoas que estão em busca de um espaço mais legal para tomar um drink.

Entre os pratos do cardápio estão os dumplings khinkali e o khachapuri (um tipo de pão recheado com queijo. No caso dos dumplings, eles costumam ser recheados com espinafre ou tofu, além do tempero da casa. Até mesmo quem não é vegetariano/vegano costuma gostar dos pratos desse local 😉

Dosa Bar

Foto: Eat In TLV

Por vender street-food, há quem evite ir até o Dosa Bar. Eu acho importante provar todo tipo de comida durante viagens, desde a mais requintada até outras mais simples. O lugar é bem modesto, mas oferece alternativas maravilhosas de pratos veganos e vegetarianos.

Eles são especializados em comida indiana com toques da culinária israelense, formando sabores surpreendentes. A panqueca indiana, feita com batata masala, espinafre e beterraba é um sucesso. As sobremesas também são muito elogiadas – não custa nada provar, né?

Goodness

Foto: Divulgação

De street-food para fast-food, agora vou falar do Goodness. Eles servem opções veganas de hambúrgueres, pizza e xauarma. Eles cuidam de cada detalhe dos alimentos, por isso o resultado é maravilhoso, com uma mistura de sabores e texturas deliciosa. O ambiente dele é bem pequeno e aconchegante, perfeito para quem curte espaços mais íntimos. Por ser menor, vale a pena ir nele em horários que não sejam de pico!

Anastasia

Foto: Divulgação

Sendo um mix de café com restaurante, o Anastasia é, sem dúvida, um dos restaurantes veganos mais indicados de Tel Aviv. O ambiente dele é todo clean e com mesinhas ao ar livre em volta de diversas plantinhas que transformam o espaço. O melhor de tudo é que ele também vende diversos produtos veganos. Você pode comprar algum snack e guardar para outro momento da viagem.

Em relação a comida, eles são muito elogiados pelo milkshake de amêndoa com cacau e banana. Muitas pessoas costumam ir no local para tomar café da manhã, por isso eles oferecem um menu super diferenciado. O omelete de milho com homus é o preferido dos frequentadores 🙂

Zakaim

Foto: Divulgação

Confesso que o Zakaim não tem o ambiente mais lindo do mundo, mas a comida deles compensa tudo! Uma das principais coisas que o diferencia dos outros restaurantes da cidade é o toque perna na culinária, usando muitos legumes, ervas, nozes e frutas que mudam de acordo com a época do ano.

O lugar é 100% vegano, então você não precisa se preocupar em não encontrar bons pratos. As pizzas vegan e o waffle de grão de bico são deliciosos e a saída deles é enorme. Para a bebida, recomendo o chá persa! Assim você conhece um pouco da gastronomia do Irã, local onde o chef passou parte de sua infância.

Café XoHo

Foto: Divulgação

O Café XoHo é um espaço mais hipster e descolado da cidade. Ele é mais voltado para vegetarianos, mas ainda sim servem alguns pratos veganos, como o hambúrguer de feijão preto com pão de cenoura e chia. Todos os ingredientes são naturais, então é uma boa opção para quem estiver em busca de uma refeição mais saudável.

Ele funciona mais como um café, por isso é uma opção mais interessante para o café da manhã, brunch, ou alguma refeição que intercale o almoço e a janta. Uma boa ideia, por exemplo, é passear pela cidade durante a tarde e parar no café para tomar um café!

Rainbow Pita

Foto: @thetastyk

Existem alguns hambúrgueres veganos que te deixam até na dúvida se ele realmente não é feito de carne, sabe? Os do Rainbow Pita são assim! As “carnes” veganas parecem carnes vermelhas, mas na verdade são todas plant-based. Eles também fazem versões veganas e vegetarianas de kebab e oferecem diversos pratos glúten-free. É o verdadeiro paraíso para quem segue esse estilo de alimentação 😉

***

Na época que conhecemos Tel Aviv, eu ainda não era vegetariana. Por esse motivo, fomos em vários restaurantes diferentes, como vocês podem ver nos vlogs do canal. Vale a pena dar uma olhadinha neles para conhecer um pouco da cidade e de outras partes de Israel!