Não deve existir um francês nesse mundo que não conheça a tarte tatin, uma torta feita de maçãs caramelizadas com manteiga e cobertas com massa folhada. A sobremesa existe na França desde o…

Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 60 minutos
Tempo de espera: 15 minutos
Rendimento: 8 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Não deve existir um francês nesse mundo que não conheça a tarte tatin, uma torta feita de maçãs caramelizadas com manteiga e cobertas com massa folhada. A sobremesa existe na França desde o século XIX e, como muitas outras receitas, nasceu a partir de um erro. A mademoiselle Caroline Tatin, herdeira e cozinheira do hotel batizado com o sobrenome da família, era orgulhosa de sua torta de maçã. Num dia de distrações, se deu conta de que havia colocado as maçãs para assar sem a massa e, para não perder a receita, rapidamente cobriu as frutas, já caramelizadas. A torta invertida terminou de assar e o doce conquistou (e ainda conquista) a todos. Nesta receita, as maçãs foram substituídas por peras, que também têm suculência e suavidade perfeitas para a tarte tatin.

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

INGREDIENTES

  • 1 receita de MASSA FOLHADA*
  • 7 PERAS
  • 1 xícara de chá de AÇÚCAR CRISTAL
  • 1/4 de colher de chá de CRAVO EM PÓ
  • Uma pitada de NOZ MOSCADA ralada na hora
  • 2 ramas de CANELA
  • 100 gramas de MANTEIGA SEM SAL

*CLIQUE AQUI para aprender o passo a passo (você pode comprar a massa pronta, também)

MODO DE PREPARO

  1. Em uma frigideira de aproximadamente 22cm de diâmetro, faça uma camada uniforme de açúcar com o cravo, a canela e a noz moscada.
  2. Em seguida, adicione os cubos da manteiga sobre o açúcar.
  3. Limpe, descasque e corte as peras em quatro partes ao longo do comprimento. Arrume os pedaços na frigideira de modo que todos fiquem bem próximos um do outro.
  4. Tampe a frigideira e leve ao fogo médio por aproximadamente 15 minutos. Retire a tampa e termine de cozinhar em fogo médio/alto por mais uns 20 minutos. Retire um pouco da calda que juntou no processo para que a torta não fique encharcada.
  5. Cubra as peras com um disco de massa folhada, faça alguns furos com uma faca para que o vapor não forme bolhas e leve a frigideira ao forno preaquecido a 250˚C até dourar.
  6. DICA: Não coloque a frigideira no forno se o cabo for de plástico, hein? Se você não tiver nenhuma, pode fazer a torta numa forma de bolo.
  7. Retire do forno, espere amornar um pouco e então desenforme a torta com a ajuda de um prato.

DICA: você pode substituir a pera por maçã, pêssegos ou outra fruta mais firme ;D